#Resenha: HQ Orgulho & Preconceito (Editora Nemo)


É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deve estar atrás de uma esposa.
Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família?
Jane Austen se referia a Orgulho e preconceito (1813), o primeiro romance que escreveu, como seu “filho querido” – e gerações de leitores lhe têm dado um cantinho em seus corações desde então. A atração irresistível que ela retrata, entre a vivaz e independente Elizabeth Bennet e o austero e solene Sr. Darcy, se insere entre as maiores, mais românticas e mais engraçadas histórias de amor já contadas.
Título: Orgulho & Preconceito
Autor: Jane Austen
Ilustração: Robert Deas
Tradução: Ian Edginton
Ano de Lançamento: 2016
Páginas: 144
Acabamento: Brochura
Formato: 17 x 24 cm 
EditoraNemo
Adicionar no Skoob
Classificação:


Quando soube que a editora Nemo iria lançar uma graphic novel de Orgulho & Preconceito, eu fiquei ansiosa para garantir o meu exemplar. Primeiro por ser fã de Jane Austen (ah, vá...jura?), se segundo por ser completamente apaixonada pela história e também de HQs. Confesso que nunca resenhei O&P no blog antes, pois nunca me senti à altura de resenhar uma obra de tamanha importância como essa. E mesmo seguindo com o mesmo sentimento, gostaria de comentar minhas impressões sobre essa versão em especial, do ponto de vista da edição. Até porque, essa obra já é conhecida pela maioria dos meus leitores. 

É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deve estar atrás de uma esposa.

Para quem ainda não teve nenhum contato com as obras de Jane Austen, Orgulho & Preconceito tratá-se de um clássico da literatura mundial, publicado a mais de 200 anos, cuja história brilhantemente escrita por Austen é um romance que aborda aspectos marcantes da moralista e frívola sociedade londrina durante as primeiras décadas do século XIX, mais precisamente na Era Regencial. Jane expõe os sentimentos e desejos mais ocultos, por meio de romances arrebatadores como o de Lizzy e Darcy. Dificilmente você irá ler alguma de suas obras sem ao menos uma vez sequer se imaginar na história ou na pele de algum de seus personagens. A construção desses, aliás, revelam muito do que a própria Jane viveu, ou sonhava em viver. E exatamente como era a sociedade daquela época com todos os seus valores morais e regras, como também o que as mulheres representavam. E mesmo que muitos vêem Austen apenas como uma autora de romances estilo "contos de fada", ela continua mantendo seu legado conquistando até hoje uma legião de fãs ávidos por suas histórias e seu universo.

A divertida ( e mutias vezes insuportável) Senhora Bennet e suas cinco filhas: Mary, Jane, Lizzy, Lydia e Kitty.



Eu adorei o traço do desenho, delicado e ao mesmo tempo bastante britânico (rsrs). A edição de arte está ótima! Resume bem a história como no filme, abordando os pontos mais marcantes do livro em pouco mais de 140 páginas, o que garante uma leitura bastante leve e rápida. Os personagens lembram um pouco os atores das adaptações das séries e filmes. É como se o ilustrador tivesse se inspirado nas características físicas de alguns atores e o resultado ficou legal. Diagramação, ilustrações e plano de fundo também estão bastante agradáveis. Meu lado "ilustradora" aprova e muito essa edição especial de uma dos mais belos romances já escritos.

 
A famosa história de Lizzy e Darcy perfeitamente ilustrada. Quando terminei de ler, o sentimento que tive foi de que precisava ler o livro novamente. Impossível não amar esse casal, sob tudo o Sr. Darcy! Acredito que qualquer admirador da autora irá gostar dessa edição especial.


Uma graphic novel é ideal não só para colecionar, como também para presentear algum amigo ou amiga que não tem costume de ler muito, ainda mais se for livros clássicos. Digo isso porque quando minha prima viu, me disse que agora sentia vontade de ler (kkkkk). Eu paguei R$ 31,90 na saraiva, e valeu a pena cada centavo. Penso em comprar mais graphic novels no futuro, pois unem dois universos que me fascinam. Espero que tenham gostado, beijos!



Comente com o Facebook:

40 comentários

  1. Ele vai virar ou virou filme? Por que esse título não é estranho para mim, mas agora não estou conseguindo me recordar. Como amante de HQ, achei incrível a ideia de se fazer uma "novela" nesse formato. Achei o preço bom, vou tentar comprar. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! O&P é um romance famoso, e já teve várias adaptações para o cinema e séries. Se não me engano, a última é de 2005. Mas sim, vale muito a pena comprar =)

      Obrigada pela visita. Beijos!

      Excluir
  2. nossa, super legal ter esses classicos da literatura assim em QD, achei bem legal

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que adoraria ter mais clássicos como esse em HQ rsrs Beijos!

      Excluir
  3. Eu adoro orgulho e preconceito, a adaptação cinematográfica também é um amorzinho. Eu achei essa HQ linda, a arte está sensacional bem “britânica” mesmo haha! Preciso <3
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma daquelas coisas que todo fã de O&P precisa ter fora os livros, as séries e uma camiseta escrita "I <3 Mr. Darcy" kkkkkkk..... obrigada pela visita, Beijos!

      Excluir
  4. Esse clássico em hq está lindo e fiquei apaixonada.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que incrível! Também sou muito fã das obras da Jane e já quero ler essa versão! Adorei sua resenha!

    Bjs
    http://deliriosdeconsumismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Acho que é a primeira vez que vejo uma resenha de um HQ.
    Achei muito interessante!
    Um beijo!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
  7. Estou apenas apaixonada por essa HQ ♥
    Achei o traço muito lindo e incrível a ideia de trazer um clássico nesse formato diferente!
    Já li o livro, vi o filme a agora necessito dessa HQ hahaha
    Ah, gostei muito da resenha ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, muito obrigada fico feliz que tenha gostado da resenha ^^. Eu recomendo, gostei muito dessa HQ. Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  8. estava procurando uma resenha desse livro e encontrei o seu!
    Pois queria ver fotos dele em HQ
    amei

    beijos
    http://www.maricotacaradericota.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que bom saber que foi de ajuda, rs. Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  9. Eu li algumas resenhas falando que ele retrata mais o filme do que o livro mesmo.... eu ainda não li!

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está bem resumido igual ao filme. Obrigada pela visita.beijos!

      Excluir
  10. que legal , amei a resenha
    naão conhecia
    bjuuuuuuus
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
  11. Que amooooor, que ilustrações lindas.
    Essa história já é perfeita, quanto mais eles adaptam ela em formas diferentes, melhor fica <3

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro essas adaptações e edições especias <3 Beijos!

      Excluir
  12. Eu ainda estou enrolando e enrolando para ler Orgulho e Preconceito mesmo (versão original), mas só de olhar essas ilustrações já dá vontade de aproveitar e ler também a HQ. Adorei!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma chance pra Austen Vitória. Espero que goste hehe... Beijos!

      Excluir
  13. Acredita que até hoje não vi o filme? Inclusive isso é uma chamada para eu assistir. Sei que a história é bem boa, porque praticamente virou um clássico né? Gostei de ver em HQ, é interessante que retrataram bem as características dos personagens que eu só conheço pelo trailer do filme ou de pessoas que já me contaram. Enfim, to muito afim de ver o filme e/ou ler o livro.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um conselho: Lia o livro, assista o filme (e se possível as séries) e depois lê o HQ! kkkkk ... acho legal ter um primeiro contato com a estória através do livro =) Beijos!

      Excluir
  14. Ainda não lemos nenhum livro da autora, mas quando vimos essa HQ ficamos com muita vontade de ler, as ilustrações estão lindas e achamos o preço muito bom também!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nunca consegui resenhar nada da Jane Austen por não me sentir suficientemente boa com palavras para isso D: +2
    Eu peguei a HQ na Livraria Cultura e li metade, sentada por lá. Apenas apaixonada :')
    | Blog A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Bela... é esse meu sentimento, ainda bem que você me entende rsrsr.... :') Beijos!

      Excluir
  16. Que legal!! Eu vi o filme, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Fiquei tentada a comprar a HQ, parece beeem bacana. Adorei! E como sempre, suas resenhas sempre impecáveis, né?

    Beijos <3

    http://www.nagarupadavespa.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ja ouvi falar demais, mas ainda nao conheci.

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ai que vontade de adquirir essa graphic novel agorinha. Fiquei encantada pelos comentários que você fez e pelas fotos que tirou. Gosto muitooooo de Orgulho e Preconceito. *.*
    Abraço!

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, fico feliz que tenha gostado :) Muito obrigada por expor sua opinião sobre a resenha. Beijos :*

      Excluir
  19. Uhuuu... parabéns pelas parcerias! Vou amar acompanhar as dicas por aqui!

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO