#Resenha: Outlander - Um Sopro de Neve e Cinzas (Diana Gabaldon)


O casal de viajantes Claire Fraser e seu marido Jamie Fraser, um sedutor guerreiro escocês do século XVIII, está de volta, no sexto livro da série Outlander, da norte-americana Diana Gabaldon. Desta vez, as decisões e comportamentos da dupla são decisivos para o início da Revolução Americana, conflito que resultaria na independência dos Estados Unidos. Logo nas primeiras páginas, é possível sentir a tensão rondando o cotidiano de Claire e Jamie. O incêndio de uma cabana e a morte de uma família inteira alertam sobre a chegada de mudanças que podem diminuir a tranquilidade dos moradores de Fraser’s Ridge.





Título: Um Sopro de Neve E Cinza (Outlander #6)
Autor: Diana Gabladon
Lançamento: 2010
Editora: Roccó
Adicionar no SkoobVolume IVolume II
Classificação:
♥♥♥

Eu sei que a essa altura do campeonato eu já deveria estar acostumada com a avalanche de emoções que sempre acompanham qualquer leitor da série Outlander. No entanto, Diana Gabaldon tem o talento especial para fazer seus leitores sofrerem de uma forma extremamente angustiante, e ainda assim consegue nos prender totalmente ao enredo. Então era de se imaginar que em Um Sopro de Neve e Cinzas não seria diferente.

Começam as preparações para a guerra. Jamie tem que tomar decisões levando em consideração o momento pelo qual estão vivendo, como também o futuro do qual possui conhecimento graças à Claire. Até esse ponto, muitas lacunas propositais começam a ser preenchidas. A tarefa que Jamie possui em suas mãos não é nada fácil: se escolher permanecer como um líder no exército, ele estará ajudando a escrever um futuro muito amargo para sua família e para aqueles que confiam nele. Se decidir se aliar à resistência –  mesmo sabendo que no final eles irão vencer a guerra – automaticamente se tornará um traidor...essa palavra parece perseguir nosso querido Jamie sempre, quando na verdade para ele a honra está acima de qualquer coisa.

A complexidade de alguns personagens no decorrer da trama ficam cada vez mais evidente, ao mesmo tempo que passamos a conhece-los muito mais, como é o caso do jovem Ian e sua amada Quaker e também a estranha família Cristie – com tantos personagens, pode até parecer que a história fique meio confusa. Acalme-se. Isso não ocorre, pelo fato da trama estar muito bem estruturada. Outro ponto forte, que sempre deve ser ressaltado por mim em qualquer resenha dessa série é: a dimensão e visão real do que é a vida no século XVIII. A autora nos presenteia com diversas informações, curiosidades, situações perturbadoras e engraçadas, e coisas das quais nós sequer poderíamos imaginar, tudo fruto de um meticuloso estudo. Basta prestar atenção às partes em que são narrados o trabalho de Claire, uma médica do século XX, atuando e tentando se adaptar à realidade dessa época. E em meio a tudo isso nós temos traições (que nós fazem querer entrar dentro do livro e sair distribuindo pancada em todo mundo), política, história e informações sobre a cultura indígena, escocesa e a sociedade como um todo. O estupro, tema do qual Diana Gabaldon trata desde o primeiro livro, e que nós bem sabemos era corriqueiro naquela época, está mais uma vez presente.
Jamie ficou em silêncio por um longo tempo. Eu o teria magoado? Lamentei ter lhe contado — mas eu não tinha mais defesas. Eu não podia mentir, nem pela melhor das razões; simplesmente não havia nenhum lugar para onde ir, nenhum lugar para me esconder. Sentia-me assediada por fantasmas sussurrantes, suas perdas, suas necessidades, seu amor desesperado me dilacerando. Separando-me de Jamie, separando-me de mim mesma.
Mas nem tudo é angústia, revolta ou guerra. Há como sempre aqueles momentos mágicos de puro romance, cumplicidade e confiança (sim, confiança acima de tudo) entre Jamie e Claire. Eu sei que já falei diversas vezes o quanto esses dois personagens são maravilhosos e apaixonantes e talvez você até esteja cansado (e com razão) de me ouvir dizendo isso sempre. Porém, uma vez que você começa a mergulhar no universo de Outlander, vai me dar razão.

Exitem outros personagens a quem admirar como a Bree e Roger (aliás, o destino de ambos mudam completamente nesse livro), e outros a quem não sentir tanta admiração assim, como William Clarence Henry George, o nono conde de Ellesmere (sinto muito Jamie, mas não vou com a cara dele!) e o maldito Stephan Bonnet. Nesse livro nós temos muita neve e cinzas...literalmente. Também temos romances, ação, suspense, drama e personalidades históricas que fizeram parte do levante – nesse caso, deixo o suspense no ar, vocês terão que ler o livro. Gabaldon merece todos os méritos e honras pela construção de uma narrativa extremamente detalhada e viciante. Uma característica que esta presente em todos os seus livros, tudo se encaixa perfeitamente.

Espero que tenham gostado, eu pretendo postar a resenha de Ecos do Futuro em breve, já que no momento a série de televisão está em hiatus e só volta ano que vem. Dessa forma posso amenizar a ansiedade – se é que isso é possível. Só lembrando que eu li todos os livros dessa série, mas pela edição da Editora Roccó, por isso todas as minhas resenhas são dessa primeira edição. De vez em quando algumas pessoas me perguntam onde encontrar esses livros, mas essas edições se tornaram raridade e hoje em dia são muito difíceis de encontrar. Se você tiver sorte até pode encontrá-los, mas o preço não vai ser nadinha barato. Mas gente, Keep Calm... a Editora Arqueiro está relançando toda a série, até agora já foram publicados os primeiros quatro volumes, e eles estão fazendo um ótimo trabalho! Então é só ter um pouquinho de paciência! Beijos e até a próxima resenha literária!

Classificação:

Série Outlander:
A Viajante do Tempo (Resenha)
A Libélula no Âmbar (Resenha)
O Resgate no Mar (Resenha)
Tambores de Outono (Resenha)
A Cruz de Fogo (Resenha)
Um Sopro de Neve e Cinzas (Resenha)
Ecos do Futuro (Resenha)



Série Outlander - Editora Arqueiro





Siga também no: Facebook Instagram | Pinterest | Skoob Tumblr Bloglovin 

Comente com o Facebook:

43 comentários

  1. Eu não conhecia o livro, da autora eu só conhecia Outlander, fiquei curiosa para ler esse, você gostou tanto que me fez tentar ler ele, mesmo naos endo mt meu estilo de livro
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Karla. Essa série é maravilhosa <3 Beijos!

      Excluir
  2. Não conheço esse livro, mas bateu a curiosidade de lê rs!
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  3. Resenha maravilhosa, bom final de semana, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  4. fantastica resenha :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha.
    Tenho esse livro, mas ainda não tive a chance de ler, porque estou em tempos de prova.
    Mas fiquei bem curiosa.
    Art of life and books .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempos de prova a gente não pensa em mais nada né? rsrs beijos!

      Excluir
  6. É uma cidade que vale mesmo a pena visitar :)

    Não faz muito o meu género mas parece ser bem interessante :)

    NEW TIPS POST | Oily Hair Care.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  7. Sempre fico pensando se solicito ou não esse livro, porque não curto o gênero, mas tenho curiosidade.

    :)

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha!!
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia o livro, amei a resenha! Parabens
    Beijoss <3
    http://fogelolla.wix.com/fuja-da-lolla

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Eu nunca li Outlander, o que eu conheço sobre a trama vem da série mesmo, confesso que o tamanho dos livros me dá aqueeeela preguiça, hiuahiua. Mas eu imagino mesmo o quanto seja uma história incrível.
    ]
    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu comecei a ler, também pensei que iria demorar uma vida pra ler tudo, mas eu me vi tão envolvida que de repente já tinha lido tudo. A história é contada de uma forma tão maravilhosa, que não fica cansativo e a gente só quer ler mais e mais kkk Beijos!

      Excluir
  11. Ótima resenha!
    Acabei de conhecer o blog e ja estou seguindo !
    beijinhos
    www.brilhou.com

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Não tem filme, mas tem série. Chama Outlander ;) Beijos!

      Excluir
  13. Oi, Pri!

    Batom é uma coisa de louco, né?! Temos vários, não usamos nem metade, mas mesmo assim queremos comprar mais! hahaha!

    Não conhecia esse livro. Interessante a história, mas não sei se eu leria agora - ando numa fase de querer passar longe de qualquer coisa angustiante!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É angustiante porque tem toda uma série de fatos que ocorreram nos livros anteriores, mas outlander é uma história de amor belíssima como nenhuma outra. Beijos!

      Excluir
  14. Tô me sentindo meio um et porque eu não li nada dessa série outlander, comofas? D: Na verdade, eu não o conhecia, mas achei a tensão bem evidente pelo que você falou na sua resenha. Livros tensos são aqueles que mais gosto :D

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é cair de para-quedas já no sexto-livro da série. Se tiver interesse, tente ler o primeiro. Se gostar, aposto que logo mais você também estará lendo esse =) Beijos!

      Excluir
  15. Suas resenhas são tão completas e cativantes, dá gosto de ler até o final...Parabéns!
    Eu gostei do livro, mesmo ele não sendo os meus favoritos de leitura, mas eu tentaria ler pelo menos um para ver se eu gosto. hehe
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo feedback Leidiana. Sempre tenho aquela impressão de que quase ninguém leu tudo até o final! kkkk Beijos :*

      Excluir
  16. Já vi diversas resenhas da série e sempre fico muito curiosa para ler! A história parece muito bem escrita! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
  17. Adorei essa resenha, deu vontade de ler!
    Um beijo!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ainda não lemos essa série de livros, mas gostamos muito das suas resenhas, nos da curiosidade para ler-los. Também não acompanhamos a série da TV. Mas pela resenha são livros que envolvem os leitores.

    Beijos



    onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meninas! A série é ótimo, uma boa adaptação bastante fiel aos livros. Beijos!

      Excluir
  19. Oi Priih,
    Ainda não li os livros da série, só assisti a primeira temporada que saiu da série mesmo e adorei. Preciso pegar para ler ♥
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro está sendo muito bem adaptado, a série é ótima. Mas nada se compara aos livros. Outlander é mágico =) Obrigada, beijos!

      Excluir
  20. A série parece ser bem interessante principalmente por causa das pesquisas que foram feitas. Imagino que o leitor se sinta realmente transportado para outro tempo. =)
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente me sinto transportada, gostaria muito que fosse real! kkkk Beijos!

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO