Luxo e elegância. Em 1912 a primeira classe embarcou no luxuoso navio carregando vários baús e malas cheios de roupas, jóias, tecidos e riquezas da época.
Eu fiquei muito curiosa a respeito da história que para mim, no auge dos meus 11 anos, era uma novidade. Uma história triste que a humanidade não consegue esquecer sobre uma época que marcou .
Mas eu vou ressaltar alguns pontos que também despertaram meu interesse e busca por conhecer mais sobre épocas passadas, no caso a vestimenta deste período (Período Eduardiano ). Lê-se também o texto sobre Gibson Girls. As peças em sua maioria eram a última moda em Londres e Paris.
As tendências Européias sugeriam que a mulher usava vestido de tecidos com cores neuras (cinza, chumbo, verde) que as poucos foi mudando e seguindo tendências vindas da Ásia. Deve-se lembrar a importância de uma postura firme, elegante que só poderia ser possível com o uso contínuo do corset.
Vogue Magazine: Janeiro de 1912 |
Detalhe para os babados e rendas. Lindo! |
Corset Eduardiano
Tecidos de algodão, cetim com drapeados, rendas, algodão com rendas. Túnicas em sedas, corpetes, saias. (destaca-se a forte tendência de cores e tecidos asiáticos que foi sendo introduzida aos poucos). De fato foi um período onde a alta costura estava em destaque.
Moda do Dia – Chá e Passeios: Os vestimenta do dia traziam vestidos de cores leves como rosa e azul em sedas e rendas com botões em destaque. Chapéus as famosas sombrinhas, luvas pequenas. Também havia conjuntos e sais eram comuns em atividades ao ar livre. Os penteados eram feitos em formato de ondas cachos e tranças, tampando as orelhas. O uso de tiaras também era muito comum.
Moda da Noite - O Jantar: O evento social mais elegante no Titanic era o jantar. Vestir-se bem para o jantar era um ritual onde damas e cavalheiros faziam questão de seguir a tendência da época com muito, muito luxo e estilo.
Vestimenta ideal para a hora do chá!
Vestimenta ideal para a hora do jantar
As mulheres: usavam vestidos de noite com as características mencionadas acima, porém evitavam o uso do chapéu e óbvio, dispensavam as charmosas sombrinhas. Eram leves de tecidos como seda e chiffon . Ao contrário, usavam longas luvas e cores mais neutras. Também havia um destaque especial para suas jóias estrategicamente escolhidas para a ocasião. Você deveria ostentar luxo e poder sem parecer algo exagerado.
Os Homens: O gosto dos homens também estava em destaque na época. Os homens também transmitiam uma silhueta mais nobre . Uma vestimenta formal masculina incluía o uso de casacos de calda andorinha sempre combinando com as calças. Xales brancos, coletes, camisas brancas, luvas brancas.
A baixo, dois dos meus modelos favoritos usados por kate Winslet no filme Titanic. Os botões em destaque me hipnotizam!
Ufa! agora sim o texto Edurdiano correto, hehehe. Assim que for possível, eu posto também o texto Vitoriano correto. Thanks to Denair kalb ;)
Beijinhos!
Sempre fico muito feliz quando vejo alguém falando sobre moda histórica em língua portuguesa! Sei que o número de textos sobre o assunto em língua inglesa é infindável, mas em português tem poucos.
ResponderExcluirQuem se interessou pelo assunto e tem dificuldade ou até mesmo preguiça para ler as referências em inglês, pode conhecer mais sobre a moda da época em http://www.picnicvitorianocwb.com/search/label/Moda%20Eduardiana ou em http://modadesubculturas.blogspot.com.br/2010/05/seculo-xix-parte-3-belle-epoque-e-era.html. Indico! Beijos
ResponderExcluirAh, que lindo esse post! Adorei as fotos, acho a moda dessa época maravilhosa, e quando penso em um vestido elegante minha inspiração é essa época. Fico pensando quanto custaria um vestido desses na época, se a passagem para a 1ª classe no Titanic custava mais de 40 mil dólares (valor atualizado).
ResponderExcluir