Curiosidades: A Higiene Antiga

A Higiene Antiga

Para não ser tão hipócrita, quais são as verdadeiras maravilhas do "Mundu Moderno" das quais você não poderia viver sem? Dentre várias eu posso dizer que prefiro os hábitos de Higiene deste século (e principalmente do Brasil). Várias vezes já me imaginei em outras épocas mas daí me perguntava, como seria nessas condições sobreviver assim ou como era nos tempos da minha Ta-ta-ta-raavó? Você já não se perguntou algumas vezes como eram os costumes de antigamente, quais as pequenas coisas do cotidiano, hoje nos levantamos, fazemos nossa higiene pessoal como tomar banho e escovar os dentes e saímos para trabalhar mas e antes? Como era por exemplo tomar banho?? Interessante essa pergunta, não vou ser hipócrita caros leitores, não eram tempos fáceis não e nada glamouroso. Eu amo o universo vintage e coisas do passado, fatos sociais mas tem coisas que eu não poderia admitir ou não poderia conviver com a ideia de que a higiene de antigamente nos fazem analisar o ponto, e que maravilha de mundo moderno!

Leiam o ótimo texto abaixo PS: Fonte desconhecida
Antigamente a Higiene pessoal praticamente não existia e mesmo nos palácios mais luxuoso isso era precário. Naquela época quase não existia banheiro, muito menos banho, muito pelo frio e outro pela falta de água encanada. Para se ter uma idéia, as longas saias femininas, não era usadas apenas por sua beleza, mas também para conter o mau cheiro que se exalava.
Quando se vê cenas de filmes antigos onde o lacaio abana seu amo, isso não ocorre por conta do calor, mas sim para se espantar o mau cheiro. E os grande jardins? Eram depósitos de excrementos, quando se faziam festas, as pessoas usavam o jardim como banheiro.
Os casamentos eram realizados em junho, pois o primeiro banho do ano era tomado em maio, por isso conhecido pelo mês das noivas, e quando chegava em junho o cheiro ainda estava suportável. Entretanto os odores existiam e para disfarçar as noivas começaram a carregar buquês.Os banhos eram tomados em uma única tina enorme, cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio de ser o primeiro, depois, sem trocar a água, iam vindo os homens por ordem de idade, depois as mulheres e por último as crianças. Os bebês, então, eram os últimos e quando era sua vez a água já estava tão imunda que era possível perder um bebê ali dentro. Daí a expressão em inglês "don't throw the baby out with the bath water", ou seja, "não jogue o bebê fora junto com a água do banho", usada para os apressadinhos.

Bom fim de semana a todos!

Comente com o Facebook:

7 comentários

  1. Ecccccccccccaaaaaaaaaaaaa....rsrsrsr
    Pior saber que tudo isso era real heim!
    Ja ouvi dizer que os leques eram usados por causa do cheirtinho nao muito bom das boquinhas das mimosas ladies...
    Tamb[em sou muito a favor da nossa epoca, tinha que ter alguma coisa de bom
    Beijos minha linda

    ResponderExcluir
  2. Verdade.. já li vários textos sobre isso.. para a gente assusta mas na época era assim mesmo...
    Linda, um findi maravilhoso pra vc.. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oieeee!!! Os tempos de hoje são mais fáceis no aspecto higiene. Temos muitas facilidades, mas as coisas estão mudando em nome do meio ambiente. As coisas antigas estão voltando para pouparmos a natureza. Bj grande

    ResponderExcluir
  4. flor amei seu novo blog! ficou lindinho :D
    depois leio os posts com mais calma
    bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Que nojinhooo!!Mas é vedade,isso nossa epoca temde bom.hehe
    Mas imagino que flores poderosas,pra disfarçar tantos odores...beijoos e boa semana!

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO