Dica de Série: Kurt Seyit ve Şura (2014)

Kurt Seyit ve Şura
Foto: Reprodução

Bom dia Vintagers! Eu confesso que eu sou a atrasada quando o assunto é filmes e séries, sempre acabo vendo depois de todos. Quando quero falar sobre uma série do momento, todo mundo já falou sobre ela daí perco a vontade de postar, haha. Mas de vez em quando descubro algumas maravilhas escondidas que mesmo não sendo tão novas assim vale a pena a indicação. Às vezes estamos tão habituados a consumir produções americanas ou britânicas que a gente acaba esquecendo que tem muito conteúdo bacana ao redor do mundo. Eu mesma comecei a assistir a várias produções francesas, espanholas, coreanas e até chinesas, a maioria encontradas no Netflix. Mas a dica de hoje é de uma ótima série da Turquia.

*AVISO: OS COMENTÁRIOS DESTA POSTAGEM CONTÉM SPOILERS*

Kurt Seyit ve Şura
O jovem casal apaixonado, Sura e Kurt - Foto: Reprodução

Kurt Seyit ve Şura
Foto: Reprodução

Vocês sabem o quanto eu sou viciada em livros, séries e filmes de época, ainda mais quando são romances, eu sempre terei interesse em qualquer coisa desse gênero. A série Kurt Seyit ve Sura é uma produção Turca e foi lançada em 2014 e entrou no catálogo do Netflix a pouco tempo, logo de cara já me conquistou - o que significa que eu não terminei de assistir tudo, mas já considero bom o suficiente para indicar.
Sinopse: Kurt Seyit é um tenente mulherengo bonito, filho mais velho de um rico proprietário de terras da Criméia Turca. Seyit participa de um baile em São Petersburgo e faz uma aposta com seus amigos: Beijará a primeira menina que entrar na sala. Sura é a filha caçula de uma família nobre russa e vêm antes da alta sociedade no baile . Quando Sura entra no salão de baile, eles se apaixonam à primeira vista e logo começam um caso cheio de obstáculos. O pai de Seyit , Mirza Eminof, quer que o seu filho case com uma mulher turca muçulmana para garantir a prole. Por outro lado , a família de Sura quer que ela se case com homem rico e nobre da Rússia.
O amor de ambos é testado pela guerra, mas também comprometido devido às intrigas de Petro Borinsky e Baronesa Lola. - Fonte: Filmow
A série é baseada no livro de Nermin Bezmen (Já quero ler) que conta uma história de amor real. Tem todas as características de um bom romance de época que a gente adora: Trama que te prende, casal cativante, mocinho irresistível. Estou encantada com a qualidade da produção, fotografia, figurino e cenários. Sem falar o contexto histórico - guerras, tensões políticas, período -  que eu particularmente adoro!

Kurt Seyit ve Şura
Foto: Reprodução

Kurt Seyit ve Şura
Um minuto de atenção para contemplar a beleza do ator Kıvanç Tatlıtuğ. Foto: Reprodução

O Netflix disponibilizou 46 episódios da primeira temporada, infelizmente a série está completa. Deixo o trailer pra vocês. Beijos e até o próximo post!


O livro de Nermin Bezmen, foi inspirado em um romance real, Bezmen é neta de Kurt Seyt. O livro foi lançado em 2008, pode ser adquirido na Amazon, mas encontrei somente na versão original em Turco

Livros - Nermin Bezmen

Além do livro "Kurt Seyit & Shura", Nermin Bezmen também escreveu outros dois livros contando a história de sua família: "Kurt Seyt & Murka" e "Shura", sendo esse último lançado em 2016. Todos eles podem ser adquiridos na Amazon. Seria legal se os fãs começassem a pedir para as editoras nacionais publicarem esses livros aqui, o que acham? 😊

Ainda não encontrei o livro em inglês, mas eu souber de qualquer coisa continuo atualizando o post. Agradeço a todas as leitoras pelas informações compartilhadas.
♡♡♡♡
UPDATE: Com relação à enquete da Pedrazul sobre a publicação dos livros no Brasil: Conseguimos!! Confira o recado da Nermin aos fãs brasileiros!!!


PRÉ-VENDA DO LIVRO KURT SEYIT & SHURA - PEDRAZUL EDITORA! Clique AQUI!

PRÉ-VENDA DO LIVRO KURT SEYIT & SHURA - PEDRAZUL EDITORA!



Siga também no: Facebook Instagram | Pinterest | Skoob Tumblr Bloglovin 

Comente com o Facebook:

114 comentários

  1. Adorei a sugestao da série. Nao tinha ouvid falar ainda, mas vou procurar. O post ficou ótimo. parabéns e até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a indicação de série! Sou a louca de descobrir séries novas!

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou bem atrasada no quesito séries, sempre começo ou conheço depois de todo mundo, é uma tristeza que nunca consigo indicar em tempo, mas vamo fazer o que? Eu nunca tinha ouvido falar nessa série, acho que pela tematica ela deve ter uma fotografia muito bonita mesmo. Ainda bem que tem no netflix pra que eu possa conhece-la ne mesmo?
    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sugestão da serie, não conhecia mais achei ótimo a resenha .bjs

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde flor, não conhecia essa série, a fotografia é muito linda e como ando sem séries na minha lista, acho que 46 episódios é uma boa tentação pra fazer maratona rssss!

    Beijos e uma semana de conquistas!
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri,
    Vou ter que arrumar um tempinho para assistir. Amo as séries da NetFlix e esta já me conquistou na sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica de série, pena que nem tenho tempo mais para poder ver porque a rotina de estudos me mata a cada dia. kkk
    Mas já está anotado para eu ver assim que possível. ^^
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  8. Pri que série linda, é uma história linda e romântica, os personagens são bonitos, gostei muito da sua sugestão de série, a Netflix sempre trazendo ótimas séries, Pri bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Priscila, realmente, a gente fica tão apegada a produções Americanas que acaba esquecendo essas produções alternativas, o audiovisual Europeu é incrível, por exemplo. Até mesmo as produções brasileiras, tão desvalorizadas por nós, mas que tem muita coisa de valor! Adorei tua dica, gostei da história, a fotografia e o figurino são incríveis!

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu estou assistindo a serie. Estou apaixonada por ela.

    ResponderExcluir
  11. Assisti a série e amei. Muito apaixonante. Mas fiquei arrasada com o final.. não tinha nada haver eles terem terminados separados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, super decepcionada!
      Acho que alguma coisa aconteceu, talvez com a atriz, porque uma séria que se chama Seyit E Sura, acabar com os personagens separados ... não faz sentido :-(

      Excluir
    2. Também não gostei do final muito triste..decepcionada!

      Excluir
    3. Tbem não gostei ..a série era o amor deles, infelizmente o mal venceu o bem. E a maldade venceu

      Excluir
  12. Ao saber do final. fiquei insatisfeita. nao quero mais nem assistir. nao recomendo. final pessimo.

    ResponderExcluir
  13. A melhor que já assistir na netflix e o final só serviu pra dar um toque de realidade na série e fazer a gente refletir no poder das convenções sociais e no desgaste que o orgulho, a desconfiança, o ciúme e as palavras mal ditas podem provocar numa relação.Nos faz refletir, também , no fato de que quando as pessoas são fortes e valorizam a vida, nada é insubstituível, há sempre a possibilidade de recomeçar e ser feliz, mesmo tendo lembranças que causem tristeza e pesar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acredito que nos ensina a ser menos orgulhosos afinal. Ela esperou que ele ficasse sozinho mesmo depois que ela o abandonou.Duvido que ele se casaria com outra se em vez de defender Petro ela se agarrasse ao homem de sua vida.

      Excluir
    2. Melhor análise que ja li sobre o desenrolar da serie. Fica menos sofrido pra gente entender porque Seyt e Sura não ficam juntos. Mas é muito linda a historia, intrigante, fantástica. Ainda não terminei, estou sofrendo e processando os rumos dos ultimos episodios.

      Excluir
  14. Confesso que parei no episódio 25...muito triste

    ResponderExcluir
  15. Assisti a série, no quprendeu desde o início,

    ResponderExcluir
  16. A série me prendeu do início ao fim,elenco, fotografia, cenário, figurino e caracterização perfeitos, nunca imaginei que uma série turca seria tão interessante. Realmente, o fim não foi satisfatório, como gostariamos, mas se tratando de uma história real, não dá para mudar. No fundo eles se amavam,tantos obstáculos e no fim ele decide ser fiel aos costumes é como se tirasse o peso da culpa de não ter obedecido ao pai, mas na verdade ele amava a Sura, que foi obrigada a dar uma pausa neste amor sofrido e seguir com sua vida.Que pena que foi mais forte do que eles.

    ResponderExcluir
  17. Eu queria saber o que aconteceu com a Sura. Alguém sabe informar se há continuação para a série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tipo foi doloroso o final do titanic quando assisti pela primeira vez, mas o final desta série em quesito de causar dor foi muito maior a dor, fiquei sentindo algo ruim o dia todo, as lembranças dos dois juntos felizes superando tantos desafios pra ficar juntos vinham em minha memória varias vezes do dia e sempre ficava triste depois, por que sei que não ficaram juntos, o sentimento é uma mistura de dor e amor gosto e desgosto desta série porque ela nos causa um sentimento de dor como se tudo estivesse acontecendo com a gente, atores ótimo! muito triste ainda até agora confesso!

      Excluir
  18. Olá meninas, pesquisando na Internet, encontrei vocês, que bom poder compartilhar, amo séries e filmes de época,sou encantada pelo figurino, pela arquitetura, pelos costumes e assim comecei a assistir no Netflix Seyit e Sura, tudo tão lindo e romântico que me fez suspirar, li todos os comentários e gostei muito de saber com vocês que a história é real e fiquei triste saber como terminam, morrendo de tantos desencontros e sobre esse desencontro, sobre esse final infeliz e real digo: A partir do momento em que a cumplicidade se estremece, o sentimento enfraquece, a confiança diminui, as certezas não mais parecem se sustentar. E, então, mais do que os corpos, as almas se afastam e aos poucos se despedem... Um abraço em vocês :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade isso que você disse deu pra perceber no final que apesar do amor, a dor que sentiam quando estavam juntos era maior, muito estranho era um amor tão grande que doía só de sentir!

      Excluir
  19. Estou no capitulo 35. Apaixonadíssima pela serie. super recomendo.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada, Pri, por criar este blog e nos dar a oportunidade de compartilhar nossas impressões! Acho que somos todas românticas incuráveis! Também achei a série maravilhosa: fotografia, figurino, cenários, atores ( o protagonista, então, é de tirar o fôlego!!)... Mas, assim como a maioria, fiquei decepcionadíssima com o final, nem consegui dormir direito, fiquei na maior deprê, rs... Mas ainda resta esperança... Li que são três livros: Seyit e Sura, Seyit e Murka e Sura. Quem sabe ainda acontece uma reviravolta? PLEASE!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thomás! Eu que agradeço por vocês terem escolhido meu blog para compartilhar sentimentos, opiniões e informações. É uma ótima troca =) Adoraria que houvesse uma continuação! Beijos!

      Excluir
  21. Nossa ainda bem que encontrei vcs aqui, pois me achei maluca,comecei a assistir a série e em 3 dias acabei, mas foi inacreditável o final,chorei horrores, fiquei estática no dia seguinte, sem acreditar que uma estória de amor tão forte, com tantos desencontros e lutas pra ficarem juntos acabaria assim, só não consigo odiar Seyit, por ele ser maravilhoso demais, que ator eh esse que não está em hollyood? Eh uma mistura de sentimentos, nunca uma série mexeu comigo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem comigo estou tentando explicar este sentimento que estou sentindo pra mim o tempo todo, procuro razões para me conformar, mas não consigo chorei de mais de soluçar!

      Excluir
  22. Estou arrasada com o final da série!
    Que pena, como é uma historia real, tenho que aceitar que foi desta maneira.
    Acredito em amor eterno e para mim eles continuaram se amando para sempre!!!!
    Pensa uma pessoa que chorou, quando a Sura partiu!!!
    Mas valeu à pena assistir, os atores são lindíssimos é muito talentosos.

    ResponderExcluir
  23. Estou arrasada com o final da série!
    Que pena, como é uma historia real, tenho que aceitar que foi desta maneira.
    Acredito em amor eterno e para mim eles continuaram se amando para sempre!!!!
    Pensa uma pessoa que chorou, quando a Sura partiu!!!
    Mas valeu à pena assistir, os atores são lindíssimos é muito talentosos.

    ResponderExcluir
  24. Estou arrasada com o final da série!
    Que pena, como é uma historia real, tenho que aceitar que foi desta maneira.
    Acredito em amor eterno e para mim eles continuaram se amando para sempre!!!!
    Pensa uma pessoa que chorou, quando a Sura partiu!!!
    Mas valeu à pena assistir, os atores são lindíssimos é muito talentosos.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Amei tanto essa série, que estou de coração partido. O filme mais bem feito e lindo que já vi. O final...muito realista...uma tristeza profunda. Adoraria ler o livro. A postagem ficou linda. Abraços, Cíntia Mazzini.

    ResponderExcluir
  26. Quero muito ler os livros! Estou apaixonada por essa história. Apesar do final trágico e é um pouco de raiva pelo Seyit ter desistido do amor da vida dele, a história é perfeitaaa

    ResponderExcluir
  27. Adoraria ler o livro e saber mais sobre essa história linda!

    ResponderExcluir
  28. Que bom poder ter encontrado esse espaço. Compartilho do sentimento de vários de vcs. Acabei de ver a série é fiquei desolada, sem chão. Quanta dor e quanto sofrimento para essa moça. MEU DEUS sofri junto. Confesso que lá pelo episódio 30 minha revolta se instalou quando vi que o caminho deles se separariam. Gostaria de saber o que houve com ela. Se alguém souber me diga. Me dêem um pouco de consolo! Um beijo a todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei igual vc Lorena, desolada. Estou procurando os livros para ler, ai saberemos o que aconteceu com Suha.

      Excluir
    2. Seyt e Suria compartilharam cartas de amor. ela casou-se na França mas perdeu a filha e foi morar na América. Seyt não abandonou a esposa pelo amor pelas filhas que teve com ela, mas acabou sues dia em depressão, devastado. Suicidou-se após ser internado e suas ultimas palavras foram "Surya", segundo os médicos que o trataram. O livro só esta disponivel em Turco, na Amazon.

      Excluir
    3. ñ vai ter a segunda temporada. Até porque tudo é sobre a vida real deles. Sem enrolação. O segundo livro é sobre ele a Murka e o terceiro livro é sobre a Sura. São estórias diferentes que ñ se cruzam mais. Fatos reais são fatos reais, querendo ou ñ foi assim que aconteceu. Vc pode pesquisar como eu fiz e vai ver que é a realidade. Eu também adoraria um final feliz. Mais desde o inicio vc pode ver a desconfiança, depois ele mentiu em tudo. Pra proteger ou ñ ele tinha que falar a verdade. Ela acreditou em todas as vírgulas que apareciam, eles ñ conversavam. Depois veio a irmã, a tia do lado dela. A Murka poderia ter desistido ñ fez. Ele tinha a culpa da promessa feita ao pai. Ele depois que ela foi embora ñ viveu feliz, imagine com uma sogra daquelas deus que me defenda. Ela ñ volta, so volta depois que ele morre pra visitar o túmulo dele. E anos depois ela também morreu. A estória foi contada pela neta que é a escrítora que quiz reagatar o amor deles e pela Tina irmã dela. Por meio dos diários delas e pelas cartas. Infelizmente ñ tem como mudar esse final.

      Excluir
  29. Chorei HORRORES no final, chorei ainda mais quando soube que a história foi real... Um amor que enfrentou tanta coisa e no final não foi vivido... ainda tô chorando :(

    ResponderExcluir
  30. AMEI A HISTORIA, O ROTEIRO, O FIGURO, OS ATORES COM BELA INTERPRETAÇÃO, AS DORES, AS LAGRIMAS E PRINCIPALMENTE NÃO DÁ PARA NÃO SE APAIXONAR PELO KURT, BELÍSSIMA INTERPRETAÇÃO E FUI CONFERIR NA HISTORIA REAL. NETFLIX FANTÁSTICA COM SUAS SERIES

    ResponderExcluir
  31. Amei a série. Fantástica produção turca, impecável locação, atores, super recomendo. Mas fiquei decepcionada com o final, embora saiba que baseada em fatos reais e o verdadeiro Seyt terminou seus dias depressivo e suicidou-se num hospital. Suas últimas palavras foram "Sura".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste a série e senti que Seyet , foi um grande canalha que surgiu na vida de Sura, a menina abriu mão de toda sua juventude por ele e o cara arruma outra e fica todo alegrinho e dizia que ela era tudo pra ele? Se é fato que é real espero que Sura tenha dado à volta por cima e tenha sido muito feliz depois de juntar os cacos de sua vida! Com certeza na série o amor de Seyet foi bem contraditório, visto que ele não fez nada para reconhecer suas falhas e reconquistar a mulher que era seu tudo, e até estava bem feliz com a nova companheira! Como fiquei sabendo que é real a estória depois que vi a série , tinha até vontade de ler os livros para saber se Sura conseguiu realmente achar um amor verdadeiro!

      Excluir
  32. Super envolvente esta série!
    Romance puro e genuíno com um pano de fundo histórico fantástico raramente retratado.
    Espantada também com a beleza dos atores turcos!!! Salve Seyt!!!!!
    Ainda estou assistindo a série e já com o pesar de que ela já está completa...

    ResponderExcluir
  33. No início gostei bastante, mas depois de ver as coisas que Petro fazia e como Seyt acabou matando um amigo leal e a forma como termina a série fiquei decepcionado!!! Sura era tão incrível, passou por tanto, merecia mais!

    ResponderExcluir
  34. Gente, só eu odeio a Murvet??? Que mulher idiota!!! Pq foi se envolver com um homem que amava outra????
    Com aquele jeitinho de boazinha....
    Sério, na cena do casamento quando a Sura diz que não acreditava que o Sayit estava fazendo aquilo!!!! Ele se casou com tonga(murvet) por "honra" de ter dado a palavra....mas e honra de ficar com Sura????
    Puxa depois de tudo que eles passaram...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu não consegui odiar a Murvet? De início, até que sim, mas depois da cena do casamento, tive até uma certa pena, porque ela casou com um homem que amava outra mulher, naquele momento ela soube de certeza, mas que pela honra da palavra dele, ele ia casar com ela. Tem duas cenas interessantes: a da Tina falando com ela no final de que ele ia amar ela , como ela o amava, quando a Murvet pergunta se o Seyit iria amá-la como ama a Sura, foi a resposta que ela deu. Talvez eu ache que ele teve respeito e afeto pela Murvet, mas amor mesmo não. Outra cena, foi no final, quando entregam a ele a carta do Celil que aparece o irmão no final.. que o Seyit diz: se foi uma carta da Sura, se MUrvet estiver com raiva, eu nem vou lá.. acho que a Sura ainda se correspondia com ele.. OU seja, acho que a Murvet foi tão forte como a Sura, ambas amavam o mesmo homem, acho que para a MUrvet foi bem mais difícil por saber que o seu marido foi apaixonado a vida toda por outra mulher. Para mim, as mulheres foram fortes.

      Excluir
  35. Hum, se a Murka era avó da autora, não acredito, entao, q a Murka era essa santinha

    ResponderExcluir
  36. Vai ter continuação? Vi os 46 capítulos e gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é maravilhosa, bem produzida, com excelentes atores, figurino lindo... o que realmente foi triste foi o final, para mim acabou o episódio 44 a série acabava ali, não tinha mais sentido. Depois que pesquisei sobre a história, entendi que o final não podia ser outro, já que é baseada em história real.
      A neta do Seyit escreveu 03 livros: Kurt seyit e sura, Kurt seyit e a
      murka; sura, com ajuda dos relatos da Tina, irmã de Sura. A série se
      baseou nos dois primeiros livros.
      Li que após a despedida do porto não se viram mais, porém trocaram cartas a vida toda. A Sura casou com o francês e teve uma filha que faleceu ainda nova, migrou para o EUA e casou novamente, tendo outra filha. Enquanto Seyit casou com a Murka e teve duas filhas, ele tentou migrar para os EUA, mas não teve coragem de deixar as filhas. Dizem que ele faleceu em 1945 em um hospital e que se suicidou e que a Sura foi visitar seu túmulo, ela faleceu depois de um tempo.
      O que senti foi que a tradição e a promessa que Sayit fez ao pai, pesou mais que o amor que ele sentia. Infelizmente o final é esse, não tem outra temporada. Gostaria que o final pudesse ter sido ele já velho e ela também lembrando um do outro, acho que pelo menos não ia parecer que ele superou o amor que sentia. Achei péssimo a Sura ter ficado de fora dos últimos 02 episódios.

      Excluir
    2. Essa série foi linda e triste ao mesmo tempo. Como a Sura foi uma mulher forte! Naquela época ela deixar a família para seguir com o amor da vida dela foi algo que só uma mulher que tinha muita certeza do que acreditava.
      Estou lendo o livro para tentar entender o que realmente não deu certo com uma história tão linda.
      Mas já de início acredito que o pai dele teve uma forte influência na vida do Seyit a vida toda. Para ele, o pai era o seu herói e naquela época não havia questionamentos dos filhos as decisões dos pais, eles apenas seguiam, principalmente numa sociedade muçulmana. Outro porém,foi que algumas vezes Seyit não contava toda a verdade, faltou honestidade por parte dele, com a traição ficou bem pior a situação, já que com a perda da confiança tudo se perde. Acho que aos poucos o casal foi se distanciando. Acho que o Seyit sabia que não poderia ficar com ela, ele não conseguia lutar contra seus princípios de seguir o que o pai dissera e de olhar nos olhos da Sura e ver que a tinha traído.
      Acho que a Sura deveria ter sido o personagem principal dessa história, porque ela sim amou de verdade, deixou a família, viveu com um homem sem se casar (imagina o forte preconceito que ela passou - na série tem até uma parte que que dizem que ela é "a amante" e não esposa), esperou por ele...
      Achei que pecaram no seriado por deixá-la sem aparecer no final, e parecer que o Seyit viveu feliz com a nova esposa, ficou parecendo que tudo foi superado e que ele viveu bem, enquanto ela ficou uma dúvida.

      Excluir
  37. Vai ter continuação da série, vi os 46 capítulos e gostei muito?!

    ResponderExcluir
  38. Acabei de achar um link no youtube em que a neta do Kurt postou essa mensagem. Esse link são das cartas dos dois, acredito que ela esteja trabalhando em um novo livro devido as tantas perguntas que ficaram pra todos nos. Vou postar o que li e traduzi: Nermin Bezmen2 meses atrás
    DEAR FANS OF KURT SEYT & SHURA ON NETLIX AMERICA, AS THE AUTHOR OF THE NOVEL AND THE GRANDDAUGHTER OF KURT SEYT, I WOULD LIKE TO EXPRESS MY MOST SINCERE THANKS FOR OPENING YOUR HEARTS TO MY FAMILY STORY AND BECOMING PART OF OUR ADVENTURE. HOPING TO MEET YOU ALL ONE DAY IN A BOOK SIGNING DAY AND CHAT OVER THE WHOLE SAGA AND ANSWER YOUR QUESTIONS, I SEND YOU MY HEART FELT WISHES....https://www.youtube.com/watch?v=G1UYdPLjzW8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bellinha. Obrigada pelo link, vou conferir a entrevista =D Beijos!

      Excluir
  39. Acabo de descobrir que a Nermin Bezmem tem Facebook e responde a todos com muita gentileza, e ela deixa várias explicações sobre a mini-série e alguns personagens. E fala que existe um livro ou os livros em inglês nesse endereço: https://www.kobo.com/br/pt/ebook/kurt-seyt-shura.... Como também conta vários pesronagens são imaginários. E pelo que pude ler nos comentários existem muitas diferenças do livro original e da mini-série da Netflix. Ela mesmo explica isso nos comentários. Ela pede que façam as perguntas em inglês. Fica a dica pra quem quiser perguntar alguma coisa https://www.facebook.com/NerminBezmen/?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas! Estou lendo o livro no kobo em inglês. Interessante ver como as coisas aconteceram realmente, o lado dela na história e comparar com o seriado.
      Dei uma olhada no facebook da autora, mas aparentemente está tudo em turco, fica complicado né?

      Excluir
  40. Sarinha Medeiros, infelizmente o inglês ñ é meu forte. Já o Espanhol sim. Eu escrevi para a Nermin e tive a grata surpresa da sua resposta. Ela comenta que os livros já foram traduzidos em 12 idiomas. Mais que ela ainda ñ conseguiu nenhum editor em Português e nem em Espanhol. Ela lamenta, pois recebe vários pedidos. Mais ela sozinha não tem como nos presentear com seus livros. É so escrever para ela em inglês que ela responde rápido. Vamos continuar torcendo para que alguma editora se interesse pelos seus livros. Ela me explicou que os livros são realmente escritos sobre fatos reais. E que na TV ficou bem diferente no que acontece. Eu lamento pq meu inglês ñ da pra ler o livro disponibilizado pelo kobo. Vou continuar torcendo pelos livros em português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer para que alguma editora brasileira se interesse pelos livros.. se bem que ela poderia disponibilizar em pdf o texto em português, tendo alguma forma de pagamento a ela, claro, não sei alguma forma né? Seria interessante não apenas o primeiro livro, como os demais.. Realmente lendo livro (estou na metade) mostra algumas coisas bem parecida com o seriado, mas o livro é bem mais enriquecedor, pois ela fala da história dos personagens e da história daquele momento (pós revolução). Muitas das cenas foram adaptadas, outras eles mudaram totalmente. Como na cena que a Baronesa diz a Sura no baile que em outra vida gostaria de ser como eles (Seyit e Cecil), que eles eram bonitos,ricos e protegidos pelo Czar, no livro, quem diz essa frase é a Tatya.

      Excluir
  41. Não tô sabendo lidar com essa série! E Celil e Güzide?! Terminam juntos?! Depois de 30 capítulos de sofrimento não quero mais ver! Tristeza sem fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Celil para mim é o homem mais lindo do mundo. O amor dele é o que todas as mulheres desejam e sim eles tem um final feliz!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Apaixonada pelo Celil, que homem amável, fiel e lindo!!!

      Excluir
  42. Sinceramente, Cecil foi o personagem que mais gostei. Realmente o amor dele pela Guzide e pela Tatya foi sincero, colocando ambas como prioridade. Para mim, Seyit não deu prioridade a Sura. Sem falar no Petro, mesmo sendo "o vilão" tava torcendo por ele no final, pelo menos ele ficou do lado da Sura em alguns momentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, no final eu torci ate para a Sura ficar com o Petro, pelo menos ele estava ao lado da Sura sempre

      Excluir
    2. Celil também foi meu personagem preferido. Aliás, o romance dele e da Guzide rouba boa parte da cena. Porém, pelo o que entendi, essa parte é fantasia, uma vez que Celil nunca foi a Istambul. Sobre a Sura, resta apenas admiração. Se ser mulher com atitude e coragem hoje em dia é visto com preconceito pela sociedade,imaginem naquela época? E no fim, acho que ela acabou como a Lola, trocada pela jovenzinha inocente. Quanto ao Seyit, não me convenceu como "príncipe". Ele, como personagem baseado em alguém que realmente existiu e na época em que existiu, tinha muitos defeitos para mim. Estava sempre envolvido em assuntos aleatórios,querendo brilhar e
      receber confetes pelo heroísmo. Além de sempre deixar a Sura no vácuo e nunca se comunicar de fato com ela, sempre bancando o ofendido. Que homem egocêntrico, jesus! Sobre a série, achei arrastada e repetitiva, por mim poderia ter uns 25 capítulos apenas e já estaria suficiente.

      Excluir
  43. Sou fanática por séries e filmes e esse foi lindo.
    O final horrível..infelizmente o preconceito naquela época pesava muito.
    Mas ele foi muito fraco,destruiu a vida de Sura sabendo que os costumes de sua terra eram muito primitivos,e até hj poucas coisas mudaram,vi nos comentários anteriores que ele se matou,não é pra menos,disfarçar o peso na consciência por não ter feito a vontade dos pais deve ter pago um preço bem alto,ele foi muito covarde com Sura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito seu comentário! Para a vida amorosa se Sura, Seyet fez mais estragos que Petro! Seyet foi um grande covarde ele sempre dava as costas e ela corria para ele! Pelo menos ela fez de tudo para manter o romance! Achei ridículo a valorização e o tempo de filme que deram para mostrar a vida com sua esposa e o cara ainda aguentava aquela sogra ! Me poupe!

      Excluir
  44. Sayt não ter ficado com Sura, leva a entender que o "mal" prevaleceu, que ele a usou e no final o que prevaleceu foi sua promessa ao Pai ditador, ou seja ele é tão ditador e machista quanto ao pai.
    Ainda estou assistindo e torcendo para que Sura o esqueça definitivamente e vá para França com Sergeo e não fique com Petro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, como fruto e membro de uma sociedade patriarcal, ele queria ser, sobretudo, obedecido.

      Excluir
  45. Que tristeza ...estou assistindo ainda no capítulo 18 nunca tinha assistido uma série tão linda e empolgante onde o amor srmpre prevalecia , com tantos obstáculos mas sempre vencia agora que li que ñ vão ficar juntos meu coração está abalado de tanta insatisfação como o mal pode prevalecer wie pena meus pêsames para o final dessa linda história. ...

    ResponderExcluir
  46. Meninas, hoje assisti ao último episódio da série. Que decepção... Não tanto pelo casal não terminar junto. Pela época em que ocorreram os fatos é compreensível. Fora que se tira uma excelente lição sobre relacionamentos: o amor não sobrevive onde não existe conversa. Em quase todos os obstáculos, principalmente o Seiyt, não expõe o que o magoa. Não existe amor que suporte a falta de confiança. No entanto, o que mais me incomodou na série foram os personagens perdidos. Na segunda temporada (o período deles em Istambul, tanto que muda a entrada) surge um narrador, que aparece creio que em quatro episódios aleatórios. Quase no fim entendemos que é a Tina quem está contando a história para alguém, mas até o final da série não fica claro. O expectador deduz que é a neta do Seiyt pq a atriz é a sogra dele. Ou seja, ou personagem dormiu no formal por 60 anos, a bisneta é a sósia. Rs Salvaram a Ayla, mas e depois? O fato do Sabri não crescer em 5 anos é mais fácil relevar por que o ator é bem engraçado.
    Fora isso gostei da história. Acho que se pode tirar muito desse romance. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Yusuf que ajudou a Tina? Simplesmente desapareceu do nada. A Ayla? Quem é ela? De onde ela vem? Personagem mais
      onipresente que eu já vi. Para mim, a série tem um sério problema de roteiro. Eles usaram os livros como base, mas tem muita coisa fictícia, principalmente em Istambul. E elas são mal escritas. Outra coisa que não cola para mim é o fato da família da Sura defender o Pedro. Gente, ele pediu baixa do exército do czar. Imaginem o quanto isso não manchava a imagem da pessoa. Simplesmente, não convence.

      Excluir
  47. Nossa.. acabei de assistir ao último episódio.. fui só eu que chorei feito louca com o sofrimento do casal??!! Não me conformo com o casamento de Seyit com a turca! A entrada da Sura na cerimônia.. o sofrimento dela... chorei junto, parecia que eu estava no lugar dela! :(
    Não me conformo com os desencontros, com o orgulho dos dois.. de Sura ter se submetido a amizade com Petro, mesmo sabendo do ódio de Seyit por ele.. Aquela irmã egoísta.. no final, Sura fez tanto a vontade da irmã, que as duas foram infelizes.. isso que dá ouvir muita gente se metendo na sua vida... inconformada com esse final!

    ResponderExcluir
  48. MENINAS A PEDRAZUL EDITORA ESTÁ FAZENDO UMA ENQUETE PARA VER SE PUBLICA OS 4 LIVROS DA AUTORA NERMIN BEZMEN. VOTEM SIM PARA QUE POSSAMOS ENTENDER MELHOR TODA HISTÓRIA. O LINK DO BLOG É: https://blog.pedrazuleditora.com.br/2017/05/02/voce-tem-interesse-no-livro-da-serie-kurt-seyt-shura-de-nermin-bezmen/

    ResponderExcluir
  49. Boa noite, terminei de assistir ontem e fiquei MT triste deles não terminarem juntos.. Fui pesquisar pra ver se teria uma continuação, e achei esse blog e qual foi minha surpresa em descobrir que é uma história real. Infelizmente a vida É assim, cheia e desencontros. E queremos sempre final felizes. Parabéns aos atores que foram fantásticos! Ao ator e a atriz que fizeram Seyit e Sura lindos de viver.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite, assisti o último capítulo hoje. Que bom ter achado este blog, confesso que já estava me sentindo mal de estar com um sentimento de ruim, de perda, como se tivesse acontecido comigo. A história é fantástica e linda. O final é decepcionante. Já tinha visto algumas produções turcas e sabia da qualidade. Está disponível na Netflix uma série turca que também é maravilhosa "Intersection " não é de época, mas vale a pena conferir. Mas já vou avisando a protagonista morre. acho que os turcos tem problemas com finais felizes... Também existe um filme chamado " Sadece Sen" creio que todos irão se apaixonar. Voltando ao assunto Sura. Isso só mostra como o mundo era e sempre será machista . Ele acabou com a ingenuidade dela, aconteceram tantas coisas que o amor sucumbiu. No final o que ele procurou em Murka foi o ar ingênuo que a Sura perdeu devido a tudo que passou ao seu lado. A série pecou também na história de Celil e Guzide, que em alguns momentos roubam a cena. Esperaram até o fim para resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou nos episodios finais, sofrendo tb. Que bom que encontrei vocês aqui pra compartilhar os sentimentos que ficam em relacao à serie. Sempre gostei de dramas mas que tenham finais felizes. Aqui ,por ser uma historia real, não teve como mudar. A Sura foi vitima da irmã e do Petro, que atrapalharam o romance dela com o Seyt. A autora é neta do Seyt, então é neta da Murvet. Teve que mostrá-la, a sua beleza, mas eu a odeio!!!

      Excluir
    2. Ana estou assistindo Intersection mas pelo amor de Deus diga que quem morre é o ex marido de Naz por favor...

      Excluir
    3. Ana estou assistindo Intersection pelo amor de Deus diga que quem vai morrer é o ex marido de Naz por favor, por que se for o pai da criança é muito injusto,como ele vai aguentar? ja perdeu a mãe...se for assim, definitivamente não assisto mais nenhum drama Turco.

      Excluir
    4. Pri adorei sua sugestão de Outland, estou amando a série, mas não aguentei esperar ate setembro pelo resto das temporadas, estou comprando todos os livros que no momento são doze, parece que ainda vão sair ais dois.

      Excluir
    5. MEU dEUS aNA AGORA QUE VÍ QUEM MORRE É nAZ, DECIDIDAMENTE NÃO DÁ PRA ASSISTIR NOVELA tURCA

      Excluir
  51. A série foi maravilhosa, mas o final foi frustrante.

    ResponderExcluir
  52. Não me conformo que o final tenha sido essa droga, Seyt com a Murvet, que ódio! Deviam filmar de novo, Terminar com o
    Seyt lembrando da Sura, isso sim seria um final bonito.

    Serie maravilhosa, a melhor que já assisti, lembrei de E o Vento Levou, Dr. Jivago, essa serie superou todas.

    ResponderExcluir
  53. Eleoneide, a hitória tinha tudo para ser um sucesso. As relações construídas com a chegada de Kaan(Aybars Kartal) foi bellísima, sem forçar barra e apelos sexuais. Kaan foi curando cada um deles com seu amor. Mas o autor infelizmente se perdeu. Li em alguns comentários que a atriz Belçim Bilgin (Naz) foi quem pediu para sair, e em outros comentários que tiraram ela por não beijar o ator(o que seria um sacrifício muito grande para ela,kkkk). Bem não sei o que é verdade!!!. Sei, é que tiraram o nome dela até da abertura da novela, o que não ocorreu com a atriz que interpretou a mãe do menino. Mesmo assim, não gostei do fim da personagem. Poderiam ter dado uma viagem, e ela gravaria algumas cenas falando ao telefone com o Kaan, acho que ficaria mais digno. Naz entregou o anel de noivado à Ali Nejat, por vê-lo dividido entre ela e Eylül (Saadet Aksoy). Não fez sentido eles voltarem (e também não mostraram a cena de como ocorreu a volta)e ele continuar dividido até a hora do casamento, Naz não aceitaria está situação. Revoltante como o autor tenta colocar a Eylül na história com uma paixão enorme. A atriz não consegue passar sentimento nenhum. Isso sem falar na cena em que Ali Nejat vê a Naz morta. Uma cena mediocre, digo isso porque sabemos do talento do ator Ibrahim Çelikkol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, vi que a série estava caminhando para que Naz e Ali Nejat não ficassem juntos, e procurei os desfechos na internet, estou quase no final da segunda temporada e definitivamente não vou continuar assistindo. Muito triste não faz o menor sentido esse final. Estava muito empolgada com a série pois mostra uma cultura muito diferente da nossa e sem apelo sexual, mas esse final não dá. Gostei bastante dos atores e principalmente de Ibrahin que é um belíssimo ator.

      Excluir
  54. Simplesmente perfeita! Quando a história é real, toca mais fundo ainda. Nem tudo pode ser como imaginamos até pq foi o que aconteceu com eles... Mas foi lindo de ver um amor assim. E mesmo que não permaneceram juntos teve toda a beleza e complexidade de um amor verdadeiro. Parece até impossível. Ameiiiiiiiiii!

    ResponderExcluir
  55. Ontem terminei de assistir à série. Linda! Cenários e figurinos perfeitos. Atores perfeitos. E, claro, o melhor de tudo um Kurt Seyit lindo, másculo, corajoso, audaz. Estou aguardando ansiosamente meu livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você assistiu??? A Netflix suspendeu e eu estava na metade da série ...

      Excluir
  56. Estava assistindo, e amando a série, quando a Netflix simplesmente tirou do ar. Isso é coisa que se faça??? E não é a primeira vez que acontece isso! Não vale a pena começar a assistir series longas... muita raiva da Netflix!

    ResponderExcluir
  57. Onde você assistiu? Pela Netflix suspenderam...

    ResponderExcluir
  58. Linda e triste. Mas, se foi vida real, o final deve ter sido mudado. Um amor como o deles não pode simplesmente acabar como se nunca tivesse acontecido! Ele, todo feliz, com a mulher sonsa e a sogra insuportável? E Sura, que fim levou? FINAL PESSIMO

    ResponderExcluir
  59. Minha nossa ainda bem que eu não sou a única louca, que ficou deprimida, arrasada e com raiva depois de ver essa série, ainda mais depois de descobrir que foi real, sério, fiquei viciada, vi em uns 3 dias, maratonei, fiquei apaixonada, pra no final sofrer com a Sura, gente pelo amorrrr, me deu uma depre de uns 3 dias, não sabia o que fazer, e quando assisti eu passava todas as cenas do Seyit com a Murka pra frente, odiava só de ver a cara dela rsrs e a coitada nem tinha culpa, mas realmente é uma série maravilhosa, cenário, história, que paisagens aquelas, e aquele Kivanç, que homem, que homem, uma otima série,mas que da uma depre no final da!

    ResponderExcluir
  60. Kkkkkkk concordo que definitivamente os turcos tem problemas com finais felizes, assisti outra série turca, depois de Kurt vê Sura, chama- se Gonul, muito boa história, mas quando CE pensa que vai ser um final perfeito da uma merda, gente ow turcaida pelo amorrr hein

    ResponderExcluir
  61. Minha nossa ainda bem que eu não sou a única louca, que ficou deprimida, arrasada e com raiva depois de ver essa série, ainda mais depois de descobrir que foi real, sério, fiquei viciada, vi em uns 3 dias, maratonei, fiquei apaixonada, pra no final sofrer com a Sura, gente pelo amorrrr, me deu uma depre de uns 3 dias, não sabia o que fazer, e quando assisti eu passava todas as cenas do Seyit com a Murka pra frente, odiava só de ver a cara dela rsrs e a coitada nem tinha culpa, mas realmente é uma série maravilhosa, cenário, história, que paisagens aquelas, e aquele Kivanç, que homem, que homem, uma otima série,mas que da uma depre no final da!

    ResponderExcluir
  62. Li todos os comentários, achei alguns engraçados e outros revoltados...e fiquei pensando que ainda é importante quando um filme ou serie faz com que consigamos extrair de dentro de nós mesmos sentimentos tão mesclados de amor, frustração , sensibilidade e raiva, conflitos pessoais e culturais, pelos quais também já passamos em nossa vida real... Quantos de nos ja não teve de deixar alguém pra traz pelos mesmos motivos que os de Seiyt e Sura... A decisão de trilhar caminhos diferentes deve ter sido arrasadora para os dois, e o orgulho é o pior elemento em qualquer relação... Havia também a interferência de pessoas amadas( Petro, Tina e a Tia) e que se confiava tanto, que não se sabia de sua má intenção de acabar a relação... Essa historia me deixou extremamente penalizada e confesso que chorei pelos dois, que tinham tudo para ficarem juntos, mas ao seu redor sofriam uma alta conspiração, pior que a da guerra...Não achei que o Seyit mentia para Sura, muitas situações externas eram causadas pela guerra e pelos conflitos policiais...ele só queria protege=la, coloca la numa redoma, o que gerou desconfiança e ciúmes... Como parceiro ele era romântico, gentil e generoso, qualidade extinta... e como em qualquer relacionamento a autoconfiança impede uma comunicação franca... Amei a serie assistiria de novo, só pra ouvir as cartas de amor trocadas pelos dois...

    ResponderExcluir
  63. Uma serie que se arrasta por capitulos a fio onde os dois amantes ficam separados a maioria do tempo e o vilao leva sempre a melhor. O final e' frustrante. Nao recomendo

    ResponderExcluir
  64. Maravilhosa s série
    Não ficaram juntos pq não souberam lidar com o orgulho. Os dois são culpados. Uma pena.
    Vou assistir novamente..

    ResponderExcluir
  65. Eu assisto séries românticas para sair dessa sociedade onde tudo é descartável.Estava amando Intersection, o amor da Naz com o Ali nejat e aí surge uma ex do passado e ele descarta um amor maduro.Sei lá fiquei muito decepcionada. Começou maravilhosa com um encontro na Itália, ele indo atrás dela e ela resistindo e pra depois morrer e ele ficar com a ex. Muito triste.Perdi a vontade de assistir
    Me recomendem só se tiver uma história linda com um amor que vai do inicio ao fim.Já basta o que vemos no dia dia.Tudo descartável, até os sentimentos .

    ResponderExcluir
  66. Estou no capitulo 37, amando, super mega apaixonada na história.

    ResponderExcluir
  67. Série linda. Mas final triste . Ao refletir , tenho as seguintes conclusões: ela não confiou nele. Por mais que ele provasse e lutasse por seu amor . O final não poderia ser outro. Infelizmente!

    ResponderExcluir
  68. Acabei de assistir a Série. Chorei muito, me apaixonei pela Shura! Sofri com ela... no final fiquei decepcionada demais com o Seyit. Mesmo Shura tendo abandonado toda a sua vida por amor àquele homem... ele a deixou! A imaturidade e o orgulho os separou. A série deveria se chamar Orgulho e Preconceito, combinaria mais com o conteúdo. História baseada em fatos reais, imagina a vida que a pobre Shura levou?

    ResponderExcluir
  69. Acabei de ver a série e preciso desabafar! Estou arrasada pelo final de Sura, triste pelo sofrimento dela. Sofri como ela no dia do casamento se Seyt ... esperava por um milagre pra que ele não se casasse! Indignada pelo comportamento egoísta e orgulhoso do Seyt que escolheu por afastar Sura da vida dele! Ela o amou muito mais do que ele! Enfim, estou triste pelo final dos 2!

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO