Dica de Filme: A Garota Dinamarquesa (2015)


Recentemente assisti "A Garota Dinamarquesa" no cinema. O filme foi inspirado na história real de Lili Elbe, que nasceu como Einar Mogens Wegenes, e que ficou conhecida por ser a primeira mulher transexual a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo. Ouvi muitas críticas negativas sobre esse filme, e algumas positivas também. Desde que a produção foi anunciada, fiquei ansiosa e muito curiosa para assistir, pois já conhecia um pouco da história de Elbe.

Foto: Reprodução

Em primeiro plano somos apresentados à Einar Mogens Wegenes (Eddie Redmayne) um talentoso pintor dinamarquês casado com Gerda Wegener (Alicia Vikander). Einar é especialista em pinturas de paisagens, enquanto que Gerda gosta de pintar retratos. Certo dia, Gerda pede à Einar para substituir sua modelo; veste-o com roupas femininas e instrui que ele pose para ela pintá-lo. Ele desenvolver os gestos e feições femininas com certa naturalidade. Decidem então batizar esse personagem criado com o nome de Lili. Gerda passa a trabalhar pintando belíssimos quadros de Lili, que logo ficam famosos.
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Após o ocorrido, Einar começa a descobrir que a mulher que sempre viveu dentro dele, da qual batizaram de Lili, quer finalmente sair para fora e ser ela mesma. À partir desse momento o casamento dos dois não é mais o mesmo, formando-se uma espécie de triângulo amoroso entre Einar/Lili e Gerda. Einar revela à esposa que é na verdade uma mulher vivendo no corpo de um homem, e que seu sonho é viver como uma mulher normal - casar e ter filhos. Guerda sofre muito com essa nova realidade. Mesmo assim, ela não abandona Lili em nome do amor que ainda sente por Einar, chegando a apoiá-la quando a mesma decide fazer a cirurgia de mudança de sexo.
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O diretor Tom Hooper decidiu tratar de forma romântica um assunto delicado. Alguns fatos importantes na vida de ambas, infelizmente ficaram de fora e isso comprometeu muito o enredo. Entretanto, o filme é belíssimo! Eddie Redmayne desenvolveu um papel andrógino bastante complexo, permitindo que seu corpo fosse totalmente explorado. A gente assiste algumas cenas e automaticamente lembra do quanto ele é digno de ter recebido um Oscar - e com esse papel, ele bem que merecia outro. Alicia Vikander, a atriz que dá vida à Gerda, em hipótese alguma fica à sombra de Redmayne, representando muito bem a esposa talentosa, apaixonada e ferida. Ficou perfeita nesse papel e mereceu ter ganho o Oscar sim. Atuações comoventes, estética impecável, cenários harmoniosos que rementem tão bem as décadas de 1910 e 1920.


A verdadeira Garota Dinamarquesa

Foto: Reprodução


Alguns dos trabalhos de Einar - via

Lili Elbe nasceu como Einar Wegener na Dinamarca em 1882. Tinha características tanto masculinas como femininas. Após a cirurgia de mudança de sexo, foi reconhecida legalmente como mulher e seu casamento com Gerda foi anulado. Lili deixou a pintura de lado, pois acreditava que era algo associado à vida de Einar. Lili se casou e desejava ser mãe. Sendo assim, se submeteu a uma cirurgia de transplante de útero, da qual surgiram complicações que resultaram em sua morte. Seu diário pessoal foi publicado após sua morte, em 1933 com o título de "Men Into Woman" do qual serviu de inspiração para a novela "The Danish Girl" de David Ebershoff, publicado em 2001.

Lili e Gerda por Gerda Wegner - Foto: Reprodução

Covers da revista La Vie Parisienne por Gerda Wegner - Foto: Reprodução

Gerda Wegner também se casou novamente, e posteriormente se divorciou. Continuo exercendo a profissão de ilustradora e seu trabalho foi publicado em diversas revistas, como a famosa revista La Vie Parisienne. A questão da sexualidade de Gerda é visível em sua arte erótica - basta dar um google search para conferir algumas delas. Pintou quadros de Lili até o fim de seus dias.

Lili e Gerda - Foto: Reprodução


Foto: Reprodução!

Espero que tenham gostado da dica e do post. Se você também assistiu, deixe sua opinião nos comentários. Beijos a todos!


Comente com o Facebook:

24 comentários

  1. Nossa. Bem legal... Adorei. Bjs.
    http://doimoaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aquela linha é muito boa! Estou gostando!

    Estou mega curiosa para ver esse filme. Ouvi mais coisas positivas do que negativas sobre ele!

    Ótima terça, Pri!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma belo filme, atuações e estética impecáveis =) Beijos!

      Excluir
  3. I both need to see this film and then somehow get access to all of the costumes in it - especially that sublime green crushed velvet wrap coat in the last image here (swoon!).

    Big hugs & joyful end of March wishes,
    ♥ Jessica

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi(não encontrei online), mas quero muito assistir, um dos melhores atores da atualidade! Arrasou em A Teoria de Tudo :)

    http://blogprocrastinando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que já tenha online Maquele. Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  5. Oi Pri,
    Tb fiz um post sobre este filme, pois como vc, tb me apaixonei por ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Quero imenso assistir a este filme.

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da sua resenha. Ainda não assisti, mas ouço falar tão bem dele que fico super curiosa :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  8. O que mais gostei do filme, fora tudo que citou foram os figurinos de tirar o folego. Eu sou apaixonada por isso e desse filme esta lindo!
    caosarrumado.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os figurinos e cenários são belíssimos, eu amei! Beijos!

      Excluir
  9. Obrigado :DD Oh, como te compreendo na perfeição :P

    Bem, não conhecia o filme mas a tua crítica, tal como todas, deu-me uma vontade enorme de o ver. Acho que vou aproveitar a tarde de hoje para o fazer :P será que encontro onlie? :D

    NEW TIPS POST | How to Have Healthy Hair
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  10. Eu fiquei terrivelmente empolgada para ver esse filme assim que o Eddie foi anunciado (tieto mesmo), mas por questões de saúde psicológica eu adiei e ainda não vi - porque eu não quero ninguém me vendo/ouvindo abrindo o berreiro no meio do cinema, então acho mais seguro assistir em casa abraçada a um pote de sorvete.
    Gostei MUITO das informações que você colocou no post, além do filme, amei essa pesquisa que você fez e fiquei ainda mais interessada pela história, inclusive com vontade de ler o livro. Obrigada pelo post incrível <3
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela! Eu deveria ter seguido seu exemplo de assistir agarrada à um pote de sorvete. É mesmo bastante emocionante. Fico feliz que trnha gostado das informações <3 Obrigada. Beijos!

      Excluir
  11. Eu quero muito ver esse filme.Me falaram que a fotografia e o figurino estão maravilhosos, e pelas fotos que eu vi, são mesmo lindos! Bem, além disso tem o Eddie no elenco. <3, amo esse menino atuando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Eddie está impecável nesse filme <3 Obrigada pela visita Gabi. Beijos!

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO