The Plague Doctor

Boa tarde Vintagers, tudo bem com vocês? Como estamos próximos do Halloween e também porque esse post já estava prontinho no rascunho a meses acho que é uma boa hora para publicá-lo. Também já não aguentava mais ver esse post aqui parado, eu tenho o costume de escrever e escrever e programar ou guardar temas/posts no rascunho e publicar 'tipo assim' quando tiver vontade. Mais uma daquelas manias de blogueira. Bom, o post de hoje é ao mesmo tempo uma curiosidade e também uma dica de fantasia para essa data.

Durante o Século 14, no final da Idade Média, a Europa foi devastada pela praga, mais conhecida como Peste Negra (Black Death) ou Peste Bubônica. Lembro que a primeira vez que vi essas máscaras foi em um filme, mas eu não saberia dizer qual filme, pois isso foi a muito tempo,  de qualquer maneira sempre as achei misteriosas e fascinantes! Essa máscara fazia parte da vestimenta especial feita para os médicos renascentistas que tratavam da peste. A máscara feita com esse nariz ou bico comprido que lembra o bico de uma ave, tinha dois furos perto das narinas para a respiração. Usavam óculos por cima da máscara, uma longa capa escura e botas feitas de couro e luvas. Todos os instrumentos que utilizavam eram cumpridos, e sempre andavam com uma espécie de bengala para manter a distância necessária de qualquer um que estivesse contaminado. Isso tudo porque os médicos acreditavam que a Peste era contraída pelo ar, o que explica o bico comprido da máscara. Acreditava-se que isso os manteria longe dos germes. No bico eles colocavam perfumes e ervas, flores, qualquer coisa que servisse como um filtro e os protegesse do que eles chamavam Miasma. Eles acreditavam que afastando o mau cheiro, ou seja, o tal do Miasma eles estariam protegidos contra a doença.

Imagem ilustrativa do Médico da Peste Negra -via thechirurgeonsapprentice.com


Imagine essa figura andando pelas ruas, indo de casa em casa e tratando de doentes. Em tempos de peste ter a figura de um médico vestido assim e circulando por aí não deveria ser a melhor das visões, ainda mais quando todos sabiam o que significava. Os médicos que exerciam esse trabalho não mantinham muito contato com o restante da população e viviam isolados. Muitos fugiram tentando se proteger e deixavam as pessoas a sua própria sorte e os que continuaram não deixaram muitos registros para os historiadores. No século 17 e 18 essas máscaras começaram a surgir em todo lugar. E hoje em dia, graças a internet não é difícil de localizar uma ou até mesmo encomendar uma. Existem lojas e sites, e "Mask-makers", deve ser esse o nome de quem faz máscaras como essas. Elas são constantemente usadas como fantasias em festas, por exemplo o famoso carnaval de Veneza, e acho que se você não sabe o que irá usar no próximo Halloween, fica a dica. Além disso tudo, ela  também serve de referencia para artistas de todo o tipo, como estilistas por exemplo.

Photo by Tom Banwell - tombanwell.com


Procurei vários documentários e vídeos sobre a Black Death, mas dentre todos que vi eu achei esse filme em especial, super interessante para compartilhar com vocês. É praticamente um curta metragem bem produzido onde é retratado a vida de quem era doente e de quem tratava da doença. Vale a pena assistir.


Esse vídeo abaixo é de um cara chamado Tom Banwell que faz máscaras dos médicos da praga. No vídeo ele mostra em detalhes seu último projeto. Interessante, da vontade de ter uma!


No site dele estão expostos diversos modelos de máscaras, o cara é muito criativo! Clique aqui para conferir. E no seu blog nesse post especificamente ele mostra passo-a-passo como fazer uma. Se você pesquisar irá encontrar muitas imagens interessantes e mil e uma maneiras de deixar a sua Plague Mask "Fashionable", por assim dizer. Mais um artigo legal que fala detalhes da vestimenta (em inglês) aqui e também em thechirurgeonsapprentice.comA quantidade de admiradores dessa máscara é incrível, eu sou uma delas então já podem me dar uma de presente. Selecionei algumas imagens aleatórias abaixo para o caso de você querer se inspirar para a sua próxima fantasia ou se der na telha sair andando assim pela rua também está valendo! =P

Carnaval em Veneza na Itália (2013) Photo by Wostphoto

Essa aqui achei no etsy.com. Tem máscara para tudo quanto é gosto!

Fashion: via weheartit!

Coleção primavera do estilista Brasileiro João Pimenta (2012) via


Gostaria de uma para usar com vestido longo nesse estilo. O quê os meus vizinhos pensariam de mim ao me ver assim?! humm.. pensamentos! via

Clique aqui para ver outras fotos desse devianart by Inkibus. Muito legal!

E mais algumas fotos de como ter um visual Fashion de Doutor Praga - No site do TomBanwell, além da variedade de máscaras e estilos, inclusive aquelas máscaras usadas durante a Segunda Guerra Mundial, tem também uma parte do site que vende pôsteres, um mais legal que o outro. - Photo by TomBanwell - tombanwell.com

Tumblr - plaguedoctors.tumblr.com

Amo máscaras e seus significados na cultura, acho que terei que fazer um post especial sobre a arte de se disfarçar, mas por hora espero que tenham gostado desse. Quem aí também usaria uma máscara como essas? Tenham todos uma boa semana!

Comente com o Facebook:

20 comentários

  1. Essa máscara está no topo da minha lista de fobias de coisas macabras... Meeedo! =S

    ResponderExcluir
  2. me lembraram muito dois filmes maravilhosos, henry e june, sobre henry miller e anais nin. e viagem do capitão tornado do ettore scola. eu não tenho costume de escrever posts antes. se ficam na fila ficam sem escrever. adorei as imagens e o post.beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pedrita, fico feliz que tenha gostado do Post. Vou pesquisar os filmes que você mencionou =)

      Excluir
  3. Medo, só isso que tenho a dizer kkkkkkk

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
  4. Essa data nem me deixa muito animada,nao faço nada de interessante nesse dia,essas fantasias sao bem estranhas,kkk bjo!
    Blog Mulher Unika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço questão da data sabe, eu sequer comemoro. Mas achei que seria uma boa fantasia pra quem curte xD beijos

      Excluir
  5. Uau, que post maravilhoso Pri! Adorei! Gosto sempre muito desta temática, fascina-me, não sei bem porquê. Já conhecia a máscara mas algumas coisas que escreveste foram novidade para mim :) Bom trabalho eheh! É sempre uma alegria vir ao teu blog <3

    Beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Narcissa, fico feliz que tenha gostado do Post. É sempre uma alegria ter você aqui ^_^ .. beijos!!

      Excluir
  6. Post sensacional Pri! Adoto esss coisas relacionadas a história, a "saber de onde as coisas vieram" kkkk elas são bem assustadoras mas eu usaria super de boa os modelos artesanais, aliás já vi figurinos steampunk com elas :)
    Bjooo!
    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo Andressa e fico feliz que vocês gostem desse tipo de post aqui no blog. Eu também usaria essas máscaras apesar de serem bem bizarrinhas, rsrs... Beijos!

      Excluir
  7. Nossa, sempre fui fascinada por essas máscaras! E ao mesmo tempo tive pavor delas kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que muitas pessoas também são assim. Ao mesmo tempo que acham interessantes sentem medo! Eu tbm sou assim, mas a minha curiosidade é maior xD rsrs.. Beijos!

      Excluir
  8. Já tinha visto essa mascara antes!!! eu com certeza usaria, e gostaria muito de ter uma na parede da minha casa, como sempre adorei seu post arrasou Pri.
    bjuxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ideia para usar como decoração. Iria assustar as visitas, já pensou?? =D

      Excluir
  9. Sempre tive uma puta curiosidade sobre a história dessa máscara! Além de ser super interessante, é muito sombria (o que torna mais interessante ainda) hehehhe
    O pior, é que é muito difícil não gostar/se interessar por coisas assim, né?

    Obrigada por compartilhar essa história ♥
    Beijocas!!!!
    www.imcherrybang.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Gabi. Quanto mais estranho e bizarro, maior é o meu interesse xD rsrs. Bjs!

      Excluir
  10. Matéria fascinante! Concordo com a Pedrita, faz lembrar a cena do Carnaval no filme sobre os escritores Henry Miller e Anais Nin. Já agora, há uns anos atrás gostava muito de ler Anais Nin (não tanto Henry Miller, acho que é mais leitura para homem).

    Beijo x
    Miss Beta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora fiquei ainda mais curiosa de ver esse filme, hehe.. Beijinhos e Obrigada! =)

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO