Dica de Série: Norte e Sul (2004)

Dica de Série: Norte e Sul (2004)
Foto: Reprodução

Hello vintagers! Eu prometi para mim mesma que iria fazer mais posts sobre filmes e séries de época, principalmente adaptações de clássicos literários. O que mais tem são produções nesse estilo, e a maioria vale a pena indicar, ainda mais se forem as produções da BBC. Então vou começar por uma de minhas séries favoritas. 

Dica de Série: Norte e Sul (2004)
Foto: Reprodução

Confesso que eu não me sinto tão "digna" assim de falar sobre essa série, ainda não tive a oportunidade de ler o livro (#ShameOnMe), mas vou falar do mesmo jeito porque eu realmente amo essa estória, e vários leitores já disseram que a série está bastante fiel ao livro. O livro, para quem não sabe, é da maravilhosa Elizabeth Gaskell, uma das escritoras mais importantes do século xix. A primeira edição foi publicada em 1855 e se tornou um verdadeiro clássico não só por ser um romance, mas também por narrar os conflitos culturais da Inglaterra durante a Revolução Industrial.

Dica de Série: Norte e Sul (2004)
Foto: Reprodução

Sobre a série da BBC lançada em 2004
“Na Inglaterra vitoriana, o sul campestre e aristocrático vai entrar em confronto com o norte industrial,quando os Hales são obrigados a migrarem para a dura, fria e escura Milton. A atriz Daniela Denby-Ashe é Margaret Hale, uma jovem da classe alta que procura, com alguma relutância, deixar o idílico e pastoral mundo de Helstone e adaptar-se à nova vida numa cidade industrial do norte. Estranha aos costumes, regras e dramas sociais próprios de uma nova realidade, Margaret tem alguma dificuldade em compreender este mundo e aceitar os seus habitantes, especialmente os severos industriais, que governam as fábricas locais com mão de ferro. Mas o que começa como um mútuo desdém entre estas duas Inglaterras, norte e sul, vai transformar-se numa clássica história de amor entre Margaret e John Thornton (Richard Armitage), que irá superar todos os obstáculos e preconceitos.”
Norte e Sul narra o preconceito e diferenças sociais entre a aristocracia, que era acostumada a uma vida campestre no sul da Inglaterra, e os moradores da região norte, cuja população era mais rude e miserável. Margaret Hale que viveu toda sua vida no sul, agora é obrigada a se mudar para uma cidade industrial localizada no norte. Acostumada a uma vida calma, cheia de etiquetas e bailes, Margaret agora tem que lidar com essa nova realidade, tal como os atritos entre os habitantes, trabalhadores e os empresários donos de fábricas. 

Dica de Série: Norte e Sul (2004)
Foto: Reprodução

Margaret conhece John Thornton, um empresário dono de uma fábrica têxtil, que é amigo de seu pai. Nem preciso dizer que as diferenças entre ambos são gritantes não é mesmo? Ela não concorda com a forma com a qual ele trata os operários, mas ambos sentem uma forte atração. Quem já leu ou já assistiu alguma adaptação de Orgulho e Preconceito irá se familiarizar com algumas cenas, principalmente as cenas entre o casal. Margaret passa por várias dificuldades nas quais terá de rever seus conceitos e, principalmente, seus verdadeiros sentimentos.

Dica de Série: Norte e Sul (2004)
Foto: Reprodução

Dica de Série: Norte e Sul (2004)
Foto: Reprodução

A série, que é na verdade uma minissérie, possui somente quatro episódios. Foi lançada em 2004 pela BBC, que já é famosa por suas incríveis adaptações literárias. É claro que essa não é a primeira adaptação, mas a produção, fotografia, figurinos e os atores tornaram essa uma das mais queridas pelos fãs. Do ponto de vista histórico, é interessante ver a questão cultural e trabalhista, como o início das greves e formação dos sindicatos e o preconceito social. Confira o trailer e também a sinopse do livro para os interessados. E sim, o livro já esta na minha wishlist! 💜 



Sobre o livro:
O livro ‘ENTRE O NORTE E O SUL’, do original NORTH AND SOUTH  de Elizabeth Gaskell, é um romance que foi publicado em forma de livro pela primeira vez em 1855, sendo que já havia sido publicado inicialmente na revista literária “Household Words”, de propriedade de Charles Dickens, entre setembro de 1854 e janeiro de 1855 em 22 partes semanais. Conhecido inicialmente por “Margaret Hale”, teve alterado por pressão de seus editores para “North and South”, demonstrando melhor o tema geral do livro: o contraste existente entre o modo de vida da Inglaterra industrializada do norte e da Inglaterra rural e inocente do sul, em uma época fortemente marcada pela revolução industrial do século 19. Quando a história foi publicada como um livro em 1855, esta incluiu um prefácio afirmando que por causa das restrições do formato da revista, a autora foi incapaz de desenvolver a história como desejava e, deste modo, “várias passagens curtas foram inseridas, e vários novos capítulos adicionados”. O enredo do livro é um romance social que tenta demonstrar a vida e os conflitos existentes no norte industrializado dos meados do século 19, através das impressões de uma jovem nascida nas regiões rurais da Inglaterra. A heroína da história, Margaret Hale, é filha de um ministro religioso que se muda para a cidade fictícia de Milton, cujo modelo era a cidade de Manchester, onde Elizabeth Gaskell morou em companhia de seu marido. Lá Gaskell trabalhou em ações filantrópicas junto aos pobres da cidade e conheceu de perto as misérias das áreas industriais. Para a protagonista, o sul onde havia nascido simbolizava o idílio rural, o triunfo da harmonia social e do decoro, contrapondo-se com o norte e seu ambiente sujo, rude e violento. Na medida em que conhece a difícil realidade da população local, ocorre então a formação de novas amizades e uma crescente atração por Mr. John Thornton, dono de uma fábrica têxtil. Ela terá que rever seus preconceitos, chegando à madura aceitação de si mesma e de seus sentimentos. A mudança no estilo de vida choca Margaret que simpatiza profundamente com a pobreza dos trabalhadores e entra em conflito com John Thornton, o proprietário da fábrica têxtil local e amigo de seu pai. Após um encontro com um grupo de grevistas, no qual Margaret tenta proteger Thornton da violência dos manifestantes, os dois se apaixonam, entretanto, Margaret recusa o pedido de casamento de Thornton, por não concordar com a situação pelas quais seus funcionários passavam; mais tarde, ele a vê em companhia do irmão dela, confundindo-o com outro pretendente, e isso acaba por gerar outros conflitos não resolvidos. Margaret passa a acreditar que tinha perdido o afeto de Thornton e começa a vê-lo com outros olhos, o que eventualmente os leva a um novo reencontro.”
Como não fangirlar com Mr. Thornton e seu "look back at me"? hahaha 💜




Siga também no: Facebook Instagram | Pinterest | Skoob Tumblr Bloglovin 

Comente com o Facebook:

30 comentários

  1. Nossa...eu tenho essa série e tinha esse livro, mas dei de presente para a professora de Literatura Inglesa da Faculdade, muito querida... Agora vou comprar a edição da Pedra Azul... Amooooo a história!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero muuuito ler esse livro Nádia, ainda não tive oportunidade mas está na lista de "prioridades clássicas", rsrs. Beijos!

      Excluir
  2. Que bacana essa serie, adorei as roupas! Fiquei curiosa para ver também!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    ResponderExcluir
  3. já AMEI a indicação, adoro series historicas assim, quero ver com certeza!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de filmes assim antigos, acho lindo!
    O livro eu não li e também não vi a série, difícil eu falar....só quero assistir rsrs

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  5. Oi Pri
    So de ver o enredo já fiquei louca para assistir, tenho certeza que irei gostar. Achei a série bem curta.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que poderia ter tido mais episódios, rs. Obrigada pela visita Nessa. Beijos!

      Excluir
  6. Nossa, deu muita vontade de assistir! Amo séries e filmes de época! Pena que só tem 5 episódios.

    www.pausaproretoque.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, gostaria que houvessem mais episódios. Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Priscilla
    Eu não conhecia essa série, parece ser muito boa. Ainda mais por se passar na época da Revolução Industrial. Já quero assistir, mas antes pretendo comprar o livro. Hahaha
    Gostei muito dessa dica!
    Beijos <3
    https://www.youtube.com/gemanas
    http://gemanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meninas, fico feliz que tenham gostado. Beijos!

      Excluir
  8. Eu não sabia do livro!
    Tive que assistir a série quando estava estudando cultura da lingua inglesa, para entender um pouco mais das revoluções industriais e sou apaixonada por essa curta série! Agora terei que procurar o livro!!!
    A Bela, não a Fera | Youtube Channel | Vem conversar comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Pedra Azul relançou esse livro Bela, também preciso ler. Beijos :*

      Excluir
  9. Nossa que coisa mais linda! As séries da BBC são fantasticas, muito bem desenvolvidas e com um preciosismo incrível. Eu não vi a série, mas certamente assistirei, seu post me aguçou mto! Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A BBC arrasa nas produções, tenho vontade de assistir tudo que eles lançam relacionado à produções de época. Obrigada pela visita. Beijos!

      Excluir
  10. Tudo que é antigo ou de época eu amo, era um tempo tão bonito as mulheres sempre muito elegantes, acho que nasci no tempo errado haha

    ResponderExcluir
  11. Uau,
    Nunca assistir assim , espero chega que NETFLIX, riso.
    Só é eu não curto de filme de antigo, mas eu gostei esse mesmo!! ☺️
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se a série está no netflix, vou conferir. Beijos!

      Excluir
  12. Nossa, já fiquei querendo horrores assistir essa minisérie!! Amo filmes, livros, etc de época. E a fotografia e o figurino desta parecem muitos bons.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ainda não assisti a serie ,mas li o livro .
    Eu também achei a relação do casal principal parecido com o de "Orgulho e preconceito".Amei a comparação.
    Minha amiga viu a série e pelo que ela falou realmente é bem fiel.

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algumas partes estilo "Orgulho e preconceito", vale a pena conferir a série =D Beijos!

      Excluir
  14. Oi pri!
    Olha que arraso! Não conhecia a serie, mas toda essa vibe retro é pra deuxar doido qualquer amante do estilo *-*

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. A BBC tem produções incríveis, amo séries épicas que nos mostram os costumes de uma determinada época. Essa já entrou na minha lista. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO