20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired

20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired
{image sources: pinterest/google/ glamourdaze.com }

Eu não lembro exatamente quando foi a última vez que falei sobre maquiagem vintage no blog. O fato é que eu prometi. Não é nenhum sacrifício, afinal de contas, eu amo maquiagem e definitivamente não vivo sem. Então para desencargo de consciência, selecionei 20 tutoriais em vídeo (todos em Inglês), de todos os gostos e para quem quiser se aventurar. Começando pelos estilos do final do Século XIX até chegar nos Anos 70. Com um pouco de paciência e muita prática, é possível fazer releituras de maquiagem de todas essas gerações. 
♡♡

Edit: Acabei incluindo os anos 80 na lista. Também gostaria ter acrescentado mais informações ou ideias de Make. Isso só iria deixar o post ainda maior do que ele já está. Vocês sabem como é, eu sempre me empolgo. Fica para uma próxima vez. Agora já podem pular essa introdução chata e ir direto aos vídeos. Mãos à obra!

20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired

Victorian Make-up: Em meados dos anos de 1890 a maquiagem feminina era basicamente a palidez. O rosto deveria estar o mais limpo e claro possível. As mulheres de classe média não tinham necessidade e nem o costume de sair de casa, logo não tomavam sol. O uso de uma maquiagem mais expressiva era desaprovado pela sociedade, pois era associação à atrizes e prostitutas. A preocupação estava mais concentrada na limpeza e uso de cremes para a pele. O suco de limão e vinagre eram ingeridos ou aplicados no rosto para reforçar esse padrão de beleza.


20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired


Edwardian Make-up: Nesse período - de 1901 à 1910 - não houve muitas mudanças em relação ao anterior. As mulheres ainda estavam com seus rostos "limpos". Elas passavam horas massageando e lavando o rosto várias vezes ao dia. Já as atrizes de cinema e teatro continuavam usando e abusando da maquiagem - e do rouge. A maquiagem começou a ficar popular em função dos anúncios e posters das atrizes. Ainda assim o uso não era diário e elas usavam apenas um pouco de rouge. Posteriormente as bases líquidas começaram a ser fabricadas e utilizadas. Geralmente com um tom mais claro que o da pele. Naquela época não existia pó compacto, mas já existia um pó embrulhado em papel de seda que ajudava a dar o acabamento final.



20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired

1910's Make-up: A indústria dos cosméticos estava caminhando. Novos produtos começavam a surgir no mercado e com isso crescia também o interesse das mulheres de se parecerem com as estrelas de Hollywood e do teatro. O cinema estava começando a ditar as regras. Foi nesse década que começaram a ser fabricadas os primeiros blushes e as primeiras sombras para os olhos influenciadas nas Vamps da época. Não posso deixar de falar das invenções para corrigir a estética como máscaras de beleza bizarras ou máquinas de massagem facial - eu deveria fazer um post sobre essas bizarrices em especial?

Destaque especial para a diva Theda Bara, porque sim! (rsrsrs)



20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired


1920's Make-up: Minha década favorita, responsável pelo crescimento do mercado de cosmético devido à fatores sociais e econômicos. Os primeiros batons em tubos começaram a ser fabricados. A mulher moderna gostava de se maquiar e isso era socialmente aceito: Sobrancelhas retas, lábios marcados em formato de coração e muito glamour melindroso. O primeiro vídeo tem como proposta uma maquiagem mais leve e elegante do início da década, com um blush mais puxado para o rosa e framboesa, os olhos são levemente esfumaçado. Nos lábios, batons de tonalidade mais escuras como vinho e vermelho escuro. Não é necessário sair com uma maquiagem tão dramática para ser uma flapper, só se a ocasião permitir. Os demais vídeos seguem a linha mais Hollywoodiana. As  Gatsby Girls de plantão já podem se jogar na balada do Charleston.

Destaque para o estilo e make das divas Clara Bow, Louise Brooks e Greta Garbo.




20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired

1930's Make-up: Na década de 30 as mulheres buscavam um efeito pele de gardênia, superclean, com as sobrancelhas arqueadas e finas. Se na maquiagem da década anterior as mulheres seguiam a linha de boquinha em formato de coração, nos anos 30 as mulheres mantinham esse formato sem diminuir os lábios. Aqui separei um vídeo da clássica "Old Hollywood Glamour", que eu simplesmente adorei o resultado, válido para usar em uma festa. Quê tal?

Destaque para a maquiagem e estilo da Marlene Dietrich, Hedy Lamarr, Alice White Mae West.


20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired


1940's/ 1950's Make-up:  Essas duas décadas são parecidas em diversos aspectos em relação à maquiagem. O glamour do cinema mais do que nunca influenciava as donas de casa. Os produtos começavam a ter uma evolução química dais quais permitiam um efeito opaco e clean na pele. Não sou especialista no assunto, mas sei que para compor o look clássico, não deve haver exagero. Digo isso porque algumas pessoas tem uma visão um pouco distorcida da Maquiagem Pin-up dessa época. As sobrancelhas eram naturais - diferente da década de 30 -, enquanto que o uso do pincel para delinear era indispensável. Selecionei vídeos de Make para uma "Pin-up comum" e clássica, sem excessos. O cinza e o marrom era cores muito utilizadas na região dos olhos; um leve tom pêssego ou rosa nas maçãs do rosto e o batom com efeito matte são mais que o suficiente. Se o seu delineado gatinho não é perfeito, não tem problema. É só uma questão de prática e se eu consigo, você também consegue. Ah, e não se esqueça da Pintinha! ;)

Destaque para os estilos da Lauren Bacall, Marilyn Monroe, Veronica Lake, Rita Hayworth, Jane Russel e Elizabeth Taylor.

20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired




20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired

1960's Make-up: A década do estilo Mod, o estilo jovial influenciado pelo Brittpop. Os anos 60 foram marcados pelo exagero: Roupas coloridíssimas, mini saias, cabelos bufantes ou com um corte geométrico. Maquiagem natural, com destaque exclusivo nos olhos. O excesso de sombra colorida e delineador dava aquela sensação de olhos enormes - que eu adoro. Não podemos basear uma década inteira na figura de uma única pessoa, mas é impossível citar Anos 60 sem mencionar a queridinha Twiggy . As cores rosa e o laranja são características da época que também foi responsável pela fabricação de novos cosméticos no mercado, também em relação à formato de embalagens e cores.

Destaques também para as divas Brigitte Bardot. Audrey Hepburn, Sophia Loren e Bárbara Eden. 


20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired


1970's Make-up: Se nos Anos 60 tudo era meio que exagerado, na década seguinte o padrão era voltado para algo mais natural. Nos anos 70 a combinação das cores da roupa com a maquiagem eram essenciais - vocês já devem ter percebido que a sombra quase sempre combina com algum acessório ou estampa das roupas. E falando em sombras, as cores azul e verde foram uma forte tendência na época, sem contar o estilo Hippie que tinha como característica o naturalismo. O uso de maquiagem era ocasional, e quando era feito o destaque maior estava nos olhos, enquanto que a pele quase não se utilizava cores que dessem a impressão de estar maqueada.

Destaque para as divas Jane FondaFarrah Fawcett, Diahann Carroll e Cher.



20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired  

1980's Make-up: Os anos 1980 também foram revolucionários na moda. Uma década que trouxe cores, muitas cores vibrantes, extravagantes e olhos marcantes. Inspiração presente do Glam Rock e também do estilo Punk

Destaque para a diva: Madonna



20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired
Foto: Reprodução

Vintage Make-up para Asiáticas: O estilo vintage é tão perfeito, mais tão perfeito, que ele se encaixa superbem em todo mundo que queria se aventurar nessa deliciosa viagem no tempo. As orientais por exemplo, sempre arrasam na produção. O delineado gatinho fica sensacional, com um efeito invejável.


20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired

Vintage Make-up para Pérolas Negras: Houve um tempo em que quase não se via tutoriais de cabelo e maquiagem retrô para mulheres negras. E sendo uma, sempre tive que improvisar. Procurar cores que combinassem com meu tom de pele, e que ao mesmo tempo, não fugissem da proposta e desafio de construir algo fiel à sua época. Mas daí começou a surgir muito material por aí (obaaaa). Já até falei de Vintage Hairstyle para cabelo Afro nesse post. Aqui alguns exemplos de como se manter e também de fugir do básico.

20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired



20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired
Vintage com um toque de cores mais pigmentadas, como o roxo! - Via

Maquiagem para noivas: Geralmente uma noiva é sempre linda, simplesmente pelo fato de ser "A noiva". Agora que dirá uma noiva cujo estilo possui um irresistível toque retrô? Esse vídeo vai para as futuras noivas de plantão que talvez estejam procurando algo diferente para o grande dia. Mas não conheço muitas pessoas entre nossa querida comunidade blogueira que vão se casar. Então Jell Mariane esse vídeo é pra você ;)


20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired

E antes de ir embora, mais algumas dicas ...

20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired  20 Tutoriais em vídeo de Maquiagem Vintage Inspired
{Images sources: Pinterest/ glamourdaze.com }

E mais um vídeo para finalizar - a louca dos vídeos.



*** UPDATED ***



Encerrando esse post enorme com os vídeos "100 anos de Beleza em um Minuto" que foi a sensação da internet há alguns meses atrás. Eu já sei que todo mundo já viu, mas ele basicamente resumi o meu post. Talvez eu faça o mesmo estilo de post sobre Hairstyle, agora quando, eu não sei. Preciso parar com essa mania de prometer posts, porque quase sempre eu não costumo cumprir tais promessas - pelo menos não tão rápido. Algumas referências imagens eu retirei do site Glamour Daze, que é a melhor e mais completa fonte sobre Vintage Make-up em toda a Web.

Então me diz aí, qual é a sua Make/Década favorita? Já estou curiosa para ver vocês Divando por aí. Comentários são sempre bem-vindos gente, e eu adoro!


Comente com o Facebook:

28 comentários

  1. Adorei os videos, cheguei em casa de madrugada e já comecei assistir, e voltei agora pra ver os outros, simplesmente amei, anos 30 sem duvidas que usaria em uma festa, é lindíssimo e o cabelinho muito fofo, fica a dica para um post com penteados, rsrs adoro
    Mas falando em maquiagem, minhas favoritas são 40s e 50s, muito bem explicadinhos vai me ajudar bastante. bjuxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, que bom que gostou! =D Foi uma aventura procurar e assistir a todos esses vídeos. Fiquei com vontade de reproduzir tudo, rsrs. Fico feliz que tenha gostado. Beijão! <3

      Excluir
  2. Caramba, quanta coisa linda! É de encher os olhos, né? hahaha liiindo seu gatinho que está na foto lá em cima também!

    Beijos e boa semana!
    aline-hipolito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a postagem, Pri!
    Adoro os makes dos anos 40 e 50...acho divo demais.
    Esses dias assisti um tutorial direto dos anos 60, achei muito bacana.
    E outra vez vi um dos anos 30....muito vintage.
    Beijão <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoraria reproduzir todas essas makes. Acho que anos 60 é uma das mais difíceis, mas eu adoro o colorido e o contorno exagerado ^_^... Obrigada pela visita Iza <3

      Excluir
  4. Amei e favoritei! Post pra lá de completo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei os videos :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Pri!!!! Incrivel esse post!!! Amei os videos, nem preciso dizer que minha make preferida é 40/50... hehehe ...Pena que a habilidade em se maquiar aqui é zero kkkk, mas adorei os tutoriais e vou treinar!!!

    Bjuuuus

    www.misscherry.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lais, eu sei bem como é, minha habilidade com maquiagem vintage é mínima. Mas sou teimosa, e estou sempre praticando xD... Obrigada pela visita. Beijos! xxx

      Excluir
  7. PA-RA-TU-DO QUE EU QUERO FAZER TODAAAAAAAAAAS!
    Me deixa te usar de boneca? hihi

    A Bela, não a Fera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha acho que você precisa de uma modelo mais jovem e maia bonita ;D...bjs!

      Excluir
  8. Querida Pri! Eu simplesmente adorei o post! Muito informativo.
    Adoro maquiagem também e sempre me inspiro nessas épocas pra me maquiar! Adorei as dicas!

    Um grande beijo,
    Ariane do Vintage Queen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane! Que bom que gostou do post. Fico muito contente. Eu já vi suas produções de make e hair <3 ..beijos e obrigada!

      Excluir
  9. Apaixonada por anos 60 <3
    Esses vídeos dos cem anos de beleza ficaram demais..Amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Vi que agora eles estão fazendo de penteados também =) bjs

      Excluir
  10. Que bela ideia de ter aqui tudo junto! Amei os anos 30, 40 e 50. Mas não tenho muito jeito para maquilhar-me e pentear-me. Mas tenho praticado! O problema é esses, é que eu nunca fazia isso antes, não me arranjava. Um beijo amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho muita dificuldade, mas gosto de praticar mesmo que saia tudo errado. Uma hora vai dar certo. Beijos <3

      Excluir
  11. ownn, muito amor todas as make e penteados, vontade de fazer tudo, mas amei demais a da noivinha... hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maquiagem da noiva é tão linda. Imaginei que você fosse gostar =D... beijos!

      Excluir
  12. Olá, fiquei impressionado com a quantidade e diversidade dos vídeos. Muito bom. Para quem se interessar em saber mais sobre maquiagem profissional, vale à pena dar uma olhada em http://maquiagemnoiteedia.com/ . Gde abraço à todos!

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO