Minha paixão por bonecas

Minha paixão por bonecas

Trago verdades nesse primeiro post de 2018: Eu sou uma mulher adulta apaixonada por bonecas. Sempre fui e sempre serei. Fui uma criança que brincou muito, sem nenhuma pressa de crescer. Quem me acompanha no facebook, tumblr ou pinterest, já deve ter visto que adoro compartilhar imagens e qualquer coisa relacionada a bonecas. Aqui no blog eu já falei algumas vezes sobre esse assunto, mas vez ou outra alguém me pedia para mostrar a minha coleção. Na verdade essa não é bem uma coleção, embora eu tenha tido aproximadamente mais de 500 dolls ao longo da vida, eu consegui preservar poucas, mas as que ficaram continuam inteiras e é o que importa.


Medo de bonecas? Nunca tive, hahaha.

Mas foi na adolescência que eu comecei a pensar em colecionar por hobbie. Na época eu sofri muito buillyng de pessoas próximas (amigos, familiares). As meninas sempre tiveram uma pressão muito grande para amadurecerem cedo, abandonar as brincadeiras para se tornarem verdadeiras mocinhas. Eu com 13 anos de idade não pensava assim, hahaha, ainda brincava de bonecas e decidi que não iria jogar nenhuma fora ou fazer doação. Nessa mesma época comecei a fazer Paper dolls e customizar roupinhas. O bom é que hoje em dia a maioria das pessoas não liga se eu coleciono sapato ou barbie, até acham curioso e sempre me perguntam sobre elas porque sabem que eu adoro falar sobre o assunto.

O mais engraçado é que hoje em dia o colecionismo, principalmente de miniaturas e figure actions, é muito mais aceitável (salvo algumas raras exceções). Não tem nem comparação com a minha época. Agora é cool, é geek, e nós sabemos: geek is the new chic. Assim como ser nerd naquela época também não era nada bom, guardar seus brinquedos era visto de forma negativa, motivo de chacota. Hoje em dia existe toda uma indústria bem-sucedida que é especializada em criar e vender "bonecos" para gente grande. Como o mundo dá voltas não é mesmo?


Sendo apaixonada pela cultura antique/vintage, passei a ter um maior interesse pelas bonecas de porcelana e biscuit. São minhas favoritas! Em segundo lugar vêm as bonecas femininas, principalmente a Barbie que foi de uma importância tão grande para as meninas. Sobre bonecas do tipo bebês, tive muitas, mas também não fui muito fã. Tenho somente uma boneca "Meu bebê" da estrela (ela não está nas fotos, sorry).

Não tem fotos de todas as minhas bonecas, porque algumas não estão em bom estado, e também dá muito trabalho tirar todas elas das caixas e dos lugares onde guardo. Até esqueci de fotografar minha única fofolete, acho que vou ter que fazer um outro post em breve. Só quero deixar bem claro que essa não é de fato uma coleção, pois é bem pequena e nem se compara ao que eu já vi de colecionadores por aí, mas é cheia nostalgia e boas lembranças. Espero que gostem:


Vamos começar pela boneca mais preciosa da minha coleção. Essa boneca foi confeccionada pela minha mãe, ela me deu de presente no dia em que completei 15 anos. ♡


Da esquerda para a direita vocês podem ver a minha primeira e única Barbie anos 90 legítima (era muito caro uma Barbie original na década de 90 aqui no Brasil). Ganhei ela do meu tio quando tinha aproximadamente 13 ou 14 anos. Ela está inteira e com todos os acessórios, praticamente nova. Foi só recentemente que eu joguei fora a caixa original onde ela veio, fui pegar para fotografar e ela estava tão desgastada do tempo que infelizmente não deu para salvar.


Um close na minha raríssima Barbie Bubble Angel de 1995. Pra quem quiser ver como era a caixa original, só clicar aqui e o comercial original dela aqui!


Esse trio é o meu maior trauma. Se você é novo aqui, aconselho a ler esse relato real da minha maior frustração em termos de bonecas para você entender melhor. Foi traumático não ter essas dolls quando era criança, mas foi uma conquistar e tanto consegui-las agora, depois de adulta, e duas eu consegui em 2017. Uma Susie da nova geração, a boneca da Sailor Vênus original da bandai de 1994, e a Scary Spice de 1997, também original e novinha, com todos os acessórios e caixa original. Essa é minha única boneca das Spice Girls então eu cuido dela como se fosse um bebê recém nascido.


Não sei se bonecos Funk conta na lista de Dolls, mas esse é o único que eu tenho por enquanto e é da Sailor Moon diva suprema! Agora só falta todos os outros, hahaha.

Minha paixão por bonecas

Essa boneca de pano grande que lembra a Anabelle real (hahaha) é a Maribell e eu ganhei ela de uma tia em 2016. Minha tia faz bonecas nesse estilo e fez essa especialmente para mim. Ao lado, a Scary Spice na caixa dela. Veio lacrada! #orgulho

Minha paixão por bonecas

Essas bonequinhas fazem parte de uma coleção de dolls que fizeram a cabeça das crianças nos anos 90. Essas são de 1987, estão inteiras e em perfeito estado, na caixa original. Eu tive as mesmas bonecas quando tinha 7 ou 8 anos de idade. O que me marcou foram os sapatinhos vermelhos, e com essa referência eu pesquisei e encontrei essa caixa intacta. Estava só esperando por mim.

Minha paixão por bonecas

A primeira da esquerda é uma bailarina de porcelana, a de óculos tem chapeuzinho e uma cestinha de flores. A grande é uma Knightsbridge Doll e tem mais de 40 cm, é difícil encontrar um lugar na estante para ela tadinha. Eu já tive outras bonecas de porcelana, algumas quebraram, outras estão bem feias, essas são as mais bonitinhas.

Minha paixão por bonecas

Acho que essa é uma das minhas favoritas, e por sinal a mais linda da coleção. Ela tem lindos olhos verdes e um vestidinho e chapéu cheio de detalhes florais que metem à vestimenta das meninas no final do século XIX. Ainda vem com um colar.

Minha paixão por bonecas

E falando em Knightsbridge Dolls, da minha coleção de mini dolls só ficaram essas seis, mas eu devo ter tido umas 15. As duas que não tem caixa são da coleção de Dolls da Editora Planeta DeAgostini e foram lançadas nos anos 2000. 

Minha paixão por bonecas

Essas bonecas são difíceis de encontrar, mas sei que no mercado livre algumas estão à venda. Na época que eu comecei a colecionar esse modelo (isso há mais de 10 anos) elas tinham um preço bem em conta e vinham com uma revistinha com curiosidades sobre a história das bonecas, algo que sempre me interessou. Eu também cheguei a comprar revistas que falavam sobre a Casa das Bonecas, eu tenho alguns móveis só esperando eu ter dinheiro para comprar uma casa de bonecas. Gente, eu tenho até um joguinho de chá! 😅

Minha paixão por bonecas

Esse livro não pode faltar na estante de um colecionador de bonecas, tá? É cheio de curiosidades, fotos e informações que a gente não costuma encontrar na internet, pelo menos não em sites nacionais. Sei que tem alguns na estante virtual.

Minha paixão por bonecas

Estão faltando três fotos aqui: eu ainda tenho uma fofolete (hahahaha) e uma bonequinha que ganhei da minha avó. Mas talvez a boneca mais chocante da minha coleção, seja essa "meu bebê" da estrela, que ainda está na caixa. Eu também tenho uma coleção de móveis e várias roupas lindas de barbie. Sinceramente não penso em comprar bonecas tão cedo (prioridades, prioridades), somente providenciar a casinha de dolls dos meus sonhos, de preferência um modelo Vitoriano. Mas eu ainda sonho com uma boneca em especial, só não vou dizer qual, porque quero manter esse sonho e um dia poder mostrar para vocês do que se trata, ok?

Gente, eu espero que vocês tenham gostado. Me desculpe se eu demorei muito para trazer esse tema aqui no blog. Eu tenho em mente fazer uma série de posts especiais falando sobre bonecas de porcelana antigas, trazendo algumas curiosidades históricas e informações ao interessados sobre esse maravilhoso universo que agrada adultos e crianças.

"Não tenha medo de mim. Me ame e me leve pra casa"

E sim, voltei mais cedo das férias porque eu não me sinto tão criativa quando fico muito tempo parada, já estava com saudades do meu cantinho e de todas vocês. Logo, logo eu retorno todos os comentários e visitas. Beijos e uma ótima semana!




Siga também no: Facebook Instagram | Pinterest | Skoob Tumblr Bloglovin 

Comente com o Facebook:

24 comentários

  1. Oie
    Uauu, eu amei sua coleção. Eu tbm adorava bonecas, mas quem gosta mesmo de guardar e tbm coleciona é minha mãe, ela adora.
    Ai, eu era muito fã das Space Girls não sabia que tinham feito bonecas, querooo :(
    Ameiiii tuas bonecas, são lindas.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você procurar com um pouco de sorte via encontrar algumas dolls das Spice Girls inteiras e lacradas no mercado livre :D

      Excluir
  2. Gosto muito de bonecas não de porcelana que me dá medo ahha
    Mas tenho uma eliana que anda que ganhei quando tinha 10 anos e ela fica num cantinho da casa e tenho várias monster highs ahahhhahaa

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já não gosto de monster highs, kkkkkkk. Na verdade não ligaria se eu ganhasse uma, mas não faço tanta questão. Entendo que as de porcelana causem mais medo rsrs. Beijos!

      Excluir
  3. jura!!! eu tb. sou amiga de vários colecionadores de bonecas e tenho algumas. olha, eu amo jogar the sims. são bonequinhos, casam, tem filhos, como é um jogo adulto, poucos me criticam. nada a ver. é muito bom inventar histórias para bonecas em qq idade. enlouqueci com a postagem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca joguei Pedrita, mas tenho curiosidade. Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  4. Estou #impactada com esse post! Bonecas, principalmente Barbie, são uma das maiores paixões da minha vida. Amei sua coleção e também nunca tive medo haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu sabia que você ia gostar. Gostaria de ver as suas barbies :) Beijos!

      Excluir
  5. Ao contrário de você, eu não gosto de bonecas. Quando criança gostava mais da Susie, mas minhas lembranças não são boas.
    Porém, gosto do seu modo de contar as coisas... Por isso resolvi te seguir para acompanhar!
    Parabéns por ter mantido essas bonecas tão bem conservadas!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Júlia, entendo que a maioria das pessoas não simpatizem com bonecas, mas obrigada por seguir. Seja bem-vinda :)

      Excluir
  6. Sempre gostei muito de bonecas também, principalmente das Barbies!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. eu tenho uma paixão por barbies, porem sou louca por essas boneca estilo antigamente, mas ainda não achei um cantinho para colocar elas no quarto. achava que meu gosto era infantil, mas vejo que não, tem mais gente que adora, isso é tão bom. <3
    beijos
    https://beperes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é infantil não Brena, eu também amo e tem muita gente que também gosta :D Obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Eu tinha algumas bonecas e depois com o passar do tempo acabei doando uma parte, mas deixei as minhas favoritas. Agora sonho de consumo ainda não comprei é aquela Meu Bebê
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  9. Quando era miúda tinha imensas agora não tenho nenhuma
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Eu acho tão lindo as bonecas de porcelana.Já quero post sobre esse tema.Eu tive bonecas na infância, mas não era meu tipo de brinquedo favorito.Eu era mais do time do LEGO, aliás, até hoje eu amo muito.

    Eu gostava mais da Polly do que da Barbie, e penso comprar algumas pra matar a saudade hahah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou escrever algumas curiosidades, sobre preciso me organizar. Poly já não era do meu tempo, mas minha prima tinha e eu achava muito fofo. Beijos!

      Excluir
  11. Ah, eu tive tantas dessas bonequinhas de porcelana e com roupinhas de crochêzinho!
    Acabei de comprar po só 12 euros uma Bela e a Fera da coleção da Barbie de 1999 e te entendo totalmente <3
    EU AMEI AQUELA MEL DAS SPICE GIRLSSSS!!!! Faça um post só dela!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você também é uma apaixonada por Dolls. Acho que vou fazer um post sim ^^

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO