Georges Léonnec


O que seria de Alberto Vargas e outros grandes e renomados ilustradores de pin-ups se não fossem seus antecessores? Eu acho válido todo esse respeito e admiração que as pessoas possuem por esses artistas, eu também sou mais uma entre a multidão de admiradores do trabalho desses grandes gênios, mas eu gosto de cavar um pouquinho mais fundo na busca da "Fonte das Fontes", que tal? Tudo têm um início, pois simplesmente a ideia de desenhar mulheres não apareceu do nada, ou apareceu? Cigarros e bebidas a parte, existe uma gama imensa de artistas do século passado que conseguiram revolucionar até mesmo o uso da tinta guache. Mas não é de guache que estou falando, nem simples aquarelas ou óleos sobre telas. Estou falando do início da Pin-up Art. Georges Léonnec foi um dos  percursores desta arte.




Eu amo essa ilustração!



Georges Léonnec (1881-1940) foi um artista Francês que iniciou sua carreira como cartunista em 1899 vendendo seus desenhos para jornais locais. Ele ganhou fama quando foi trabalhar como ilustrador na revista La Vie Parisienne, que publicava uma arte sensual e o estilo de vida "romântico" dos Parisienses. Fundada em Paris em 1863, A La Vie Parisienne no início era uma revista que publicava romances, esportes, e teatro. Porém com a mudança de editor, o conteúdo da revista passou a ser mais erótico, atendendo ao público moderno da época. Durante a Primeira Guerra Mundial os soldados foram alertados para não comprarem a revista de gosto duvidoso, o que aumentou ainda mais a popularidade da revista que continuou publicando erotismo, moda, fofoca, esportes adequados à sociedade Parisiense. Léonnec não foi o único ilustrador na La Vie Parisienne, houveram outros, mas sua arte é a mais popular dentre os outros artistas que por lá passaram.

Essa revista foi uma grande referência quando falamos do legado da Pin-up Art, foi através desta revista , que um jovem Alberto Vargas de 14 conheceu a sensualidade em forma de desenho. Eu não poderia deixar de citá-la em um post sobre Léonnec. Confira mais alguns de seus trabalhos abaixo.





Essa é uma das minhas covers favoritas. Eu gostaria de ter um quadro com essa arte!



Após deixar a revista, foi o início para também trabalhar em outros projetos como desejar para lojas de departamentos, ilustração em garrafas de vinho, cigarros, campanhas publicitárias em geral. Pode-se encontrar sua arte até mesmo no Cassino de Paris. Gosto da técnica utilizada por Léonnec. É leve de traços delicados, convidativa e ousada. Faz com que eu me sinta naquela época, ainda mais se eu estiver ouvindo Moi Je Joue na minha vitrola. Vamos pensar que talvez esse seja o início de uma série de artistas do qual eu e minha avó adoraríamos que você leitor, conhecesse! 

Beijos a todas e um ótimo fim de semana!

Comente com o Facebook:

4 comentários

  1. queria decorar o meu apartamento com esse tipo de ilustração, acho realmente uma nostalgia!

    ResponderExcluir
  2. Prazer em conhecer Monsieur Leonnec!
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!
    Nem sempre tenho temp ode comentar,mas tô sempre te visitando sim...rsrs E seu blog cada vez mais lindo!Amei conhecer esse artista,não o conhecia e suas ilustrações são tão delicadas,tão meigas...Maravilhosas!

    Bjs :*

    ResponderExcluir
  4. Mas que lindo post! Muito nostálgico esse tipo de ilustrações e amooo muito essa arte.

    Bjos
    Amanda Fernandes
    www.redapplepinups.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO