Julian Eltinge


Hello Vintagers! Mais um post especial sobre uma das estrelas do Vaudeville, porque eu nunca me canso de falar dos artistas que fizeram parte dessa era. Não sei se vocês sabem o que significa Vaudeville (também não lembro se eu disse). Em resumo: O Vaudeville foi um tipo de entretenimento popular durante os anos de 1880 à 1930 nos Estados Unidos e Canadá. As atrações eram diversas e de todos os tipos: Coristas, atores, dançarinos, comediantes, shows burlescos, artistas freak (vocês se lembram que eu já falei deles?). Para se ter uma noção de como era, em uma noite de apresentação o público poderia ver diversos artistas performando, sem que eles tivessem uma ligação uns com os outros. Interessante! Eu adoraria voltar no tempo para fazer muitas coisas, e uma delas é poder assistir a um espetáculo desses daquela época, pois era diferente de tudo. Então queridos, quem foi Julian Eltinge e onde ele fica nisso tudo?



William Julian Dalton (14 de maio de 1881 – 07 de Março de 1941) ou simplesmente Julian, foi um famoso ator e transformista "female impersonator". Provavelmente uma das primeiras (se não a primeira) Drag Queens da história a alcançar fama. Ele começou muito cedo, se vestindo de mulher pela primeira vez aos 10 anos de idade. Sua primeira aparição na Broadway foi em 1904. Não demorou muito para que sua fama alcançasse a Europa, em 1906 ele fez uma apresentação em Londrês para o Rei Eduardo VII que o presenteou com um bulldog branco. Em 1910 ele iniciou uma série de espetáculos na Broadway escrito especialmente para o talento dele como The Fascinating Widow (A Viúva Fascinante) que durou anos. Nessa comédia musical Julia interpretava dois personagens, um masculino e outro feminino.


Após o sucesso alcançado no teatro, o já famoso Julian começou a trabalhar no cinema mudo. Atuou no filme Madame Behave entre outras películas. Escreveu e produziu um grupo de Vaudeville chamado "The Julian Eltinge Players". Ele ficou conhecido como Mr. Lillian Russell pela sua beleza e atuação em comédias musicais. Observação: Para quem não sabe, Lillian Russell foi uma famosa atriz e cantora do final do séc XIX e início do séc XX, ela era conhecida pela sua beleza e presença de palco. 

"You'll never find another girl like Me"

Julian em "The Fascinating Widow" 

O Talento: Naquela época já era comum transformistas na cena Vaudeville, porém Julian era diferente de todos eles. Ele não estava apenas vestido como uma mulher, mas também representava e agia como uma. Seu poder de transformação era tanto que ficava irreconhecível como um homem. Ele se apresentava apenas como "Eltinge"o que escondia sua real identidade. Julian sabia andar, dançar, cantar se portar e imitar todas as feições femininas com maestria. Tinha bom gosto com roupas, sabia usar maquiagem e colocar um corset. Tudo era cuidadosamente pensado e trabalhado em sua imagem e logo ele alcançou sucesso mundial e ganhou muito dinheiro. Ele era um ícone de beleza feminina e muitas mulheres queriam ser como ele e saber seus segredos de beleza. No final de suas apresentações ele retirava a peruca, revelando a todos sua verdadeira identidade para surpresa da platéia.


Vida Pessoal: Julian só se vestia como uma mulher durante o trabalho. Fora dele, ele se vestia e se portava como qualquer homem da época. Ele mantinha uma postura e atitude masculina perante a sociedade a fim de desmentir qualquer rumor sobre sua possível homossexualidade, enfrentando todos, ele fazia questão de fazer atividades tipicamente masculinas como por exemplo lutar boxe. Não há registros sobre relacionamentos envolvendo homens ou mulheres, apesar de que pessoas próximas a ele acreditassem que ele fosse homossexual. Certa vez, durante uma viajem ao Japão ele foi fotografado ao lado de uma mulher da qual ele disse ser sua esposa. Essa mulher era Eva Tanguai, outro grande nome do entretenimento e considerada "A Rainha do Vaudeville". Porém eles nunca foram legalmente casados.

Na década de 30, a fama como transformista caiu muito, assim como a dos espetáculos de Vaudeville. Ele passou seus últimos dias como artista se apresentando em clubes e casas noturnas, mas já não tinha a mesma fama que antigamente. Em maio de 1941 ele adoeceu e foi encontrado morto em seu apartamento. Ele trabalhou como performer feminino até os últimos dias de sua vida. Além de ter um talento nato como performer, ele deixou seu legado na cena Vaudeville e também no cinema, sem contar que ele foi o percursor das "Drag Queens". Durante seus anos dourados um teatro foi fundado em Nova York com o seu nome, o "The Eltinge Burlesque Follies" que apresentou espetáculos e comédias até a década de 30, depois se transformou em um teatro burlesco e permaneceu fechado durante anos, até a década de 90 quando foi reaberto e modificado (Vide documentário abaixo).



Separei abaixo outros vídeos/documentários interessantes sobre ele. Em alguns ele aparece e podemos ter uma pequena noção de como Eltinge era tão fascinante no palco. 


Os próximos vídeos também são documentários, todos em inglês, porém esses narram toda a vida de Julian de uma forma muito mais abrangente do que esse post. Vale a pena!



Retirei algumas referências desse Tumblr e do site angelfire. A maioria das imagens foram retiradas do site queermusicheritage .Visitem o site, está cheio de scans de jornais, posters e postcards da época, como esse aí de cima. Espero que vocês tenham gostado do post de hoje!

Comente com o Facebook:

28 comentários

  1. Incrível como um homem pode se transformar em uma mulher e não se parecer, no ínicio antes de ler achei que fosse um casal, pois ele era bonitão, um porte! e como mulher super feminina! Adorei o post! bjos

    ResponderExcluir
  2. Geeentteeeeeeee!!! Sério que é a mesma pessoa? Caralho!!!!
    Primeiro, devo dizer que eu adoro coisas vintage! Até a sonoridade da palavra é bonita! rsrsrs
    Não conhecia esse blog, mas agora não só conheço como sigo.
    Amei a postagem! Sério mesmo!
    Se hoje em dia a galera sofre preconceito por isso, imagina na época dele! E fico muito abismada por saber que se ele se portava como um perfeito cavalheiro fora dos palcos. Quer dizer, poder de mudança incrível o cara tinha! Virei fã!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente impressionante, imagina para as pessoas daquela época o choque que era quando ele se revelava. Obrigaaaada pela visita e por seguir <3

      Excluir
  3. Nossa ele foi muito bom mesmo, ficou tão lindo como mulher haha
    Adorei conhecer mais um artista maravilhoso. bjuxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Vivi, fico feliz que tenha gostado =)

      Excluir
  4. There are two times of the year when I feel a pull towards the Edwardian era most of us: the start of summer and the start of winter and goodness am I in the mood for all things 1900s right now, as summer emerges again here, so your beautiful post was especially appreciated and enjoyed.

    ♥ Jessica

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido a respeito dele, mas nunca de forma tão extensa. Amei!
    Acho que seria megafã dele, se tivesse assistido aos seus espetáculos.E era um homem bem interessantes, quando vestido de homem! rsrs E as histórias de vida que ele deveria ter pra contar... adoraria tê-lo conhecido, figura fascinante! <3
    Beijinhos**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei tão encantada pela figura dele que tinha que escrever sobre ele. ^^

      Bjsss

      Excluir
  6. Caramba... não sabia nada disso...
    Muito bom ficar sabendo! Obrigada!
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, não conhecia...gostei mesmo do post!

    Bjux, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  8. Aweosme blog!

    I am following you now on gfc, would you like to follow me back so we can stay in touch?

    http://mypetitecorner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Legal, não conhecia este artista.. e olha, quando vi as fotos, achei que o post se tratasse de uma mulher. Devia ser uma performance e tanto! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa, impressionante! Sem ler o texto, eu NUNCA ia adivinhar que era a mesma pessoa. Agora fiquei curiosa pra saber as "dicas de beleza" dele xD
    Post super interessante, como sempre :)
    Beijos,
    prudencethedeer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que interessante, querida Pri! Já tinha uma ideia sobre este tema, mas gostei de conhecer mais a fundo e ler sobre esta figura extraordinária.

    Um beijão para minha lindinha! :)
    Miss Beta

    ResponderExcluir
  12. Oiii Pri...eu estava assistindo um documentário ontem, aí procurei no google sobre e cheguei ao sei blog! ( que aliás, eu AMEEEEEI)
    Flor, amei seu blog e já estou te seguindo! :3
    Se quiser, dá uma passadinha lá no meu cantinho.
    Beijooo!
    Instagram: tamiya343 e Twitter: @cat_343

    CLIQUE AQUI E VISITE O MAKE DA MOTOCICLISTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, obrigada por seguir! Agora fiquei curiosa sobre qual documentário você assistiu rsrs

      bjsss

      Excluir
    2. Então, nem me lembro qual documentário era, mas era sobre o Julian e tals, aí quando terminei de assistir, fui procurar mais sobre ele no google e o site me indicou seu blog! :)

      Excluir
    3. Legal, fico feliz de saber que o que escrevo aqui é útil <3

      Já estou seguindo seu blog Camila ;) Bjsss

      Excluir
  13. Bom Dia Pri como vai? Aqui está frio porém com um solzinho de inverno.
    Querida Pri gostaria de te parabenizar por esse post tão completo sobre a vida do Julian. Nossa eu achei muito interessante a vida dele e realmente não parece a mesma pessoa. Pelo que li ele fazia seu trabalho muito bem feito e se portava muito bem. Adorei conhecer sobre os espetáculos Vaudeville, fascinante! Beijokas Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em SP também está um friozinho gostoso. Amo o frio <3
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado do post. Sem dúvidas o Julian era uma pessoa fascinante. Beijos <3

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO