Minha experiência com Blog + Dicas para quem está começando

Minha experiência com Blog + Dicas para quem está começando

No mês de Maio meu blog completou 9 anos de atividade, porém tecnicamente ele já possui mais de 10 anos de estrada💗. Eu comecei com esse formato de blog (com dicas de moda, beleza, universo feminino e conteúdo sobre cultura vintage/retrô) pela primeira vez em 2006, e desde então esse tem sido o caminho que tenho seguido. Um caminho cheio de desafios, aprendizado e coisas boas. Tudo começou com uma simples necessidade de colocar para fora todas as ideias e informações que eu tinha vontade de ver em algum lugar mas não encontrava, principalmente curiosidades sobre moda retrô e cultura vintage - na época que comecei eram pouquíssimos blogs seguindo essa vertente. 


Minha experiência com Blog + Dicas para quem está começando
{imagem via}

Eu estou na blogosfera desde 2004 e praticamente acompanhei em tempo real o crescimento e transformação dos blogs, do famoso "cantinho virtual" a uma poderosa mídia de compartilhamento e crianção de conteúdo que influenciam e agregam valor. Começar um blog como hobby e ver ele crescendo aos poucos e meio que se moldando sozinho, ficando cada vez mais profissional, é  realmente incrível. Principalmente por ser algo que a gente gosta e sente prazer em fazer. Todas as conquistas (por menor que elas sejam) se tornam grandes acontecimentos na vida de um blogueiro. São elas que nos motivam a prosseguir e não desistir mesmo nos momentos de dificuldades, desânimo ou o temido bloqueio criativo.

Sim, o desânimo bate diversas vezes mas eu só quero te dizer que isso é normal. Em 2013 eu estava quase desistindo de tudo, foi então que percebi que precisava mudar um pouco se quisesse continuar no universo dos blogs. Eu senti necessidade de colocar outra figura em destaque além das divas de hollywood, modas e manias, fatos históricos ou dos filmes antigos que eu falava. A figura que eu senti necessidade de incorporar ao meu blog era eu mesma, e para isso acontecer foi um processo lento, cheio de aprendizado e principalmente: autoconhecimento e aceitação. Acho que dentre todos os benefícios e conquistas que tive através deste blog, esses dois certamente foram os mais significativos. Sempre fui extremamente tímida e com sérios problemas de baixa autoestima. O blog me ajudou e continua ajudado muito a mudar e crescer como pessoa. 😃

Uma das coisas mais legais que a blogosfera me trouxe foram as amizades de várias pessoas que se tornaram muito especiais na minha vida. Além do fato de poder atingir pessoas de forma positiva. De vez em quando recebo mensagens de apoio e elogio sobre o conteúdo aqui do blog. Isso não tem preço! 💜

Se você está começando um blog ou pretende criar um, separei 5 dicas básicas que irão te ajudar. Essas dicas não são novidade para alguns, acredito que muitos outros blogueiros também já devem ter indicando esse passo a passo, porém considero essas etapas muito importantes não só para quem está iniciando um blog mas para quem já está há um tempo na ativa.

Minha experiência com Blog + Dicas para quem está começando
{imagem via}

1) Foque em um segmento/nicho: Meu blog sempre foi um mix de conteúdo, mas falo de coisas que estão relacionadas, como moda e beleza. É muito importante ter propriedade, e acima de tudo interesse, sobre o tema que você está trabalhando, seja ele: beleza, fitness, moda, literatura, gastronomia, tecnologia, maternidade, casamento, etc. Foque em um nicho do qual você tenha afinidade e verdadeira paixão. Caso ainda não saiba muito sobre o que está falando, lembre-se que conhecimento é a chave, por isso tente investir em cursos e busque estar sempre atualizado. Felizmente o Google e o Youtube são grandes aliados para o nosso aprendizado. 

2) Invista em um domínio próprio + hospedagem: Ter um domínio próprio, seja ele ".com" ou ".com.br" é essencial pois transmite profissionalismo e identidade própria. Ao criar um blog ou site você também irá precisar de um local para hospedar o seu conteúdo (imagens, vídeos, arquivos). Se você pensa em desenvolver um blog e procura uma plataforma mais profissional que o Blogger como por exemplo o Wordpress, eu recomendo que sigam o tutorial de como montar um blog desenvolvido pelo Hostinger, uma plataforma que oferece serviços de hospedagem e registro de domínios. O tutorial é super simples, fácil e cheio de dicas para quem está começando. 

3) Crie um bom layout e identidade/logo próprio: Se um domínio é importante, imagine o layout. No início eu fiz tudo sozinha e até um determinado momento consegui "me virar" e desenvolver alguns layouts que não me agradavam 100%, mas me atendiam. Após um tempo eu comprei um layout, e por saber ilustrar e usar algumas ferramentas de edição de imagem, eu mesma desenvolvi a identidade visual do blog. Mas se você não souber criar layout ou coisas do tipo, não se desespere. Existem vários tutoriais que podem de ajudar. Você também pode buscar ajuda de um profissional que possa desenvolver sua marca visual.

4) Seja criativa(o) e comece a produzir conteúdo: Pode parecer simples mas não é nada fácil criar conteúdo novo e diferente quase todo dia. Na verdade é desafiador. Como falo muito sobre moda, adoro buscar inspirações no Tumblr e Pinterest. Se você quer falar sobre culinária ou beleza, o Youtube é o melhor lugar para você buscar referências, e assim por diante. A sua experiência pessoal também conta muito, por isso fale de coisas que você realmente goste e te inspiram. Uma vez que você encontre um caminho, será muito mais fácil desenvolver conteúdo relevante. Faça anotações, user planners e agendas, sempre escreva todas as ideias num papel. Assim será mais fácil se organizar.

5) Tenha respeito pelo trabalho alheio: É comum a gente se inspirar em alguém. Podemos usar partes do conteúdo de terceiros como textos, imagens ou vídeos, e desde que citemos a nossa fonte não há problema algum em buscar referências externas. Mas sempre respeite o trabalho da coleguinha e nunca jamais se aproprie de algo que não foi feito por você. 

Minha experiência com Blog + Dicas para quem está começando
(imagem via pinterest)

Trabalhar com um blog abrange outras tarefas e deve-se levar em conta quais são as melhores formas de divulgar esse conteúdo e como ser visto nos mecanismos de buscas. Mas isso é tema para um outro post. A essa altura do campeonato você já deve saber que as redes sociais são essenciais nesse meio por servirem como apoio, por isso não se esqueça de criar perfis nas redes sociais para o seu blog, e também um e-mail próprio, de preferência sigam o mesmo modelo/nome do seu blog para facilitar sua identificação e busca. 

E por último e não menos importante: Todos nós passamos ou passaremos por momentos de dúvidas em relação ao nosso querido blog, sem saber ao certo se está valendo a pena permanecer nesse meio. Eu sempre falo para as minhas amigas que o que chamamos de sucesso é algo muito relativo e está ligado aos nossos sonhos. O que é o sucesso para você ou para mim? até aonde você quer chegar e quais são suas metas e objetivos? Pensem nisso tudo com muito carinho, mas nunca se esqueçam: à partir do momento que você faz algo que gosta, é verdadeira consigo mesma e com seus leitores e parceiros/clientes, essa experiência será positiva e todos sairão ganhando, principalmente você. Por tanto não desista do seu sonho! 😉

Não importa se o nosso blog é pequeno ou se ele está no comecinho, uma vez que você faz tudo com amor e dedicação, garanto que ele fará diferença na sua vida como fez na minha. Espero que tenham gostado das dicas. Caso queiram mais posts com essa temática deixem sugestões aí nos comentários. Beijos! 💋



Siga também no: Facebook Instagram | Pinterest | Skoob Tumblr Bloglovin 

Comente com o Facebook:

14 comentários

  1. Olá!!!
    Eu desde que tenho um blog sinto que cresci muito mais, sinto-me uma pessoa mais matura e tenho uma maneira de ver diferente do que tinha!
    Um salva vidas sem dúvida <3 adorei o teu post! Tenho a certeza que quem quiser criar um blog vai sentir muita ajuda vinda deste post!! <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog ajuda muito mesmo. Obrigada pela visita. Beijos!

      Excluir
  2. Parabéns!! Adorei o primeiro banner! o meu é cultural, eu falo da minha vida cultural. eu aborrecia muito os próximos pq é uma delícia dividir o q vemos. no blog há público pra cada tema cultural. é bem interessante. é óbvio q qd falo de um filme bem popular, aí chovem comentários. e qd falo de música clássica, uma das minhas paixões, tem menos interação. mas não ligo pq o propósito não é quantidade e sim poder dividir. eu adoro o seu cantinho e as fotos ilustrarem de forma fofa a postagem. eu tb falava pouco a meu respeito. hj em dia é possível achar dicas da minha personalidade no meio da postagem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pedrita, fico feliz que tenha gostado. É ótimo poder nos expressar através deste espaço e poder compartilhar gostos em comum com outras pessoas =) Beijos!

      Excluir
  3. Amei ler sua história, li tudo até o fnal, pq gosto muito do seu blog, e achei as dicas super válidas Pri, também estou há muito tempo na blogosfera, e só agora meu blog ficou com uma cara bem mais profissional.A gente vai mudando mesmo, pra adaptar as coisas que gostamos com o que o nosso publico gosta de ver. Amei o post!

    Beijos, Gi.
    www.blogdicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, a gente vai mudando e se readaptando. Acho que muitos começaram assim né? =D Beijos!

      Excluir
  4. Adorei as dicas, Pri! Eu estou procurando um lugar para fazer a hospedagem do blog agora! xD
    E sobre nicho, é uma coisa que eu sempre soube o que queria, por isso não tive dificuldade quanto a isso!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nicho foi mudando com o tempo, hoje é bastante eclético mas todos os temas tem uma ligação - moda, beleza, coisas retrô, etc. Beijos!

      Excluir
  5. eu tbm tive um blog pessoal lá por 2004 e tenho o tofu desde 2009, é mt tempo blogando né, tem que ter MUITO amor envolvido, suas dicas são ótimas pra quem está começando

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a gente tem que amar MUITO um blog pra mante-lo durante tantos anos. Somos guerreiras! kkkk Beijos!

      Excluir
  6. Hey Pri
    Que legal saber mais sobre sua história na blogosfera.
    Seu blog está lindo, parabéns!
    Te seguindo por aqui
    Beijos
    Blog É da Rosa🌷Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Lu, seja bem-vinda =)
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Pri,
    Ótimo post. diferente da maioria das blogueiras, meu blog é o meu primeiro blog. Eu nunca tinha tido nenhuma experi~encia antes e sequer sabia como funcionava um blog. Tem horas que desanimo e desanimo pq as blogueiras que começaram na minha época, a maioria, já desistiu. Meu blog está com 9 anos e quaqndo comecei era uma interação entre amigas blogueiras, mas elas se foram e eu fiquei...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal esse desânimo, mas eu também tive várias amigas no início. Algumas continuam com blog até hoje e outras deixaram os blogs mas continuaram me acompanhando. Fico feliz que tenha gostado, Betty. Beijos!

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO