Pérolas Negras


Que a moda pin-up veio para ficar todos nós já sabemos, mas o melhor desta moda são as novas vertentes que proporcionam à toda mulher a chance de ser uma pin-up, se vestir de acordo com esse padrão de beleza que todos nós amamos. Assim como pin-ups orientais, as contemporâneas, clássicas e as fofíssimas e lindas Plus Sizes a moda agora são elas, as pin-ups negras. Em toda a web o que encontro são meninas lindas, com ensaios perfeitos e uma produção impecável. Fico ainda mais feliz, pois também sou uma pin-up negra. Todas nós podemos compartilhar da mesma estética, acima de qualquer coisa, de qualquer peso ou etnia somos mulheres e mulheres lindas.


Kelly Rownload e sua pose "Rosie"
Beyonce: A dona de casa revoltadinha
Existem muitos artistas contemporâneos que exploram belezas de diferentes tipos de mulheres. As pin-ups negras estão cada vez mais em alta, devo dizer que boa parte desse sucesso atual é graças a Beyonce. Desde que a moça apareceu com seu "jeitinho pin-up" em três videoclipes. Honey Bee provou ser uma linda pin-up negra com direito a todos os fetiches fashion de uma clássica. No video clip de "Why Don't You Love Me" Beyonce é uma típica Retro housewife toda revoltadinha, que exibe diversos looks caseiros em quanto chora por um amor não correspondido. A inspiração para o penteado de honey bee foi Bettie Page. Atém mesmo sua "sister" Kelly Rowland experimentou e aprovou o estilo pin-up em um lindo ensaio inspirado na lendária "Rosie, The Riventer".Pin-ups negras pode ser uma novidade para muitas pessoas, porém poucas sabem que até mesmo grandes artistas como  Beyonce tiveram inspiração com outras grandes artistas e aí sim podemos revelar quais são as verdadeiras pérolas negras.

Pérola Negra: Frida Josephine Mcdonald (03/06/1906 - 12/04/1975), mais conhecida como Josephine Baker foi a primeira grande celebridade negra da história. Dona de uma beleza exótica, engraçada e ainda desbocada Josephine provou ao mundo que uma mulher negra pode ser ousada e mostrar todo o seu talento. Josephine ganhou notoriedade após se apresentar em diversos espetáculos da broadway juntamente com cias que apresentavam shows com artistas negros na década de 20. Além de bonita e ótima dançarina, Josephine tinha uma personalidade cômica, fazia diversas caretas enquanto dançava seu charleston maluco. Sua mais famosa dança é a chamada "dança da banana" onde Baker aparece cheias de colares a acessórios africanos. É, de onde você acha que veio a inspiração de Beyonce para sua coreografia da música "Deja vu"? Vênus Negra, Pérola Negra, Deusa Crioula são todos os apelidos de Josephine Baker. Ela se mostrou além de ótima dançarina uma grande cantora e se engajou em diversas causas sociais e raciais. Fez muitas aparições públicas, shows em muitos países enfim, uma brilhante carreira. Quando esteve no Brasil em 1952 chegou a se apresentar com Grande Otelo no espetáculo "Boneca de Piche". Gosto de enfatizar a importância de Josephine nos dias de hoje, todas as portas que ela abriu para artistas negros inclusive a nossa próxima estrela.
Cartas do filme Hallelujah de 1929
 

Nina Mae McKinney (13/06/1912 – 03/05/1967): Nina Mãe, a protagonista do aclado filme Hallelujah de 1929. Seu talento único e personalidade lhe renderam o prazer de ser a primeira mulher negra a protagonizar um filme. Ficou famosa por seu jeito sempre alegre e seu talento para dança. Nina assim como Dorothy teve dificuldades em trabalhar no cinema em uma época onde existiam poucos papéis compatíveis para uma mulher negra. Assim como sua antecessora Josephine Baker e muitos outros negros da época se viu obrigada a buscar trabalhos na Europa, já que Hollywood tinha medo de transformar suas estrelas afro descendentes em celebridades e símbolos de beleza. E foi na Europa que ela ganhou apelido de "Black Garbo," por causa de sua semelhança com a atriz Greta Garbo e conseguiu diversos trabalhos no cinema.

Dorothy Dandridge (09/11/1922 – 08/091965): A pin-up negra do cinema, dona de uma personalidade forte e talentos que a fez receber diversas indicações a prêmios como o Oscar, Globo de Ouro entre outros sendo a primeira artista afro americana a ser indicada a um Oscar e também a primeira a posar para a revista Life. Possui uma estrela na calçada da fama e até teve um filme baseado em sua tragetória o HBO Introducing Dorothy Dandridge brilhantemente interpretado pela atriz Halle Bary do qual eu indico. Dorothy iniciou sua carreira cantando em bares e casas noturnas e ganhou destaque por isso, mas seu maior desejo era o cinema e lutou muito por trabalhos que fossem dignos e não se limitasse aos preconceitos da época por ser uma mulher negra. De todos os papeis disponíveis o que ela menos desejava era interpretar uma escrava no cinema, que mais tarde com o percurso de sua carreira se viu obrigada a aceitar. Participou de diversos filmes e fez diversas gravações. Seus maiores destaque são os filmes Carmen Jones (1958) Hit Parade ( 1943) e canções como Taking a Chance On Love.
Dorothy em seu momento Boudoir
Musa da Capa: Revista Life
HBO Introducing Dorothy Dandridge: Halle Bary no papel principal
Todas essas beldades foram mulheres a frente de sua época. Passaram por cima do racismo e se tornaram lendas que deixaram de herança para as celebridades desta época toda a sua história. Não a toa que mulheres como Beyonce e muitas outras famosas e anônimas se sentem cada vez mais à vontade de revelar esse lado do qual todas as mulheres possuem direito o de ser mulheres lindas.

Web Mania: Garotas no mundo inteiro aderiram à pin-up mania.


 
Deixo um video do making of do ensaio pin-up da Kelly Rownload. Muito legal, mostra por etapas desde a make up à escolha dos modelitos. kelly está lindíssima e eu aprovei este ensaio e para que os fãs de Beyonce não me matem o divertido clipe de Why Don't You Love Me. Também indico a postagem da amiga Lais Pacheco do World Pin-up. Espero que tenham gostado, a tempos queria fazer uma postagem especial sobre este tema. Agradecimentos especiais à equipe do site Garota Pin-up confira minha matéria especial sobre pin-ups negras lá.




Pin-up Kisses! ...bom fim de semana a todos.

Comente com o Facebook:

6 comentários

  1. Parabéns pela postagem, todas essas mulheres realmente romperam barreiras, todas muito lindas, é muito bom ter alguém que aborde esse assunto.

    Bjs

    Anny

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post.
    sou negra e sempre gostei de estilo pin up, mas até pouco tempo atras era dificil de achar na web qualquer referencia...
    Graças a diva Bee houve a popularização....amém!rsrs


    Gosto muito do seu blog!

    bju bju Di


    http://diorigami.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post!!!
    Concordo com tudo....
    Bj
    Paty

    ResponderExcluir
  4. Ah são lindas demais! *-*
    Adorei o blog, to seguindo!
    http://apenasrhaysnake.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da postagem foi a primeira vez que li um post sobre pin ups negras esse fil da Dorothy é muito bom

    beijos amore

    http://soumagarota23.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Lindooo Pri
    vc arrasaaaa
    adorei conhecer mais sobre essas divas
    bjo linda


    --

    Ramona Tequila
    mundoramona.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO