#Resenha: A Irmã da Sombra (Lucinda Riley - Editora Arqueiro)


Em A irmã da sombra, terceiro volume da série As Sete Irmãs, duas jovens igualmente determinadas, porém de séculos distintos, conectam-se por meio de diários que retratam uma vida intensa de superação, amor e perdão.
Estrela D’Aplièse está numa encruzilhada após a repentina morte do pai, o misterioso bilionário Pa Salt. Antes de morrer, ele deixou a cada uma das seis filhas adotivas uma pista sobre suas origens, porém a jovem hesita em abrir mão da segurança da sua vida atual.
Enigmática e introspectiva, ela sempre se apoiou na irmã Ceci, seguindo-a aonde quer que fosse. Agora as duas se estabelecem em Londres, mas, para Estrela, a nova residência não oferece o contato com a natureza nem a tranquilidade da casa de sua infância. Insatisfeita, ela acaba cedendo à curiosidade e decide ir atrás da pista sobre seu nascimento.
Nessa busca, uma livraria de obras raras se torna a porta de entrada para o mundo da literatura e sua conexão com Flora MacNichol, uma jovem inglesa que, cem anos antes, morou na bucólica região de Lake District e teve como grande inspiração a escritora Beatrix Potter. Cada vez mais encantada com a história de Flora, Estrela se identifica com aquela jornada de autoconhecimento e, pela primeira vez, está disposta a sair da sombra da irmã superprotetora e descobrir o amor.

Título: A Irmã da Sombra - Série As Sete Irmãs #3
Autor: Lucinda Riley
Ano de Lançamento: 2016
Número de Páginas: 512
Acabamento: Brochura
Gênero: Romance/ Ficcão/ Romance Histórico
Editora: Arqueiro
Adicionar no Skoob 
Classificação:



Asterope D’Aplièse, mais conhecida como Estrela, é uma jovem tímida e muito introspectiva. Assim como suas outras cinco irmãs, ela também foi adotada pelo misterioso Pa Salt e passou uma infância feliz em Atlanta, a mansão do pai milionário. Desde criança, Estrela e Ceci criaram uma conexão especial e única e foi assim da infância até a adolescência e fase adulta. Estrela nunca conseguiu ter autonomia para nada, sempre optou por estar junto à irmã, seguindo-a para todos os lugares, como uma sombra.
O carvalho e o cipreste não crescem à sombra um do outro.”
Após a morte de Pa Salt, cada uma das irmãs teve que escolher um novo rumo para a vida, apesar de já serem todas adultas e terem uma vida e profissão, esse “novo rumo” deve-se ao fato de Pa Salt ter deixado para cada uma das filhas pistas sobre suas origens. Para Estrela ele deixou uma estatueta de um gato preto. Estrela e Ceci se mudam para um novo apartamento em Londres e lá ela se sente cada vez mais incomodada com sua situação, vivendo em um lugar que não tem absolutamente nada que a agrade. Diferente da superprotetora Ceci, que era uma aventureira, Estrela prefere ficar em casa cercada por plantas, flores e livros. E foi assim até o dia em que a curiosidade fez com que ela finalmente lesse a carta de Pa Salt.
À medida que crescíamos, Ceci e eu fomos transformando na antítese uma da outra: quanto menos eu falava, mais alto e com mais frequência ela se expressava por mim, logo menos eu precisava falar. Nossas personalidades simplesmente se exacerbaram. Isso não parecera importar na infância, espremidas como estávamos em uma família de seis irmãs, pois assim podíamos recorrer uma à outra.O problema era que agora importava...”
As pistas de Pa Salt levam Estrela até uma livraria que só vende livros raros. Lá ela conhece Orlando Forbes, o dono do local que acaba contratando Estrela para trabalhar na livraria. Lá ela descobre que possui uma ligação com uma mulher chamada Flora MacNichol, uma jovem inglesa que viveu durante a era eduardiana e que foi amiga da famosa escritora Beatrix Potter. Flora teve uma história de vida curiosa e intensa envolvendo perdas e segredos familiares, muitos dos quais ela jamais revelou a ninguém, no entanto ela sempre fez questão de registrar tudo em seus diários.

À medida que Estrela descobre mais pistas sobre Flora ela também fica cada vez mais próxima dos membros família Forbes-Vaughan e os mistérios que os cercam. Qual será a ligação de Estrela com essa família e uma mulher que viveu há cem anos? 


Minha opinião sobre o livroSempre me perguntei como Estrela iria seguir seu caminho, dentre a seis irmãs, ela foi a que me deixou mais curiosa. Confesso que inicialmente eu demorei um pouco para “entrar do clima” da trama. O início é um pouco parado, talvez porque está totalmente centrado na personagem principal, que é uma pessoa bastante passiva e introspectiva.  Mas aos poucos fui tomada pela mesma curiosidade de Estrela com relação à Flora e tudo mais.

Conhecer a história de Estrela e sua jornada de autoconhecimento foi uma experiência maravilhosa, sem falar no contexto histórico cheio de referências com uma narrativa rica e detalhada, que nos transportam para o início do século XX e todo o requinte e sedução da sociedade eduardiana. Sou apaixonada pela Inglaterra vitoriana/eduardiana então foi uma ótima viagem no tempo. Vocês já sabem que vivo com o coração no passado.

Como de costume, as duas histórias são contadas paralelamente: presente narrado em primeira pessoa e passado narrado e terceira pessoa. Interessante que quando comecei a leitura eu acreditava cegamente que seria uma coisa e no final foi totalmente diferente do que imaginei, e bem melhor por sinal. Desde o início, lá no primeiro livro, fiquei super incomoda com o relacionamento de Estrela e Ceci. Não por serem irmãs tão unidas, mas pela passividade de Estrela e como ela se deixou ser controlada por tanto tempo, mesmo sua irmã tento a melhor das intenções – é normal a gente querer proteger quem ama, isso é compreensível apesar de tudo.

Ceci também foi uma pedra no sapato, eu só comecei a simpatizar com ela quase no finalzinho do livro. Mas é aí que está a magia deste universo que Lucinda Riley criou: ela uniu mulheres tão diferentes e ao mesmo tempo iguais; com dramas que embora fictícios, poderiam ser reais. E tudo isso meche com os sentimentos do leitor de uma forma que só ela consegue fazer, causado aquela famosa, porém deliciosa, explosão de sentimentos.

Um minutinho de atenção para esse presskit lindíssimo da Arqueiro ♥

O próximo livro contará a história de Ceci. Como de costume a Editora Arqueiro disponibilizo uma trecho do próximo livro nesse mesmo volume, e quando a gente termina já fica desesperada querendo ler o próximo. E neste caso a ansiedade é ainda maior graças ao misterioso Pa Salt que nos deixa cada vez mais apreensivos e curiosos. Essa série é incrível e não vejo a hora de conhecer as outras irmãs. E falando da edição, essa segue o padrão dos demais volumes que contém a esfera armilar na arte principal – que eu particularmente achei lindíssima.
Qualquer coisa de valor duradouro leva tempo para se realizar plenamente. Quando isso acontecer, você vai ficar feliz por ter perseverado.”

Livros da série lançados até o momento:


Nota: Esse livro foi gentilmente enviado pela Editora Arqueiro.

Onde comprar?



Siga também no: Facebook Instagram | Pinterest | Skoob Tumblr Bloglovin 

Comente com o Facebook:

22 comentários

  1. Oie
    Essa série parece ser muito boa, vejo comentários positivos sobre esta autora e tenho curiosidade para ler. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pri é um livro bastante interessante, é uma escrita que prende o leitor até o fim, é uma história de que mostra que a mulher pode ser o que ela quiser, a capa é linda gostei muito da história, Pri tenha um ótimo final de semana bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  3. Já li dois livros dessa autora e gostei muito, mas desse nunca tinha ouvido falar, confesso que fiquei curiosa, vou procurar. Obrigada pela dica.
    http://oestranhomundo-de-ioio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série é incrível, recomendo muito :) Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  4. Parece ser muito bom mesmo... Fiquei apaixonada na capa!
    Ótima resenha linda!

    Um beijo.
    www.annecollise.com

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?
    Obrigada pela visita.
    Esse livro parece muito bom, faz muito tempo que eu não leio um
    livro fico triste só de pensar.
    Beijos!!
    http://bemcandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga voltar a ler com mais frequência. Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  6. Que série de livros interessante, eu não conhecia, mas acho que é aqueles livros que nos prendem aos mistérios e também aos personagens, né?
    Legal cada livro focar em uma irmã. E o contexto histórico também parece dar bastante charme a trama!
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro romances históricos e a Lucinda é ótima. A série é incrível! Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  7. Gosto muito dessas histórias que vão e voltam no tempo, acho que prende mais o leitor. Ainda não li nenhum dessa autora, mas tenho muita vontade! Ótima resenha! Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  8. AVISO: Os últimos comentários foram removidos sem querer, me desculpem!=/
    Peço desculpas e agradeço a todas ♥ Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Pri, tudo bem?
    Amo os livros da Lucinda, sou apaixonada por histórias que se passam entre passado e presente. Já li os três livros da série lançados e o meu favorito é o primeiro.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu favorito é o segundo, mas a série é realmente ótima né <3
      Ansiosa pelos próximos volumes! Bjs!

      Excluir
  10. Olá! Caramba, achei o livro sensacional, que enredo diferente! Acho que estavam faltando ideias originais assim para belas histórias! E ótima resenha, mas nem preciso dizer isso né, vc arrasa nas resenhas!!!

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já te disse e torno a repetir: Leia essa série, você vai amaaaar <3 muito obrigada <3

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO