As Pin-ups e a Arte de Coles Phillips


Hello Vintagers! Sabe aquele artista do qual você se apaixona perdidamente pela sua arte e nunca mais  se esquece? Coles Phillips causou esse efeito em mim desde a primeira vez que vi suas ilustrações na Revista Life, anos atrás. Os trabalhos dele e o do Georges Léonnec são de longe, um dos meus favoritos. E quem é apaixonado pela década de 20 ou por ilustrações de lindas pin-ups em geral, já deve ter visto alguma ilustração dele, certo? Se você ainda não viu, não se lembra ou não conhece nada sobre esse grande artista, chega aqui no meu humilde post. 

Desculpem, mas eu me empolgo na quantidade de imagens!



Clarence Coles Phillips, ou apenas Coles Phillips nasceu em Ohio em Outubro de 1880 (Segundo a Wikpedia, não há registros sobre a data correta do seu nascimento). Ele estudou no colégio Kenyon College e fazia parte de uma fraternidade secreta, a Alpha Delta Phi, localizada no norte dos Estados Unidos. Foi no colégio que suas primeiras ilustrações foram publicadas no livro anual do colégio, isso ocorreu entre os anos de 1901 à 1904. Mesmo após ter concluído o colégio ele continuou estudando artes até abrir sua própria Agência de Propaganda. Em 1907 Phillips foi contratado pelo editor da Revista Life e foi a partir daí que seus trabalhos começaram a ganhar popularidade. Ele começou a ilustrar as capas da revista e a desenvolver ideias interessantes. Ele começou a fazer as ilustrações de mulheres usando uma técnica conhecida como "Negative Space", que significa "Espaço Negativo" (Fade-Away). Eu não sei explicar muito bem, mas é aquele espaço "vazio"que forçava a pessoa a olhar e preencher a imagem. Seus desenhos são conhecidos como as "Fade-Away Girls". Ainda não entendeu? --> exemplo! Ele fez diversos desenhos incluindo sua própria assinatura usando a tal técnica. Outra curiosidade sobre Phillips é que ele assinava todos os trabalhos como "Phillips,C". Confira mais algumas imagens lindas:

As Fade-Away Girls de Coles Phillips




Apesar de ter trabalhado para outras revistas e em campanhas publicitárias, Colles Phillips tem maior conhecimento e popularidade pelas capas que fez para a Revista Life.


A receptividade do público com as ilustrações das Garotas Fade do Phillips foi imediata, seus desenhos possuíam cores vivas e excelente técnica de pintura. Ele conseguiu ilustrar como era a vida das "Gibson Girls" da década de 10 e das "Flappers" dos anos 20. Elas não são lindas?

Por que as Garotas de Phillips são consideradas "Pin-ups"?

Phillips ilustrava mulheres lindas, estilizadas, modernas. Mulheres praticando esportes, dirigindo, ouvindo música e fazendo atividades femininas. Ele foi um dos primeiros artistas cuja o trabalho começou a ser pendurado nas paredes dos dormitórios masculinos. Ele também trabalhou ilustrando campanhas publicitárias da época para empresas, sendo algumas do ramo automobilístico, de artigos para casa, vestuário, etc. Ele também trabalhou com outras revistas como a Good Housekeeping. e possui trabalhos feitos para a United States Naval Academy. Coles Phillips contraiu tuberculose e faleceu em 13 de Junho de 1927, aos 47 anos.

Trabalhos na revista Good Housekeeping


Ilustrações na MC Call's Magazine

Publicidade by Coles Phillips

Publicidade by Colles Phillips



Incrível o trabalho dele, não acham? Bom, até agora eu não encontrei nenhum blog ou site nacional falando sobre o Coles Phillips. Mas se vocês por acaso já viram, deixem o link nos comentários. Algumas referências eu retirei da boa e velha Wik, mas a maioria das imagens foram retiradas do site American Art Archives. É, eu sempre vou deixar a fonte de todas as minhas referências no post para os vintagers de plantão que assim como eu, adoram uma pesquisa. E aí, gostaram?


Comente com o Facebook:

13 comentários

  1. Nossa, que lindas essas imagens! Escolhidas a dedo, heim... *-*
    Sou meio suspeita pra falar, porque, eu gosto de pin-ups,acho um trabalho incrível! É colorido e com cores sempre "perfeitas"... Pra mim, as melhores combinações... Fora os cabelos, roupas, joias, etc... Tudo lindo.
    Outra coisa, é impressão minha, ou o layout aqui mudou? Não é impressão não, né? Está super aprovado se mudou! Gostei muito! Ta mais clean!
    Posso pedir uma postagem? O que acha de falar sobre as cantoras da década de 30, moça? Aquelas roupas maravilhosas e músicas perfeitas das "sisters"... Não sei se já fez alguma postagem sobre, se sim, link?

    Lara Torres - www.araposabranca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lara! Que bom que gostou do post e sim, mudei tudo aqui e deixei mais clean, fico feliz que tenha gostado. Quanto ao post sobre cantoras da década de 30, nunca fiz um falando especificamente das mais importantes daquela época, mas no estilo "Sisters" tenho vários posts mencionando Andrews Sisters e Puppini Sisters ( http://vintagepri.blogspot.com/search/label/Sisters) Você quer que eu fale de alguma em especial que eu ainda não falei? =)

      Beijos

      Excluir
  2. Seriously gorgeous images, dear Priscilla. I love early Coles Phillips work so much. His illustrations are the epitome of the 1910s and 20s to me on the graphic design and art front.

    ♥ Jessica

    ResponderExcluir
  3. Têm lindas imagens :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Adoro demais suas postagem, sempre fico conhecendo algo novo!
    Amei os desenhos dele e a riqueza de detalhes!

    Bjux, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  5. beautiful pictures! thanks for sharing.

    ResponderExcluir
  6. Lindos Pri!! Amei o post, as fotos lindas!!!! Fico observando as mulheres eram bem mais bonitas, bem vestidas, mesmo sendo sensuais eram discretas e lindas!! Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não dá vontade de voltar naquele tempo? rss
      Beijoss xxx

      Excluir
  7. Bom Dia Pri Brooks, como vai?

    Eu amei as ilustrações do Coles Phillips, uma mais apaixonante que a outra, pena que esse grande ilustrador ele teve uma vida curta, mas seu trabalho ficou eternizado na história! Desejo uma boa semana para você, parabéns pela sua dedicação e a paixão pelo que faz. Beijokas, Cris do Mix da Cris Retrô!

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO