A moda no Século XIX


No século XIX, o homem preocupa-se mais com a sua imagem, a sua aparência, e por conta disso houve uma grande transformação na moda. Os estilista procuram novas tendências, prestam mais atenção no cotidiano das pessoas e partir daí, vem a criação de novas peças. Não são somente as classes altas que procuram se adequar na nova era, mas também, as classes menos favorecidas que com o pouco que tem também criam as seus próprios estilos. Então a moda não engloba somente os vestidos luxuosos ou os paletós chiques, mas ainda, o vestidinho simples de uma camponesa ou uma calça e camisa de um camponês.


***UPDATED: Post Atualizado com mais imagens ****




Agora vamos falar um pouco sobre alguns detalhes principais da vestimentas utilizadas pelos homens e pelas mulheres no século XIX. 

Estou falando de alguns detalhes, pois durante esse período houveram muitas mudanças, há uma diferença entre a moda do início e a moda do final do Século XIX. Era muito comum para todos o uso dos chapéus na França e Inglaterra, e quase sempre continha plumas criando uma demanda generalizada não só na Europa, mas mundialmente no final do Século XIX o que resultou na extinção de muitas espécies (O Filme "Duquesa" retrata bem a vestimenta do Século 17 através da luxuosa Duquesa de Beaufort que sempre lançava uma nova tendência na corte, seja com um penteado bufante ou maior ave que a sua cabeça puder carregar, a primeira vez que vi fiquei encantada. Ela realmente ditava a moda da época.) O uso de luvas, peles, leques também era costumeiro. Esses são só alguns exemplos de como o mercado da moda era levado a sério. Também foi um período marcado pelo uso do Corset tanto para mulheres como para os homens. Existia um traje específico para tudo: Traje de banho, traje de gala, traje específico para uma reunião ou chá da tarde. 




O corset é uma das minhas peças favoritas, como citado no meu outro blog sobre o uso do corset que a partir do Século XX foi o acessório responsável para definir o novo padrão de mulher na Era Eduardiana e Bellé Época, anterior a isso, no século XIX o uso da peça já fazia parte do guarda roupas das mulheres. Acho que a primeira vez que vi uma referência do uso do Corset foi no filme "E o Vento Levou" com a cena clássica da Scarlet O'Hara. A maioria de classe média alta e muitas que ainda tinham em mente aquela coisa cintura de pilão que se estendeu até o início do Século XX. É só se lembrar da Rose no Filme Titanic, o ano era 1911, período Eduardiano. É um assunto muito extenso e provavelmente eu vá falar mais daqui pra frente. Tive vontade de falar um pouco porque outro dia estava assistindo o filme Moulin Roge e achei apropriado citar. (Photos via Google)

Comente com o Facebook:

2 comentários

  1. olha só..além de visitar sua casa também visito tua mansão!
    kkk
    que lindo blog amei o tema.
    Ei vou pegar estas imagens. posso!

    Blog vicia né amiga!
    cheiro!

    ResponderExcluir
  2. Amore...eu nunca sei onde postar direito aqui...nos teus blogs...e eu acabo indo pro blog d testes...eu sou besta mesmo..!!!Certamente q eu seria umamulher mais feliz essa época q vc escreve...pq eu tenho certeza q ficaria linda c esses vestidinhos e corsets...rsrsrrss!!!Xerussssssss!

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO