Edwardian Fashion Style: Titanic!


Luxo e elegância.  Em 1912 a primeira classe embarcou no luxuoso navio carregando vários baús e malas cheios de roupas, jóias, tecidos e riquezas da época.

Eu fiquei muito curiosa a respeito da história que para mim, no auge dos meus 11 anos, era uma novidade. Uma história triste que a humanidade não consegue esquecer sobre uma época que marcou .

Mas eu vou ressaltar alguns pontos que também despertaram meu interesse e busca por conhecer mais sobre épocas passadas, no caso a vestimenta deste período (Período Eduardiano ). Lê-se também o texto sobre Gibson Girls. As peças em sua maioria eram a última moda em Londres e Paris.

As tendências Européias sugeriam que a mulher usava vestido de tecidos com cores neuras (cinza, chumbo, verde) que as poucos foi mudando e seguindo tendências  vindas da Ásia. Deve-se lembrar a importância de uma postura firme, elegante que só poderia ser possível com o uso contínuo do corset.
Vogue Magazine: Janeiro de 1912



Detalhe para os babados e rendas. Lindo!
Corset Eduardiano


Por de baixo dos vestidos, corseletes que ao mesmo tempo marcavam a cintura, elevavam os seios e comprimiam os quadris, delicadas anáguas e lingeries de seda e bordados, algumas peças em tamanho de vestido. Apesar de tantos adereços os vestidos eram feitos com tecidos leves que sugerissem delicadeza.

Tecidos de algodão, cetim com drapeados, rendas, algodão com rendas. Túnicas em sedas, corpetes, saias. (destaca-se a forte tendência de cores e tecidos asiáticos que foi sendo introduzida aos poucos). De fato foi um período onde a alta costura estava em destaque.
Moda do Dia – Chá e Passeios: Os vestimenta do dia traziam vestidos de cores leves como rosa e azul em sedas e rendas com botões em destaque. Chapéus as famosas sombrinhas, luvas pequenas. Também havia conjuntos e sais eram comuns em atividades ao ar livre. Os penteados eram feitos em formato de ondas cachos e tranças, tampando as orelhas. O uso de tiaras também era muito comum.

Moda da Noite - O Jantar: O evento social mais elegante no Titanic era o jantar. Vestir-se bem para o jantar era um ritual onde damas e cavalheiros faziam questão de seguir a tendência da época com muito, muito luxo e estilo.

Vestimenta ideal para a hora do chá!

 
Vestimenta ideal para a hora do jantar



As mulheres: usavam vestidos de noite com as características mencionadas acima, porém evitavam o uso do chapéu e óbvio, dispensavam as charmosas sombrinhas. Eram leves de tecidos como seda e chiffon . Ao contrário, usavam longas luvas e cores mais neutras. Também havia um destaque especial para suas jóias estrategicamente escolhidas para a ocasião. Você deveria ostentar luxo e poder sem parecer algo exagerado.  

Penteados da mulher Eduardiana que usava chapéus com plumas e tiradas com flores
Os Homens: O gosto dos homens também estava em destaque na época. Os homens também transmitiam uma silhueta mais nobre . Uma vestimenta formal masculina incluía o uso de casacos de calda andorinha sempre combinando com as calças. Xales brancos, coletes, camisas brancas, luvas brancas.  



O casal perfeito em termos de elegância.

A baixo, dois dos meus modelos favoritos usados por kate Winslet no filme Titanic. Os botões em destaque me hipnotizam!



Vestido de Gala: Brilho

Separei videos interessantes sobre o tema, alguns divertidos para ilustrar melhor o que tentei transmitir. Espero que gostem! ;)




Fonte da maioria das imagens e algumas referências:

Ufa! agora sim o texto Edurdiano correto,  hehehe. Assim que for possível, eu posto também o texto Vitoriano correto. Thanks to Denair kalb ;)
Beijinhos!

Comente com o Facebook:

3 comentários

  1. Sempre fico muito feliz quando vejo alguém falando sobre moda histórica em língua portuguesa! Sei que o número de textos sobre o assunto em língua inglesa é infindável, mas em português tem poucos.

    ResponderExcluir
  2. Quem se interessou pelo assunto e tem dificuldade ou até mesmo preguiça para ler as referências em inglês, pode conhecer mais sobre a moda da época em http://www.picnicvitorianocwb.com/search/label/Moda%20Eduardiana ou em http://modadesubculturas.blogspot.com.br/2010/05/seculo-xix-parte-3-belle-epoque-e-era.html. Indico! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, que lindo esse post! Adorei as fotos, acho a moda dessa época maravilhosa, e quando penso em um vestido elegante minha inspiração é essa época. Fico pensando quanto custaria um vestido desses na época, se a passagem para a 1ª classe no Titanic custava mais de 40 mil dólares (valor atualizado).

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO