Dica de Filme: Belle (2013)


Foto: Reprodução

Bom dia! Finalmente é sexta-feira Vintagers! Quero começar o post agradecendo a Pedrita do Mata Hari e 007, por ter indicado esse filme lindo. A um tempo atrás, navegando nos confins do tumblr, eu li algo falando sobre a produção desse filme baseado na história que gira em torno de um famoso quadro. Fique interessada na hora, mas depois eu acabei esquecendo. Felizmente eu acompanho ótimos blogs que sempre indicam coisas boas, e como hoje é dia de filme, vou indica-lo para vocês também.
Belle é um filme britânico do gênero histórico, dirigido por Amma Asante. Foi baseado no famoso quadro Dido Elizabeth Belle e da sua prima Lady Elizabeth Murray feito em 1779. Dido, era filha ilegítima de uma escrava com um almirante da marinha real que pertencia a família Murray. O paí vai para a guerra, e a entrego aos cuidados do tio-avó William Murray. Ela cresceu na Kenwood House ao lado da prima Lady Elizabeth. Apesar de ter sido educada como uma lady, Dido sempre soube que era diferente, pois era tratada com diferença. Não fosse só o fato de ser ilegítima, mas sob tudo por ser mestiça - não devemos esquecer que aquele era um período de escravidão legal na Europa. Os tios sempre tiveram cuidado de manter Dido longe da alta sociedade, até que chega a idade de se casar, quando as moças debutam e são apresentadas à sociedade.

Dido e a prima Lady Elizabeth interpretadas pela atrizes Gugu Mbatha-Raw e Sarah Gadon - Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

As duas cresceram como se fossem irmãs! - Foto: Reprodução

O pai de Dido falece e deixa a filha como herdeira de todos os seus bens, enquanto que sua prima não tem dinheiro algum. Ter um bom dote seria o suficiente para uma moça de família arranjar um bom partido, mas não para uma moça de família que fosse negra. Dido aos poucos, começa a perceber o mundo que durante muito tempo lhe foi oculto por seu tio: o racismo, a posição dos negros e da mulher na sociedade, e, principalmente, a desumanidade do homem. Principalmente quando um evento envolvendo a morte de escravos por afogamento chega até o juiz Murray, seu tio. Dido começa a ter que enfrentar todas essas situações, isso tudo somado a um inesperado pedido de casamento.
O famoso retrato de Dido com sua prima lady Elizabeth - 1779 - Foto: Reprodução

O que me fez cair de amores por esse drama não foi só o enredo, a época em questão e os figurinos. Foi principalmente a atuação da atriz que interpretou Dido. Em geral, eu sempre me emociono com filmes que retratam ou contam a história dos negros, e esse não foi diferente. Dido é uma moça decidida que não quer ser enganada, ou ficar na ignorância dos fatos, mesmo que tenha que enfrentar toda uma sociedade ou seu poderoso tio. Uma bela adaptação sobre a vida de uma escrava que mudou a história, e construiu sua própria. Lembrando que esse filme é apenas uma adaptação da vida de Dido quando era jovem. O filme é lindo e super recomendo! Espero que tenham gostado da dica de hoje, e se assistiram deixe sua opinião nos comentários. Beijos!


Beijos e bom fim de semana!


Comente com o Facebook:

16 comentários

  1. Pri, eu amo filmes históricos <3, principalmente os que são com mulheres nos papéis principais, vide meu amor pela produção de Maria Antonieta e Elizabeth- A Era de Ouro.

    Já está anotadinho aqui. Só pelas fotos já estou apaixonada pelos fugurinos <3, amo esses vestidos *-*

    Beijos e boa sexta.

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo Maria Antonieta <3 Assiste Belle e depois me diz o que vc achou do filme! hehehe... Bjs!

      Excluir
  2. Mais um filme para minha lista Pri :)
    Adorei mais essa dica <3.
    Gostei ainda mais por saber que é uma história verídica :)

    Beziquinhos docess..
    Tricotando a Vida | Fanpage Blog | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drika! Espero que goste do filme, é lindo ^^
      Bezequinhos pra ti também :*

      Excluir
  3. ah, que legal, vc viu. tb amei esse filme. o quadro é impactante. e a atriz que faz a belle incrível. amei a resenha. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei o filme Pedrita, obrigada pela indicação. Beijos!

      Excluir
  4. Pri eu também me emociono ao ver filmes sobre negros, estou para ver 12 anos de escravidão, vc já viu? Parece ser bom... Adorei a indicação vou ver com certeza!

    Bjus
    Ari
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 12 anos de escravidão tbm está na minha lista, mas sempre esqueço, valeu por lembrar! Acho que vc tbm vai gostar do filme Ari, acho a atriz que interpreta a Dido parecida com Você :)... Bjs!

      Excluir
  5. Não conhecia esse filme, ótima dica, quero ver !
    Adoro essa temáticas de filmes Retrô <3 Esse quadro é lindo !!
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri,
    Adorei a dica e favoritei para assistir neste final de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Amo a fotografia dos filmes britânicos de época, principalmente. É uma ótima sinopse, uma dica imperdível. Gosto do gênero. Vou procurar assisti-lo.

    ResponderExcluir
  8. Quero ver! Acho que nunca vi um filme histórico nesse estilo com uma personagem principal que não seja branca. Fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não me lembro de ter visto um como esse. Beijos!

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO