Minha paixão por bonecas

Minha paixão por bonecas

Trago verdades nesse primeiro post de 2018: Eu sou uma mulher adulta apaixonada por bonecas. Sempre fui e sempre serei. Fui uma criança que brincou muito, sem nenhuma pressa de crescer. Quem me acompanha no facebook, tumblr ou pinterest, já deve ter visto que adoro compartilhar imagens e qualquer coisa relacionada a bonecas. Aqui no blog eu já falei algumas vezes sobre esse assunto, mas vez ou outra alguém me pedia para mostrar a minha coleção. Na verdade essa não é bem uma coleção, embora eu tenha tido aproximadamente mais de 500 dolls ao longo da vida, eu consegui preservar poucas, mas as que ficaram continuam inteiras e é o que importa.
♡♡♡

Medo de bonecas? Nunca tive, hahaha.

Mas foi na adolescência que eu comecei a pensar em colecionar por hobbie. Naquela época eu sofri muito buillyng de pessoas próximas (amigos, familiares). As meninas sempre tiveram uma pressão muito grande para amadurecerem cedo, abandonar as brincadeiras para se tornarem verdadeiras mocinhas. Eu com 13 anos de idade não pensava assim, hahaha, ainda brincava de bonecas e decidi que não iria jogar nenhuma fora ou fazer doação. Nessa mesma época comecei a fazer Paper dolls e customizar roupinhas. O bom é que hoje em dia a maioria das pessoas não liga se eu coleciono sapato ou barbie, até acham curioso e sempre me perguntam sobre elas porque sabem que eu adoro falar sobre o assunto.

O mais engraçado é que hoje em dia o colecionismo, principalmente de miniaturas e figure actions, é muito mais aceitável (salvo algumas raras exceções). Não tem nem comparação com a minha época. Agora é cool, é geek, e nós sabemos: geek is the new chic. Assim como ser nerd naquela época também não era nada bom, guardar seus brinquedos era visto de forma negativa, motivo de chacota. Hoje em dia existe toda uma indústria bem-sucedida que é especializada em criar e vender "bonecos" para gente grande. Como o mundo dá voltas não é mesmo?


Sendo apaixonada pela cultura antique/vintage, passei a ter um maior interesse pelas bonecas de porcelana e biscuit. São minhas favoritas! Em segundo lugar vêm as bonecas femininas, principalmente a Barbie que foi de uma importância tão grande para as meninas. Sobre bonecas do tipo bebês, tive muitas, mas também não fui muito fã. Tenho somente uma boneca "Meu bebê" da estrela (ela não está nas fotos, sorry).

Não tem fotos de todas as minhas bonecas, porque algumas não estão em bom estado, e também dá muito trabalho tirar todas elas das caixas e dos lugares onde guardo. Até esqueci de fotografar minha única fofolete, acho que vou ter que fazer um outro post em breve. Só quero deixar bem claro que essa não é de fato uma coleção, pois é bem pequena e nem se compara ao que eu já vi de colecionadores por aí, mas é cheia nostalgia e boas lembranças. Espero que gostem:


Vamos começar pela boneca mais preciosa da minha coleção. Essa boneca foi confeccionada pela minha mãe, ela me deu de presente no dia em que completei 15 anos. ♡


Da esquerda para a direita vocês podem ver a minha primeira e única Barbie anos 90 legítima (era muito caro uma Barbie original na década de 90 aqui no Brasil). Ganhei ela do meu tio quando tinha aproximadamente 13 ou 14 anos. Ela está inteira e com todos os acessórios, praticamente nova. Foi só recentemente que eu joguei fora a caixa original onde ela veio, fui pegar para fotografar e ela estava tão desgastada do tempo que infelizmente não deu para salvar.


Um close na minha raríssima Barbie Bubble Angel de 1995. Pra quem quiser ver como era a caixa original, só clicar aqui e o comercial original dela aqui!


Esse trio é o meu maior trauma. Se você é novo aqui, aconselho a ler esse relato real da minha maior frustração em termos de bonecas para você entender melhor. Foi traumático não ter essas dolls quando era criança, mas foi uma conquistar e tanto consegui-las agora, depois de adulta, e duas eu consegui em 2017. Uma Susie da nova geração, a boneca da Sailor Vênus original da bandai de 1994, e a Scary Spice de 1997, também original e novinha, com todos os acessórios e caixa original. Essa é minha única boneca das Spice Girls então eu cuido dela como se fosse um bebê recém nascido.


Não sei se bonecos Funk conta na lista de Dolls, mas esse é o único que eu tenho por enquanto e é da Sailor Moon diva suprema! Agora só falta todos os outros, hahaha.

Minha paixão por bonecas

Essa boneca de pano grande que lembra a Anabelle real (hahaha) é a Maribell e eu ganhei ela de uma tia em 2016. Minha tia faz bonecas nesse estilo e fez essa especialmente para mim. Ao lado, a Scary Spice na caixa dela. Veio lacrada! #orgulho

Minha paixão por bonecas

Essas bonequinhas fazem parte de uma coleção de dolls que fizeram a cabeça das crianças nos anos 90. Essas são de 1987, estão inteiras e em perfeito estado, na caixa original. Eu tive as mesmas bonecas quando tinha 7 ou 8 anos de idade. O que me marcou foram os sapatinhos vermelhos, e com essa referência eu pesquisei e encontrei essa caixa intacta. Estava só esperando por mim.

Minha paixão por bonecas

A primeira da esquerda é uma bailarina de porcelana, a de óculos tem chapeuzinho e uma cestinha de flores. A grande é uma Knightsbridge Doll e tem mais de 40 cm, é difícil encontrar um lugar na estante para ela tadinha. Eu já tive outras bonecas de porcelana, algumas quebraram, outras estão bem feias, essas são as mais bonitinhas.

Minha paixão por bonecas

Acho que essa é uma das minhas favoritas, e por sinal a mais linda da coleção. Ela tem lindos olhos verdes e um vestidinho e chapéu cheio de detalhes florais que remetem à vestimenta das meninas no final do século XIX. Ainda vem com um colar.

Minha paixão por bonecas

E falando em Knightsbridge Dolls, da minha coleção de mini dolls só ficaram essas seis, mas eu devo ter tido umas 15. As duas que não tem caixa são da coleção de Dolls da Editora Planeta DeAgostini e foram lançadas nos anos 2000. 

Minha paixão por bonecas

Essas bonecas são difíceis de encontrar, mas sei que no mercado livre algumas estão à venda. Na época que eu comecei a colecionar esse modelo (isso há mais de 10 anos) elas tinham um preço bem em conta e vinham com uma revistinha com curiosidades sobre a história das bonecas, algo que sempre me interessou. Eu também cheguei a comprar revistas que falavam sobre a Casa das Bonecas, eu tenho alguns móveis só esperando eu ter dinheiro para comprar uma casa de bonecas. Gente, eu tenho até um joguinho de chá! 😅

Minha paixão por bonecas

Esse livro não pode faltar na estante de um colecionador de bonecas, tá? É cheio de curiosidades, fotos e informações que a gente não costuma encontrar na internet, pelo menos não em sites nacionais. Sei que tem alguns na estante virtual.

Minha paixão por bonecas

Estão faltando três fotos aqui: eu ainda tenho uma fofolete (hahahaha) e uma bonequinha que ganhei da minha avó. Mas talvez a boneca mais chocante da minha coleção, seja essa "meu bebê" da estrela, que ainda está na caixa. Eu também tenho uma coleção de móveis e várias roupas lindas de barbie. Sinceramente não penso em comprar bonecas tão cedo (prioridades, prioridades), somente providenciar a casinha de dolls dos meus sonhos, de preferência um modelo Vitoriano. Mas eu ainda sonho com uma boneca em especial, só não vou dizer qual, porque quero manter esse sonho e um dia poder mostrar para vocês do que se trata, ok?

Gente, eu espero que vocês tenham gostado. Me desculpe se eu demorei muito para trazer esse tema aqui no blog. Eu tenho em mente fazer uma série de posts especiais falando sobre bonecas de porcelana antigas, trazendo algumas curiosidades históricas e informações ao interessados sobre esse maravilhoso universo que agrada adultos e crianças.

"Não tenha medo de mim. Me ame e me leve pra casa"

E sim, voltei mais cedo das férias porque eu não me sinto tão criativa quando fico muito tempo parada, já estava com saudades do meu cantinho e de todas vocês. Logo, logo eu retorno todos os comentários e visitas. Beijos e uma ótima semana!




Siga também no: Facebook Instagram | Pinterest | Skoob Tumblr Bloglovin 

Comente com o Facebook:

30 comentários

  1. Oie
    Uauu, eu amei sua coleção. Eu tbm adorava bonecas, mas quem gosta mesmo de guardar e tbm coleciona é minha mãe, ela adora.
    Ai, eu era muito fã das Space Girls não sabia que tinham feito bonecas, querooo :(
    Ameiiii tuas bonecas, são lindas.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você procurar com um pouco de sorte via encontrar algumas dolls das Spice Girls inteiras e lacradas no mercado livre :D

      Excluir
  2. Gosto muito de bonecas não de porcelana que me dá medo ahha
    Mas tenho uma eliana que anda que ganhei quando tinha 10 anos e ela fica num cantinho da casa e tenho várias monster highs ahahhhahaa

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já não gosto de monster highs, kkkkkkk. Na verdade não ligaria se eu ganhasse uma, mas não faço tanta questão. Entendo que as de porcelana causem mais medo rsrs. Beijos!

      Excluir
  3. jura!!! eu tb. sou amiga de vários colecionadores de bonecas e tenho algumas. olha, eu amo jogar the sims. são bonequinhos, casam, tem filhos, como é um jogo adulto, poucos me criticam. nada a ver. é muito bom inventar histórias para bonecas em qq idade. enlouqueci com a postagem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca joguei Pedrita, mas tenho curiosidade. Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  4. Estou #impactada com esse post! Bonecas, principalmente Barbie, são uma das maiores paixões da minha vida. Amei sua coleção e também nunca tive medo haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu sabia que você ia gostar. Gostaria de ver as suas barbies :) Beijos!

      Excluir
  5. Ao contrário de você, eu não gosto de bonecas. Quando criança gostava mais da Susie, mas minhas lembranças não são boas.
    Porém, gosto do seu modo de contar as coisas... Por isso resolvi te seguir para acompanhar!
    Parabéns por ter mantido essas bonecas tão bem conservadas!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Júlia, entendo que a maioria das pessoas não simpatizem com bonecas, mas obrigada por seguir. Seja bem-vinda :)

      Excluir
  6. Sempre gostei muito de bonecas também, principalmente das Barbies!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. eu tenho uma paixão por barbies, porem sou louca por essas boneca estilo antigamente, mas ainda não achei um cantinho para colocar elas no quarto. achava que meu gosto era infantil, mas vejo que não, tem mais gente que adora, isso é tão bom. <3
    beijos
    https://beperes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é infantil não Brena, eu também amo e tem muita gente que também gosta :D Obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Eu tinha algumas bonecas e depois com o passar do tempo acabei doando uma parte, mas deixei as minhas favoritas. Agora sonho de consumo ainda não comprei é aquela Meu Bebê
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  9. Quando era miúda tinha imensas agora não tenho nenhuma
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Eu acho tão lindo as bonecas de porcelana.Já quero post sobre esse tema.Eu tive bonecas na infância, mas não era meu tipo de brinquedo favorito.Eu era mais do time do LEGO, aliás, até hoje eu amo muito.

    Eu gostava mais da Polly do que da Barbie, e penso comprar algumas pra matar a saudade hahah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou escrever algumas curiosidades, sobre preciso me organizar. Poly já não era do meu tempo, mas minha prima tinha e eu achava muito fofo. Beijos!

      Excluir
  11. Ah, eu tive tantas dessas bonequinhas de porcelana e com roupinhas de crochêzinho!
    Acabei de comprar po só 12 euros uma Bela e a Fera da coleção da Barbie de 1999 e te entendo totalmente <3
    EU AMEI AQUELA MEL DAS SPICE GIRLSSSS!!!! Faça um post só dela!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você também é uma apaixonada por Dolls. Acho que vou fazer um post sim ^^

      Excluir
  12. Oiii!
    Muito obrigada por compartilhar a sua paixão e apreço com quem também ama bonecas! Eu cheguei aqui agora através de uma busca que eu estava fazendo sobre essa coleção de bonecas de porcelana da editora Planeta deagostini, pois este ano comprei 4 bonequinhas da coleção no enjoei (infelizmente sem fascículo) e amei, fiquei encantada com os detalhes de criação. Queria muito que a editora as colocasse nas bancas novamente como fizeram com as Damas de época, hoje seria mais fácil coleciona-las, pelo menos pra mim, até porque na época em que eram vendidas (nos anos 2000, acabei de saber graças a sua publicação rs) eu só tinha 4 anos então nem era possível mesmo eu colecionar. Gosto das bonecas de porcelana, não aprecio tanto as demais, embora eu ache as de pano uma beleza só.
    Enfim... rs obrigada mais uma vez por compartilhar conosco e sim continue postando sobre bonecasua, acessórios e móveis de casa delas, será um prazer acompanhar, além do mais é tão difícil encontrar posts aqui no Brasil falando sobre.

    PS.: o que você souber e quiser compartilhar sobre essa coleção da editora Planeta deagostini "O Mundo Maravilhoso das Bonecas de Porcelana" será demais demais rs ♡♡

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Jaqueline, bem-vinda!
      É muito legal conhecer pessoas jovens como você, dessa nova geração que também são encantadas por esse maravilhoso mundo das bonecas, e fico super feliz, você não tem noção do quanto.

      Realmente é muito difícil encontrar sites ou perfis em redes sociais nacionais que tratem do tema de forma mais ampla, o que é uma pena.
      Você é de São Paulo? Se for, eu aconselho a dar uma passadinha no bairro da república no centro de São Paulo, ali tem várias bancas de jornais com muitos fascículos avulsos de coleções antigas da Planeta DeAgostine.

      Já faz muito tempo que eu não compro bonecas, MAAAAS na última vez que estive por lá, no início desse ano, eu acabei comprando algumas peças e móveis daquela coleção de casa Vitoriana, porque eu ainda sonho em montar uma casinha kkkkkkkk. É uma pena eu não poder te ajudar a encontrar outras bonecas dessa coleção. EU também queria muito ao menos uma da coleção damas de época, mas eu vou dar um jeito de conseguir um dia! kkkk

      No mercado livre sempre aparece alguém vendendo essas preciosidades, bonecas, revistinhas e coisas bem de colecionador. O lance é ficar de olho de vez em quando. Sobre o livro, eu penso em fazer uma resenha sobre ele, mas ainda não fiz pois não terminei de ler, e no momento estou bastante envolvida com a minha faculdade e tem sido difícil subir resenhas de livros, mas eu penso em compartilhar imagens, resenha e algumas informações legais para nós colecionadores ainda esse ano, prometo!:)

      Obrigada pela visita. Beijos!

      Excluir
  13. Será um prazer acompanhar!!
    Eu lhe entendo, também estou envolvida com a faculdade, tanto que demorei para responder aqui, mas vou aguardar ansiosa suas publicações sobre, especialmente sobre coleções como essa da editora deagostini que na minha opinião é uma coleção 0 defeitos rs.
    Obrigada por me falar que tem bancas no centro que vendem fascículos antigos, sou de SP sim, em breve vou procurar ir atrás. Em relação a essa coleção de móveis de casa vitoriana você sabe me dizer se ainda vendem em bancas? Eu queria muito adquirir alguns móveis, achei lindissimo até onde vi algumas fotos, cada detalhe muito bem feito. Aliás qualquer dia poste foto de seus móveis pra gente ver!! Torço pra que você consiga ter sua casa de bonecas um dia, aposto que será linda, também alguma Damas de época, que tb são lindas, tenho 2 e amo por sinal. ♡♡

    Obrigada pela ajuda atenção querida!!

    Ps.: ansiosa para saber qual é a sua boneca preferida dos sonhos rsrs ♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline! Menina, me desculpa a demora pra responder mas eu também estou numa fase bem maluca sabe kkkk. Você tem instagram ou facebook? Me manda direct no instagram pra eu saber e te seguir, daí sempre que eu souber de coisas relacionadas a bonecas (lojas, etcs) eu te mando e você também me manda o que souber, que tal? Beijos e obrigada! :*

      Excluir
  14. Oi, acabei chegando no seu blog, que eu super adorei! E o que falar desse post? Maravilhoso! Eu como menino sempre quis ter bonecas, hoje, adulto eu posso ter as minhas sem problemas algum hahaha. Mas quando criança, era muito difícil, a minha primeira boneca eu ganhei de uma sobrinha que era mais velha que eu, era daquelas de plástico que se vende em camelô, mas em 2009 para mim era tudo!
    Recentemente comprei um mini doll da coleção Knightsbridge, uma graça, estou à espera dela para fazer parte da minha coleção. Meus parentes que sabem que eu guardo uma infinidade de coisas, principalmente brinquedos, vez ou outra eles acabam encontrando algum e me dão de presente (criança sempre hahaha).
    Enfim adorei o post e o blog!

    ResponderExcluir
  15. Oi, estava pesquisando sobre as Knightsbridge Dolls e encontrei esse post. Ganhei várias de uma tia minha que resolveu fazer uma limpa e me deu as bonecas pra eu vender e fazer uns trocados. Como ela me deu só as bonecas imagino que tenha posto as revistas fora. Vi que vc falou sobre mobília também e dentre essas bonecas vieram dois conjuntos de 4 ou 5 bonecas mais uma peça de mobília, uma é um carrinho de bebê (meio estilo vitoriano, parece um cesto de vime grande com rodinhas) e a outra é uma cadeira de madeira pra bebê. Vou anunciar tudo no enjoei, se tiver interesse dá uma olhada lá.

    Muito interessante teu relato sobre colecionar bonecas, confesso que até então eu mesma tinha um certo preconceito sobre essas de porcelana mas realmente várias pessoas colecionam e é um hobby como qualquer outro né? Muitos me criticam ou debocham porque tenho muitos esmaltes, eu só ignoro.

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO