10 melhores alimentos para envelhecer com uma pele saudável, de acordo com dermatologistas

10 melhores alimentos para envelhecer com uma pele saudável, de acordo com  dermatologistas
Foto: Pixabay

À medida que envelhecemos nossa pele se torna mais propensa a rugas e flacidez. Isso é verdadeiro, mas não é inevitável. É perfeitamente possível retardar e combater o envelhecimento da pele ao adotar uma dieta rica em alimentos integrais que promovem a firmeza e a produção de colágeno, além de combater os danos causados pelos radicais livres.

De acordo com médicos dermatologistas, consumir alimentos saudáveis ​​pode ser a chave para obter aquele brilho jovem e orvalhado da pele. “Assim como acontece com todas as questões relacionadas ao envelhecimento, muito é sobre o que você não deve comer”, diz o Dr. Paul Jarrod Frank, dermatologista de celebridades na cidade de Nova York. “Se você deseja minimizar o envelhecimento da pele, deve evitar alimentos como açúcar, laticínios, farinha branca, álcool e alimentos com glúten, que são inflamatórios”.

Para prevenir rugas, Dr. Frank recomenda seguir uma dieta mediterrânea ou alguma que tenha como base frutas e vegetais, já que estes alimentos de cores vivas são ricos em antioxidantes, que têm um efeito protetor para a pele e ajudarão promover o colágeno.


Então, para que você tenha uma pele saudável, jovem e livre de rugas, aqui estão alguns alimentos nutritivos que enriquecerão sua dieta, acrescentando muito sabor e cor ao seu prato. Certifique-se de adicionar alguns deles às suas refeições diárias!

Abacate

Este superalimento está em alta por vários motivos. O abacate é repleto de gorduras saudáveis, contém vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos que combatem a inflamação. Desfrute como um substituto da manteiga, use em pratos salgados e doces à vontade, como em saladas, molhos e mousses.

Brócolis

Este vegetal é ótimo não apenas para adicionar proteínas vegetais e fibras à sua dieta, mas também pode combater as rugas. O brócolis tem um enorme componente antiinflamatório e anti-envelhecimento. Vale a pena incorporá-lo ao seu cardápio nas mais diversas formas de preparo, inclusive simplemente salteado no azeite e alho.

Espinagre

O espinafre é superidratante e tem um várias vitaminas incluindo A, C, E e K, além de ser rico em ferro e magnésio para o fortalecimento muscular. Use-o em saladas, quiches ou coloque uma porção em uma omelete para um café da manhã rico em proteínas para começar bem o dia.


Blueberries


Essas pequenas frutas roxas são ricas em antioxidantes que promovem a saúde do coração e combatem os estragos causados pelos radicais livres, inclusive na pele. O mirtilo, por exemplo, é rico em vitaminas A e C e previne a perda de colágeno. Vá em frente e saboreie uma porção da fruta com uma tigela de iogurte grego e granola.


Frutas vermelhas

O licopeno é um carotenóide – antioxidante poderoso com qualidades fotoprotetoras que pode auxiliar na prevenção da formação de rugas. Este componente é responsável por dar às frutas uma cor distinta, então aproveite bem a temporada de morangos e melancias!

Azeite de oliva

Fonte de gordura do bem, o azeite de oliva é composto de ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9), contém antioxidantes como vitamina E e polifenol. A vitamina E pode prevenir a degradação do colágeno, o que resulta em rugas; e os polifenóis funcionam como protetor solar para evitar que os raios ultravioleta danifiquem a pele e podem prevenir, inclusive, o câncer de pele.

Amêndoas

Todas as castanhas, especialmente as amêndoas, são ótimas porque têm o tipo de gordura boa para as membranas celulares e que protegem contra os danos do sol. Estas propriedades ajudam a manter sua pele mais jovem, firme e, em geral, bastante saudável a longo prazo. Desfrute em pastas para passar na torrada ou leve em porções para petiscar na hora do lanche.

Salmão

Peixes como salmão e atum são ricos em ácidos graxos (ômega 3) que, comprovadamente, reduzem a inflamação causada pelos raios ultravioleta. Os peixes reduzem os níveis de prostaglandina E2, o que ajuda a prevenir a degradação do colágeno. Segundo Erum N. Ilyas, dermatologista e CEO da AmberNoon, alguns estudos mostraram que em combinação com as vitaminas E e C, os ácidos graxos ômega-3 podem também promover a síntese de colágeno.


Lentilhas

As lentilhas, assim como todas as leguminosas, são ricas em ácido fólico, potássio, ferro e magnésio – nutrientes essenciais para a saúde da pele – que atuam em conjunto com outros antioxidantes para prevenir o envelhecimento prematuro. “Estudos demonstraram que o folato aplicado topicamente na pele aumenta a firmeza e a elasticidade”, acrescenta o Dr. Ilyas.

Ovos

Os ovos também são considerados superalimentos. Ricos em proteínas necessárias para a elasticidade da pele e para combater o envelhecimento, eles podem fazer parte do cardápio diário. Saboreie-os cozidos ou em omeletes com os vegetais sugeridos acima.

Não se esqueça de adicionar à essa lista, o hábito de beber água várias vezes ao dia. Os líquido ajudam a livrar o corpo e a pele de toxinas. Muitas pessoas relatam que, ao aumentar a ingestão de água, a pele fica com um brilho mais radiante. Os resultados não acontecem da noite para o dia, mas algumas semanas de aumento na ingestão de água devem ser suficientes para você ver como a hidratação afeta sua própria pele.


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Vocês sabiam dos benefícios desses alimentos? Espero que tenham gostado da dica. Beijos e até o próximo post!



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