Série Follies: The Dolly Sisters

Nota: Primeiro post da Série Follies, dedicado a falar de individualmente sobr as maiores estrelas do Ziegfeld Follies. Eu publiquei esse mesmo post no meu tumblr um tempo atrás e decidi publicar aqui no meu blog com mais informações.
The Dolly Sisters! Assim eram chamadas as irmãs gêmeas Rosie e Jenny (Roszika e Janszieka Dolly). Nasceram na Hungria em 1892 e imigraram para os Estados Unidos em 1905. A beleza, talento e capacidade de dançar e atuar em perfeita sincronia tornaram as Dolly Sisters famosas em salões vaudeville e teatros burlescos por toda a Europa durante os loucos anos 20. Elas iniciaram a carreira ainda se apresentado em pequenos bares até assinarem um contrato e fazerem parte do Ziegfeld Follies em 1911 e assim como todas as coristas que trabalharam no teatro também foram atração por lá. Tiveram uma carreira bem sucedida com muito dinheiro, jazz, glamour, jóias e muitos amantes também. Podiam ser vistas andando pelas ruas de Paris, sempre bem acompanhadas. O que elas ganhavam em uma noite de espetáculo foi o suficiente para Jenny começar a  investir em jóias.

Rosie e Jenny foram uma das grandes atrações do Ziegfeld Follies durante a década de 20.
Até hoje ninguém sabe dizer qual delas é a Jenny e qual é a Rosie! Qual é o seu palpite?


Fora dos palcos a vida das Irmãs Dolly estava sempre nas páginas de fofoca. Jenny viria a sofrer um grave acidente de carro, o que fez com que seu lindo rosto ficasse deformado e nem mesmo tantas cirurgias plásticas e jóias vendidas foram necessários para que Jenny tivesse sua beleza de volta, o que fez com que ela caísse em uma profunda depressão. Em 1941 Jenny se enforcou no chuveiro de um quarto de hotel.  Em 1945, chega nos cinemas a histórias das Dolly Sisters, em forma de um musical interpretado por June Haver e Betty Grable (The Dolly Sisters, 1945) Rose tentaria anos mais tarde fazer o mesmo que sua irmã, cometer suicídio. Porém não teve sucesso e veio a falecer em 1970.

Famosas: Dolly Sisters em aparições em público!
 Primeira foto sendo fotografadas pela lente de Alfred Cheney Johnston, o fotógrafo oficial das Ziegfeld Girls. Segunda foto As Irmãs se apresentando no palco.

Dentre tantas estrelas do Ziegfeld Follies, as Dolly Sisters foram uma das artistas que por lá passaram que mais me chamou atenção e despertou curiosidade, ainda mais quando li um pequeno artigo em uma revista. Interessante ver que até hoje são citadas, ainda são referência quando falamos em Jazz, anos 20, follies, mulheres nos palcos. Gosto de lembrar do que eles foram nos palcos e recomendo o musical sobre sua biografia. ;)


Cinema: The Dolly Sisters (1945): Filme biográfico sobre a vida das Irmãs Dolly em formato de musical de grande sucesso com um grande elenco. Dirigido por  Irving Cummings e produzido por George Jessel. No filme, Betty Grable  faz o papel de Jenny e June Haver de Rosie, conta a trajetória das irmãs rumo ao estrelado na Broadway! Abaixo Poster do filme, Betty e June em ação e o trailer para vocês ficarem ainda mais com vontade de assistir esse musical.

Betty Grable  e June Haver (1945)

Também indico o post sobre O Ziegfeld Follies Inajara Bow e também o meu!


Comente com o Facebook:

12 comentários

  1. Ah que legal! Irei acompanhar a série! <3
    Ao pensar em anos 20 só me imagino vivendo nessa época em Paris, bem estilo "Meia Noite em Paris" já assistiu? haha
    bj bj

    http://www.universoretro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive a oportunidade. Outras pessoas já me indicaram, mas sempre esqueço de ir atrás. Vou anotar na listinha de prioridades ;)

      Beijos!

      Excluir
  2. Fabulous post! I learned much more than I'd previously known about these iconic sisters from it. Thank you for shinning the spotlight on the Dolly Sisters, dear gal - it was a great read!

    ♥ Jessica

    ResponderExcluir
  3. Que daora, gostei disso!!! Passa no meu blog pra conhecer. Se gostar e seguir me dando uma forcinha, sigo tb!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  4. Acho super lindos as imagens
    mas nunca foi a fundo e nunca vi a série irei
    acompanhar,bela indicação
    beijos
    http://pinagirlscris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a "Série Follies" eu é ideia minha, só para poder falar das estrelas do Ziegfeld Follies. Você é muito bem-vinda para acompanhar. ^^

      XoXo ღ

      Excluir
  5. Fiquei encantada com o trailler. Incrível como conseguiram que a Betty Grable ficasse tão parecida com a outra atriz, sendo que o rosto delas é tão diferente.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      PS: Seu blog é lindo ;)

      XoXo ღ

      Excluir
  6. Gostei desta mini biografia. Estou acompanhando a saga das Irmãs Dolly na minissérie "Mr. Selfridge" , que está disponível na Netflix. Só tenho uma dúvida : a cor dos cabelos ... Os loiros e crespos são os naturais não é ? Os cabelos pretos eram perucas usadas em filmes e/ou apresentações ? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro! Durante os anos 20 a moda era cabelo curtinho, esse efeito sem volume e brilho molhado era possível graças as pomadas com base de óleos, foram bastante populares na época. Então sim, a maioria era cabelo natural, mesmo quem tinha cabelo crespo dava um jeitinho de deixar ele aos moldes da época. Mas há exceções, claro. Ainda mais se tratando de show girls, também era comum o uso das perucas. Quanto à coloração, no início do século 20 já era produzido cosméticos que serviam para modificar as cores dos cabelos, nos anos 20 muitas mulheres mudavam a cor em função do estilo flapper e também do momento de libertação que elas estavam vivendo. Espero ter ajudado. Obrigada pela visita!

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO