Dica de Filme: O Violinista do Diabo (The Devil's Violinist, 2013)

Photo via

Hello darlings, tudo bem? Peço desculpas pelo meu sumiço, tenho estado um pouco ocupada mais que de costume e quase não tenho aparecido para postar e muito menos para visitar meus blogs favoritos. Quero desde já agradecer a todos que seguem a fanpage do blog no facebook (essa semana ultrapassei os 1000 likes, wow!) e também quero agradecer quem sempre visita, comenta e segue o blog. Para mim, isso é o mais importante sempre, ver a participação de vocês aqui na minha humilde casinha. O nosso pequeno grupo Vintage & Retrô Bloggers no facebook está crescendo e ficando cada vez melhor! Muito obrigada a todas que participam e que se identificaram com a proposta do grupo. Agora chega de enrolação, vamos ver a dica de filme de hoje: 
Foto: Divulgação

Eu já estava querendo falando sobre esse filme. Quem me conhece sabe que sou apaixonada pelas obras do Niccolò Paganini e que  também sou uma grande fã do violinista Alemão David Garrett. Quando eu soube no início do ano passado que ele estava envolvido na produção de um filme sobre a vida e obra de Paganini eu fiquei super ansiosa, imaginem: Ver seu violinista favorito interpretado seu compositor favorito? Não dá para explicar a emoção. Porém antes de falar do filme, acho coerente falar sobre quem foi Niccolò Paganini. Sei que muitas pessoas não conhecem, mas certamente já devem ter ouvido falar do lendário Violinista do diabo.

Foto: Reprodução

Quem foi Paganini? Niccolò Paganini foi um dos maiores compositores da história e também o maior violinista de todos os tempos. Um verdadeiro Violinista Virtuoso. Ele nasceu em Gênova na Itália no ano de 1782 e os mistérios sobre sua vida são um tanto quanto sinistros e ao mesmo tempo fascinantes. Ele não só revolucionou a arte de tocar violino e suas técnicas, como se tornou uma das maiores influências para outros compositores, músicos e tem sido assim até os dias de hoje. Grandes nomes da música atual e do passado tiveram Paganini como inspiração, quer um exemplo? O Heavy Metal e a música clássica caminham juntos, muitas bandas e músicos desse estilo se inspiram nas técnicas e repertório erudito incluindo as obras do Paganini. Pode-se dizer que ele era o Jimmy Hendrix do violino (e isso não é só uma opinião minha e sim de todo mundo). Mas não foi fácil chegar nesse status, ele teve uma infância difícil, sendo constantemente obrigado a estudar pelo seu Pai, que não lhe deu uma educação muito fácil castigando duramente o menino a cada erro. Suas primeiras apresentações já demonstravam que ele era de fato uma criança prodígio, assim como também foi o Mozart. Alcançou fama ainda muito jovem, mas sempre levou uma vida boemia, gastando muito dinheiro com mulheres e jogos. Várias vezes chegou a penhorar seu próprio violino para pagar dívidas de jogos, mas felizmente ele conseguiu se livrar do vício. 

Escultura do rosto de Paganini - via

Concerto para Violino e Orquestra n. 1

Paganini se apresentou nos melhores palcos da música: Áustria, Alemanha, França e claro, seu país de origem. Grandes compositores como Chopin, Schubert e Schumann estiveram na plateia em algumas dessas ocasiões (Inclusive achei super interessante que em um filme que assisti sobre a vida e obra de Robert Schumann a uns 10 anos atrás, lembro de uma cena em que ele e outros músicos estavam no teatro assistindo a uma das apresentações de Paganini e Schumann dispara: “Eu vou ser o Paganini do Piano.”). Sua execução de violino era espetacular e não havia ninguém que não ficasse impressionado com tal técnica e sonoridade. Ele era capaz de tocar 12 notas por segundo e esse é o tempo que a maioria dos músicos leva para ler 12 notas (sinceramente ainda não havia parado para pensar em quantas notas eu leio por segundo e nem quantas eu consigo executar, melhor deixar queto). A técnica de memorização de Paganini é outro talento indiscutível. Ele simplesmente subia no palco e tocava, todo o repertório já havia sido memorizado. (Não bastasse revolucionar a técnica do violino, ele também tinha que revolucionar a técnica de memorização musical, esse é o cara!)

Foto: Reprodução

Capricho N. 1 e 2

Ainda criança Paganini contraiu sarampo e foi dado como morto. Em função disso teve várias complicações e uma saúde frágil que foi piorando com o passar dos anos até chegar na vida adulta e morte em 1840. Segundo Castil-Blaze, ele era muito pálido, tinha traços fortes e marcantes, cabelos longos e ondulados, nariz pontiagudo e olhos como os de uma águia. Sua aparência era um tanto quanto assustadora. Não era um homem bonito, era extremamente magro e mesmo assim vivia cercado por mulheres e teve várias amantes. Na verdade Paganini passou a vida toda lutando contra uma doença que fazia com que ele não conseguisse dormir e não pudesse comer direito. Sem contar que ele sofria de tuberculose, mas isso tudo foi o suficiente para que as pessoas achassem que ele havia feito um pacto com o Diabo. Logo Paganini se tornou uma lenda viva, porém pelo seu talento e aparência muitas pessoas tinham medo de ir a uma de suas apresentações. As pessoas o evitavam e se benziam se tocassem acidentalmente no filho do diabo. As lendas que envolvem o nome dele não pararam por aí, existem relatos em que até ele mesmo expõe em uma carta onde diz que durante execução de uma de suas peças, alguém teria visto o diabo no seu cotovelo, guiando toda a execução do instrumento e que esse ainda tinha chifres. As pessoas diziam que as cordas de seu violino teriam sido confeccionadas com os cabelos do diabo.

Foto: Reprodução

Sonata n. 4 em A maior!

Paganini passou a incorporar todas aquelas histórias e fazer daquilo seu próprio marketing pessoal. Ele era visto constantemente em apresentações usando uma capa preta, até mesmo o cenário de suas apresentações sempre continha pouca luz. Sua carruagem era guiada por cavalos negros. Em suas apresentações ele aparecia do nada no meio do público e caminhava até o palco causado susto na multidão. Ele tocava fazendo movimentos com seus longos cabelos cacheados. Em determinado momento da apresentação ele cortava três das quatro cordas do violino (E, A e D) e tocava somente com a corda Sol (G) para espanto de todos. Aquilo tudo só serviu para aumentar sua popularidade, pessoas pagavam valores altíssimos para ver uma apresentação de Paganini, ele era como um Rockstar da época (ou popstar se preferir). Ele fazia tudo aquilo pelo simples prazer de causar, essa que é a verdade. Foi de fato um rebelde, bizarro e controverso músico, e que apesar de tudo, deixou seu legado como um grande compositor e mestre das técnicas do violino, mostrando ser um homem à frente de seu tempo. Em 1840 ele fica muito doente, e mesmo debilitado se recusou a receber a visita do Bispo e em função disso a Igreja Católica recusou-se a enterrá-lo como santo, de acordo com as normas da igreja. Somente depois de alguns anos seu filho, que foi apelar diretamente para o Papa, teve permissão para enterrar o corpo do pai. Seu túmulo recebe visitantes do mundo todo. Seu violino, o Cannone, fabricado por Giuseppe Antonio Guarneri em 1743, é uma verdadeira obra de arte e se encontra exposto no museu de Gênova na Itália. Caso queira ler mais sobre a vida e obra de Paganini, recomendo que leia esse artigo de onde retirei algumas referência. Fontes: A boa e velha Wiki e o www.paganini.com.br

Túmulo de Paganini - Fonte: Arte Cemiterial

Túmulo de Paganini - Fonte: Arte Cemiterial

Cannone, o violino do Paganini feito por Giuseppe Antonio Guarneri em 1743. Paganini teria ganho esse violino em 1802 - via

Foto: Reprodução

Sobre o Filme: No filme David Garrett interpreta o Paganini. O filme explora bem o lado fantasioso e sedutor da vida de Paganini e seu suposto pacto com o diabo. Fica claro como ele era tratando como um verdadeiro Rock star enquanto que todas as mulheres se jogavam à seus pés (que hoje em dia são conhecidas como groupies, haha) e ao mesmo tempo deixava muitos homens morrendo de inveja e querendo descobrir o segredo do seu talento. Apesar do David ter sofrido duras críticas em relação à sua atuação e aparência (pois convenhamos, ele não se parece em nada com o Paganini fisicamente falando), eu gostei do filme e de ver o quanto ele se dedicou para viver um compositor de quem ele também é um profundo admirador. Diferente de outros filmes sobre a vida de Paganini (e/ou de qualquer outro músico) em que o ator era supostamente idêntico, mas simplesmente estava "dublando", fazendo uma encenação. Levei todos esses fatores em consideração quando fui assistir a primeira vez. Pode não ser um dos melhores filmes sobre a vida e obra de um compositor de todos os tempos, mas é totalmente válido e eu gostei muito de ver o David como Paganini.

La Campanella Op. 7 - David Garrett interpretando Paganini aos 14 anos de idade. Essa música faz parte de um CD lançado só com canções do Paganini tocadas pelo David.

Cena do filme - via

David & Paganini - via

Trailer do filme "The Devil's Violinist"

"Lo Ti Penso Amore" é uma das canções mais lindas do filme e também o tema principal.

Mais uma cena do filme em que Paganini (David Garrett) Interpreta o famoso Capricho n.24

Foto: Reprodução


As obras de Paganini são em maioria repertório para violino, mas ele também compôs sonatas e concertos para outros instrumentos como violão e também quarteto de cordas. Vale a pena conferir se você curte música clássica ou se simplesmente está buscando algo diferente e fora da sua zona de conforto. Espero que tenham gostado do post de hoje e se tiverem visto o filme, deixe sua opinião. Eu adoro ler os comentários de vocês sempre. Peço desculpas se o post ficou muito grande, eu me empolgo. É o que acontece toda a vez que falo de uma coisa da qual eu gosto muito. Sei que estou devendo alguns posts como os da minha R.A e outros temas que dependem de tempo para realizar pesquisas, mas em breve tudo volta ao normal (se a minha internet permitir). Não se esqueça de participar do SORTEIO!! ...Beijinhos!! 

#Sorteio: Cereja & Chantilly em Parceria com o Blog Vintage Pri!


Hello Darlings! Sorteio lindo em parceria com a loja Cereja & ChantillyMas antes de falar do sorteio quero que vocês conheçam a marca, que tal? Cereja & Chantilly é especializada em acessórios para cabelo confeccionados artesanalmente. Segundo a Deise dona da marca,  ela sempre foi apaixonada por lacinhos e acessórios para cabelo, mas sempre teve dificuldade de encontrar os acessórios que ela queria. Então ela juntou o útil ao agradável e hoje confecciona e vende seus próprios acessórios. Se você ama coisas delicadas no maior estilo Pin-up de ser, vai se apaixonar por esses laços, faixas e presilhas e na variedade de estampas que ela usa. Além de lindos e bem feitos eles dão aquele toque deliciosamente retrô ao seu look! Separei abaixo várias imagens maravilhosas para vocês :)


Começando pelo item que faz jus o nome da marca, lacinho de cereja! ♡ www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

Uma variedade incrível de laços com estampas cada uma mais linda que a outra - www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

E mais alguns lacinhos..... www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

Também tem vários modelos de faixas, como essa dourada ♡ www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

Amei essa de caveirinhas ♡ www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

Um laço perfeito para um look mais romântico! - www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

Para as sailors de plantão ;) - www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

Novidades: Bandanas!! www.facebook.com/cerejachantillyacessorios

Contato: Facebook / e-mail: cereja.chantilly@hotmail.com.br

Agora vamos ao nosso Sorteio!!!
Imagem oficial do sorteio!

A Cereja e Chantilly em Parceria com o Blog Vintage Pri está sorteando esse lindo Lacinho Vintage Floral azul
Leias as regras abaixo:
  • Curtir a fanpage Cereja e Chantilly no facebook:  link AQUI!
  • Curtir a fanpage  do Blog Vintage Pri : Link AQUI!
  • Clicar em quero participar na aba promoções do sorteie.me: Link AQUI!
  • Compartilhar a imagem oficial do sorteio (publicamente): Link AQUI e PRONTO!!!
OBS: Não serão aceitos perfis feitos somente para participar de sorteios!

O sorteio começa hoje e será realizado no dia 16 de Novembro. Já está participando? Deixe um comentário ;)... Participem e Boa Sorte!!



#NailsOfTheWeek: Outubro Rosa


Esse ano eu fiz questão de falar sobre a importância do Outubro Rosa aqui no blog, coisa que até então eu não havia feito. Ano passado perdi uma pessoa muito querida, que durante anos lutou contra o câncer de mama. Ela foi minha professora no primário, se tornou muito amiga da minha mãe e da minha tia. Conseqüentemente também se tornou mais do que apenas uma professora, e mesmo depois de anos (muuuuitos anos), nós nunca perdemos o contato. É triste pensar que ela se foi tão jovem, e vem aquele sentimento de: Poderia ter sido alguém da minha família, ou ate mesmo eu! Esse tipo de coisa a gente não escolhe, afinal de contas ninguém quer ficar doente. Mas nós temos a opção de fazer o exame preventivo, o que aumenta a possibilidade de cura quando diagnosticado precocemente conforme mostram diversas pesquisas. 

Essa campanha começou lá nos anos 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure em Nova York (gente, a década de 90 já pode ser considerada retrô, wow!) . A campanha tem como símbolo o laço cor de rosa e hoje se tornou uma campanha Global voltada para a prevenção do câncer de mama, doença que ainda atinge uma parcela considerável de mulheres no mundo todo. A importância da conscientização vem através do auto-exame, então: Faça o auto-exame! Pode ser feito no conforto da sua casa, e nunca exite em procurar ajuda médica. Acho bacana que a campanha ganhou uma força muito grande nas mídias sociais e muitas marcas e veículos abraçaram a causa.

Fonte da imagem aqui!

Eu queria muito ter feito algo especial em relação ao Outubro Rosa, mas por falta de tempo eu não pude fazer o que tinha planejado (tem a ver com costurices). Então outro dia visitando o blog Urbano & Retrô (um dos meus blogs favoritos ever) li um post que a Jell fez sobre a campanha e nesse post ela fez Nail Art. Achei super legal a ideia dela e resolvi fazer também, mas acho que terei que praticar um pouco mais para os meus coraçõezinhos ficarem iguais aos da Jell, a única coisa que sei fazer são essas flores (rsrs). Eu raramente uso esmaltes na cor pink (pra dizer a verdade, nunca uso), sei que que vai chamar atenção dos que me cercam e é uma boa oportunidade para falar sobre a campanha para amigas e familiares. Até agora a ideia deu certo, porque minha mãe foi a primeira a perguntar e eu proveite para falar com ela sobre a campanha e a importância de fazermos o auto-exame. A Renata do fofíssimo blog Mulher Vitrola fez uma ação super bacana em relação à campanha: O #PinkLipsDay! Clique aqui para saber mais detalhes e como participar!

Resultado da minha 'tentativa de Nail Art' especial Outubro Rosa. Gostaram??

Eu usei:
Duas camadas de esmalte Passe Nati na cor "Quero Muito ser Sexy" 
♡ Florzinhas com o Terça Happy Hour Color Trend da Avon e Rosa Romântico da Colorama
♡ Por último, passei uma mão de base extra brilho da Impala

Espero que tenham gostado do post de hoje e continuem levando a ideia à diante. Gostou do post? Você também fez algo especial? Deixe o link nos comentários. Beijos e tenham todos uma ótima quarta-feira!

Resumo da #ExpoMusic + Leitura da Vez!

Original pic via

Hello Darlings! Sei que estou atrasada quanto ao tema, desculpe pela demora em falar sobre a Expo Music, a verdade é que eu simplesmente esqueci. Eu deveria ter feito um post há algumas semanas atrás, não sei o que houve com a minha programação de postagens e daí acabei esquecendo. Pois bem, antes tarde do que nunca! Sei que estou remando contra a maré, uma vez que o assunto até então tem sido (ou foi) a Beauty Fair (Well....Quem sabe o ano que vem eu vou na Beauty Fair, veremos). Não tenho muita coisa para falar, apenas compartilhar algumas fotos e um resumão do que fiz no tempo que estive lá e também falar do que estou lendo.

Foi amor a primeira vista....pena que não pude tocá-lo (snif)

Eu fui no segundo dia do evento realizado no dia 20 de Setembro. Choveu no dia, fui super cansativo e por alguns problemas que tive não consegui chegar no horário que eu queria, então perdi algumas atrações, mas no final das contas valeu a pena. Eu tenho uma relação muito intimista com a música (quem me conhece sabe disso). Então estar em um ambiente onde o assunto é apenas e tão somente música e instrumentos musicais, é sempre uma ótima experiência. Os primeiros stands que visitei foram os de cordas. Logo de cara encontrei aquele que tem sido, ate então, o "homem dos meus sonhos": Um lindo Violino 4/4 meio avermelhado com verniz envelhecido. O case possuía um hidrômetro, exatamente o que estava procurando. Peguei informações com o fabricante, apesar de que o preço que ela me passou deve ser o de lojista. Eu fico só imaginando o dia em que terei um instrumento como aquele, afinal de contas sonhar não custa nada.

Cello é a minha segunda paixão e minha atual tentativa.

Eu 'experimentei' quase todos os instrumentos de corda disponíveis na feira, e quando digo quase todos me lembro da única frustração do dia: A de não ter tocado NENHUM dos instrumentos de arco (violino, cello, viola, baixo), pois esses não estavam disponíveis para o público tocar (o que é uma pena, talvez o dia e o horário que fui não era permitido). Fora isso fui brincar um pouquinho com os banjos, cavacos, bandolins, baixos e violões. Pareço uma criança em uma loja de brinquedos. O piano vermelho foi uma experiência à parte. Era lindo tinha um som belíssimo e teclas macias, eu simplesmente amei. Em relação às atrações do dia, não vi muitas porque fiquei umas três horas na feira. Então basicamente eu fui para ver os instrumentos, as novidades do mercado e ver alguns lindos headbangers desfiando pela feira. Tirei várias fotos e separei algumas, espero que gostem!

À esquerda Banjos e à direita Saxofones (tenor, barítono e alto)

Violões e Cellos (eu toquei em um na cor vinho, lindo som)

Apaixonada por esse piano, sem palavras quanto ao design!


Leitura da Vez:

Fugindo um pouco do assunto, mas  nem tanto, hoje foi um dia resumido em praticar violino e ler pela milionésima vez as crônicas de Martha Medeiros no livro: Doidas e Santas. Essa semana vi na fanpage do blog da Martika um post sobre o livro, e me lembrei que ainda não havia comentado sobre ele aqui no blog, uma vez que estou relendo ele achei que seria uma ótima hora para comentar. Não importa o quanto eu leia, ou em que época eu leia, sempre vou me identificar com a forma como a Martha escreve histórias e fatos tão comuns na vida das mulheres, do jeito dela e de uma forma verdeira e com senso de humor. Por isso se você está buscando uma leitura animada, reflexiva e rápida fica a dica.

Foto: Reprodução
Toda mulher é doida. Impossível não ser. A gente nasce com um dispositivo interno que nos informa desde cedo que, sem amor, a vida não vale a pena ser vivida, e dá-lhe usar o nosso poder de sedução para encontrar "the big one", aquele que será inteligente, másculo, se importará com nossos sentimentos e não nos deixará na mão jamais. Uma tarefa que dá para ocupar uma vida, não é mesmo? Mas além disso, temos que ser independentes, bonitas, ter filhos e fingir, às vezes, que somos santas, ajuizadas, responsáveis, e que nunca, mas nunca, pensaremos em jogar tudo para o alto e embarcar num navio pirata comandado pelo Johnny Depp, ou então virar loura e cafetina, sei lá, diga aí uma fantasia secreta, sua imaginação deve ser melhor que a minha.
Eu só conheço mulher louca. Pense em qualquer uma que você conhece e me diga se ela não tem ao menos três dessas qualificações: exagerada, dramática, verborrágica, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante. Pois então. Também é louca. E fascinante.
Todas as mulheres estão dispostas a abrir a janela, não importa a idade que tenham. Nossa insanidade tem nome: chama-se Vontade de Viver até a Última Gota. Só as cansadas é que se recusam a levantar da cadeira para ver quem está chamando lá fora. E santa, fica combinado, não existe. Uma mulher que só reze, que tenha desistido dos prazeres da inquietude, que não deseje mais nada? Você vai concordar comigo: só sendo louca de pedra.
Martha Medeiros MEDEIROS, M. Doidas e Santas. Porto Alegre: L&PM, 2008.

Resumo do meu sábado: Praticando e lendo! Uma vez que esse calor insuportável somado à TPM não me dá disposição para fazer absolutamente nada, finalmente consegui um sábado livre das minhas atuais ocupações, sendo uma delas a função de Tia babona do ano . Então nada mais justo que fazer duas coisas que amo e que servem para relaxar (exceto quando estou tocando algum estudo de métodos novos ou mais avançados, ao invés de relaxar me deixam irritada, haha). Espero que o sábado de vocês tenha sido e esteja sendo bom. Quem aí além de mim foi na Expo Music manifeste-se, hehehe. Beijos e tenham um ótimo domingo crianças! Armand manda Beijos! :*

#Testando: A famosa máscara de Hipoglós e Bepantol

Original pic via Pinterest

Olá amores, tudo bem? Hoje trago um post ao estilo #LadoMulherzinha para quem gosta de dicas de beleza daquelas fáceis que podem ser feitas em casa. Vocês já ouviram falar da famosa máscara de beleza do Doutor Ivo Pitanguy? Estou usando a máscara a aproximadamente dois meses. Eu já tinha comentado sobre ela no post dos Cosméticos Vintage, quem lembra? Para quem não sabe, essa é uma máscara famosa, usada por celebridades e de um tempo para cá começou a ser muito comentado à repeito da máscara em vários sites, blogs/vlogs. Muitas mulheres dão depoimentos positivos sobre a máscara milagrosa. Eu sou do tipo de pessoa que precisa ver para crer, mas ver para crer em mim! Mesmo 11 entre 10 pessoas falando que é bom eu precisava fazer o teste.