Os segredos de Beleza da Era Eduardiana


Hello Pearls! Recentemente eu fiz um post sobre Vintage Beauty com diversos tutoriais de maquiagem de algumas décadas atrás, quem se lembra? Btw, caso não tenha visto leia aqui. Agora dando continuidade ao post anterior sobre o cuidado com a estética feminina, vamos voltar no início do século XX? Health and Beauty Hints é um livro que foi escrito por Margaret Mixter's em 1910. Ele reúne váááárias dicas e truques de beleza e saúde para a mulher Eduardiana/ Belle Époque (podemos incluir a Gibson Girl nesse contexto também). Em pouco mais de 300 páginas a autora ressalta a importância de diversos rituais contínuos que incluem: muita massagem facial e a limpeza constante da pele. Vamos aprender algumas delas? :P


Massagens: Aconselhava-se a fazer massagem nas têmporas, pescoço, olhos para diminuir linhas de expressões, remover inchaço das pálpebras, etc. E claro, várias receitinhas caseiras para ajudar nesse processo. Massagem usando cremes pressionando, assim você irá "diminui" a gordura acumulada no queixo.


Massagem no queixo e no pescoço. Você não vai querer ter um queixo duplo.

Massagem nos braços: Massageando os braços e eles ficaram finos. #seriously?

 
Massagem na região dos olhos são aconselháveis para as meninas, evita o aparecimento de rugas futuramente. 
Sobrancelhas e Cílos: Cuidados com a coloração das sobrancelhas e uso de tônico e massagens durante a noite.


Lavando os Cabelos com Shampoo: Além de ensinar a lavar e usar o shampoo adequadamente, seja você loira ou morena, ainda ensinava como cuidar dos cabelos de dia e de noite. Entre as várias dicas também tinha um "faça você mesmo" o seu tônico capilar para manter o cabelo enrolado, ou receita de shampoo. "Cabelos precisam mais de ar do que de Shampoo no Verão".


Manicure: Corte as unhas, minha filha. E ainda aprenda como fortalecer suas unhas lindamente. Apos cortar as unhas, coloque as mãos em uma bacia com água por alguns minutos. Afaste as cutículas com uma espátula de madeira seguindo o formato da unha, depois corte com a tesoura. Isso mesmo, tesoura. Cubra as mãos com creme e pó.


Cuidando das Rugas: Use esparadrapo puxando para cima por aproximadamente 10 minutos. No "capítulo das rugas" tem várias receitas de "poções mágicas", uma delas leva água de rosas e outros ingredientes para a sua mistura. Use de dia e de noite.


Mantendo a cintura fina: Não basta ficar o dia todo com aquele corset mega apertado, você também precisa manter sua cintura de ampulheta. Recomenda-se fazer exercícios todos os dias antes de dormir.

Receitas e DIY's: Outra coisa interessante no livro é a quantidade de DIY's para tudo: loções, tônicos, cremes para a pele e cabelos, sabonetes, Rouge e pó facial. Havia também um cuidado especial com a dieta, aconselhando quais alimentos deveriam ou não entrar no cardápio e diversas receitas saudáveis. Cuidados quanto à higiene pessoal como um todo também estão no livro. Sério, tem dicas de como prevenir os tátaros e até mesmo de como manter os pés macios.

Se eu li o livro? Eu li algumas partes, não tudo.  Pode parecer estranho para alguns, mas livros como esses eram tipo a revista Marie Claire da época, e qualquer mulher de classe média deveria ler e manter essas rotinas de beleza. Vamos levar em conta que as mulheres desta época passavam a maior parte do tempo em suas casas, ou seja, tinham tempo para realizar todos esses rituais. Diferente da mulher do século 21 que não dispõe de muito tempo para rituais tão meticulosos. Uma coisa que me chamou atenção: o livro foi escrito por uma mulher. Podia muito bem ter sido escrito por um homem, digo isso porque sei que quem ditava essas regras malucas para as mulheres eram em sua maioria, homens. Levando em conta a época, esse foi um ponto positivo. O famoso "conselho de amiga" é algo mais velho do que a gente imagina, né? Espero que tenham gostado do post!


O site archive.org é uma biblioteca virtual (uma das minhas favoritas), e caso você não saiba, te permite ler e baixar livros digitalizados originalmente. Se for tão curioso quanto eu, baixe o livro em PDF aqui e boa leitura!
{images source: archive.org/ dailymail.co.uk}

 | Facebook  | Bloglovin  |  Tumblr  | Pinterest |

Comente com o Facebook:

28 comentários

  1. O que eu sinto dessa fase de "as mulheres perderam a elegância" é que realmente, nos dias de hoje, com a rotina que nós temos, mal conseguimos pentear o cabelo. Antigamente, acredito que as mulheres tinham menos tarefas (no caso não trabalhar fora de casa ou estudar) o que possibilitava ter mais tempo para elas. Eu pelo menos penso assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que hoje em dia não dá mais pra ser assim. Beijos <3

      Excluir
  2. Adorei o post, imagens lindas e o que dizer? Mulheres sendo mulheres Mesmo hoje tendo menos tempo acredito sim que dá para sermos elegantes, na verdade a elegância não é somente belos trajes, ela está intrínsecamente relacionada com a maneira de ser da mulher no seu modo de falar, na sua feminilidade. na sua doçura e etc, é que essa nova fase está tudo muito ''esculhambado'' (palavra vulgar mas okay).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabi <3
      Tá meio zoada a nossa fase, kkkk....a gente tem que ser muitas coisas ao mesmo tempo, realmente não dá para se prender aos detalhes. rsrs Bjs!

      Excluir
  3. Baixando o livro em 3, 2, 1! hahaha
    Gente, que legal, e que lindas elas eram! <3
    As dicas das massagens faciais ficam até hoje nos tratamentos de clínicas hehe :P
    Bjs.

    Diva de Brechó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente pode até não ter tempo pra fazer esses rituais passo a passo, mas a tecnologia e ciência nos ajudam a agilizar muitas coisas, rsrs.. Boa leitura! ;)

      Excluir
  4. fotos maravilhosas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Muito muito bom. Pena que não temos mais tempo pra nos cuidarmos tanto. Quem acorda cedo pra sair pra trabalhar, não tem tempo para se produzir. Acho uma pena, porque confesso que acho lindo ver mulheres bem produzidas e cuidadas... Eu, pessoalmente, adoro me produzir :)
    Ah, será que as massagens nos braços dão certo? Rsrsrs Meus braços são gordinhos, bem que poderia funcionar! Rsrsrs
    Mas a verdade é que tem muita coisa aí que as pessoas esqueceram, mas que resultam mesmo.
    Beijinhos

    Www.msmarydee.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro e não abro mão do meu momento mulherzinha! É por essas e outras que dá vontade de a gente voltar no tempo só um pouquinho, rsrs.. Bjs!

      Excluir
  6. Que interessante, vou baixar o livro!

    http://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente adorei demais essas dicas, adoro dicas e receitinhas caseiras, vou baixar o livro também.bjuxxx
    Casa Cherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muuuuitas receitas Vivi, é só ter um pouquinho de paciência pra traduzir uma por uma, mas acho que muita coisa daquela época a gente ainda deve fazer, ou aprendemos com nossas mães, avós, etc. Bjs!

      Excluir
  8. Como tenho a pele muuuuuuuito branca, vou começar a seguir umas dicas ai porque as fofas da era Eduardiana eram ryquissimas e seguiam a risca... HSUIAHUISHSUHS Óh eu entrando no papo.

    Relaxa, mas ainda quero ver sua TAg heim? :p

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece e me fale qual foi o resultado ;D rsrsrs
      Ok, pode deixar que logo mais estou lançado. Bjs!

      Excluir
  9. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  10. Ótimas as dicas, e bem acessíveis já que nós mesmo conseguimos fazer em casa. Vamos baixar o livro!!

    beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Pri que máximo!! Adorei esse post, e adoro saber coisas dessa época!! Que coisa engraçada esses métodos. Ainda bem q essas poções todas se tornaram Renew e Natura Chronos, embora eu n saiba da real eficácia deles kkkk. É bem como tu falou, além das mulheres terem tempo de sobra antigamente, a beleza era o único atributo pra conquistar o sexo masculino, ja q quanto mais omissas, melhor. Acho mto interessante ver essas diferenças enormes entre as épocas. Bjjj!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva o Renew e Chronos (que eu tbm não conheço a eficácia, rsrs), pelo menos as coisas evoluíram, a gente não tem tanto tempo pra ficar de "emperiquitando" porque nosso papel na sociedade mudou. E toda mudança tem seu lado positivo e negativo. Obrigada pela visita. Beijos!

      Excluir
  12. Muito bacana saber dos rituais de beleza daquela época. Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Que matéria linda! Eu já havia lido algumas páginas desse livro há um bom tempo, mas o seu artigo me possibilitou outras perspectivas. Tenho uma certa relação de "mistério" com a Era Eduardiana, é um dos períodos da história da moda e da beleza que mais me fascinam, e não tenha de que colocarei em prática todas as dicas!

    Beijos,
    Rafa.

    http://imperioretro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella. Fico feliz que tenha gostado. Compartilho essa paixão pela Era Eduardiana/Belle Epoque assim como você. Têm algo de mágico nesse período. Obrigada pela visita. Bjs!

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO