O que é Tight Lacing???

Bom dia meninas como vocês estão??

Várias amigas virtuais estão me perguntando o que é esse tal de Tight lacing que eu tanto falo. Pois bem, existe um blog que fala só sobre o assunto então decidi "copiar" para vocês, lá está super explicadinho com uma fonte segura, a da Madame Sher. Leia abaixo:

O que é Tight Lacing

Tightlacing ou "laço apertado" em uma tradução literal é o nome dado à prática de usar um corset por longos períodos, no intuito de alterar a silhueta reduzindo a cintura. O Corset utilizado para este fim é uma evolução dos espartilhos que nossas bisavós e tataravós usaram, nada a ver com o que hoje chamamos de espartilho a venda em lojas de langeries e sex-shops.Os Corsets são construídos com tecidos resistentes, em várias camadas e com reforços em áreas estratégicas, amarrados nas costas e com barbatanas rígidas, normalmente de aço ou alumínio.É fato conhecido desde a idade média que a pressão constante aplicada pelo Corset, sobre a cintura e costelas inferiores por 16 a 24 horas por o dia, acaba por curvar gradualmente as costelas flutuantes, fazendo que com o tempo a alteração acabe sendo definitiva. Porém, além do Tightlacing exigir disciplina e força de vontade, deve ser praticado com critério, pois assim como a redução da cintura é um fato historicamente comprovado, também é indiscutível que o uso de forma exagerada ou com pouco critério pode ocasionar vários problemas de saúde.
Recomendo que as dúvidas sobre os problemas advindos de um uso incorreto ou exagerado sejam verificadas neste site.Para a efetiva redução da cintura com modificação da localização de órgãos internos e reacomodação das costelas, o Corset deve ser bem reforçado, ter preferencialmente barbatanas de aço e ilhoses bem próximos.Alguns cuidados devem ser tomados na escolha: obviamente o corset para Tightlacing deve ser feito sob medida; não deve ser muito alto na parte superior para não se tornar incomodo ao sentar; na parte inferior não deve ser muito curto, pois se corre o risco da gordura abdominal depositar-se na parte deixada livre da pressão criando uma indesejável barriguinha; deve-se evitar materiais impermeáveis ou que dificultem a respiração da pele; por fim deve ter um diâmetro de 10 cm inferior a sua cintura, quando fechado.O modelo mais indicado para um uso contínuo é o Underbust em estilo Vitoriano, por ser mais confortável e permitir uma melhor movimentação.
Você deve estar se perguntando sobre os efeitos práticos do Tightlacing. Existem na internet alguns sites com previsões sobre diminuição - claro que se deve ter cuidado com estes dados, pois se tratando do corpo humano, qualquer previsão é um exercício de adivinhação. Apenas para ilustrar transcrevo uma destas previsões:"Um Corset pode reduzir a cintura aproximadamente 2% a cada semana, até que você alcance uma redução de 75% da cintura original após, mais ou menos, 3 meses de uso".

Quanto a números, posso dar o meu depoimento: tomei o cuidado de anotar minhas medidas, para controlar a progressão. As medidas foram tiradas sem o corset, a inicial antes de colocar e a final logo após retirá-lo e os intervalos entre cada período de uso variaram de 4 a 10 horas. Um treinamento mais efetivo de Tightlacing deve ser realizado com uso ininterrupto e deve-se evitar ficar sem ele por mais de uma hora, porém nem sempre isso nos é possível. Assim transcrevo a seguir a progressão de minhas medidas nos dez primeiros períodos de uso, para que se tenha uma idéia sobre uma evolução real.

  • 1º Inicial - 84 cm Final - 80 cm 08:00
  • 2º Inicial - 83 cm Final - 79 cm 09:00
  • 3º Inicial - 82 cm Final - 78 cm 17:00
  • 4º Inicial - 80 cm Final - 78 cm 10:00
  • 5º Inicial - 81 cm Final - 77 cm 17:00
  • 6º Inicial - 80 cm Final - 77 cm 20:00
  • 7º Inicial - 79 cm Final - 76 cm 23:00
  • 8º Inicial - 79 cm Final - 77 cm 20:00
  • 9º Inicial - 78 cm Final - 76 cm 22:00
  • 10º Inicial - 78 cm Final - 76 cm 20:00
Como você pode observar pelo 7º período de uso, o corset pode, e deve, ser usado durando a noite, mas para dormir com um corset deve-se tomar um cuidado adicional, afrouxá-lo durante a noite de forma que ele fique bem confortável, tornando a apertá-lo na manhã seguinte. Nos primeiros dias do meu treinamento o usei apenas durante a noite e pelo tempo de uso pode-se observar que passei a me sentir confortável após o segundo dia, podendo aumentar consideravelmente o período de uso.O primeiro objetivo do Tightlacer é "fechar" o seu corset, ou seja, partindo de uma peça com um diâmetro 10cm menor que sua cintura, atinge-se o primeiro estágio quando se consegue fechar completamente o corset. Deve-se então utilizá-lo durante mais um período até que surja uma sensação de conforto com o uso, parecendo frouxo, mesmo amarrado ao máximo.Quando isso acontecer está na hora de trocar seu corset por um modelo menor. O novo corset deve ter novamente 10cm a menos que sua cintura, e você pode usar o corset antigo para dormir, poupando a nova peça. Repetindo este processo algumas vezes, você encontrará a cintura dos seus sonhos. Porém, deve-se tomar o cuidado de não exagerar, pois alguns Tightlacers tendem a criar uma cintura exagerada, que além de não ser saudável os torna permanentemente dependentes do uso do corset. Existem pessoas que não podem praticar este treinamento, como diabéticos, pessoas com insuficiência respiratória, pessoas que têm problemas de coluna, etc... Porém, se você tem bom senso para fazer um treinamento progressivo e cauteloso: nenhum outro método é tão efetivo para redução da cintura quanto o Tightlacing.
fonte: Madame Sher


É isso Divas, vocês podem me achar maluca mas sabem eu não seria a única, existem várias comunidades sobre o assunto e várias adeptas, inclusive até achei uma aqui pelo blogspot. Desde criança eu sempre gostei da ideia eu morria de inveja das curvas das atrizes de Hollywood da década de 30, 40 e 50. Também das imagens e quadros antigos que agente já cansou de ver, sei que estou devendo para vocês várias fotos dos meus presentes de aniversários, dos sapatos e também do meu corset. Acredito que até novembro terei o peso que desejo para iniciar o Tight Lacing. Até lá terei tempo de mandar fazer um outro modelo para a prática pois o que eu tenho é um Overbust e não da para fazer com esse que é mais um acessório ideal para usar com vestido.

Aqui tem algumas imagens da evolução do corset, achei interessante. Por exemplo, na década de 20 a preocupação das mulheres era em conter o quadril e não a cintura, vocês sabem naquela época a moda era a da mulher reta. Meninas eu prometo falar novamente sobre o assunto assim que puder, com mais calma e usando minhas palavras. Esse post foi para esclarecer um pouco as dúvidas que muitas de vocês tiveram, espero que tenha sido útil. Beijos Divas e ótima quianta-feira light!

Comente com o Facebook:

10 comentários

  1. Olá amiga!!!
    Obrigada pela visita. Gostou da nova gif? espero que sim.
    Olha amei a matéria e quero acompanhar essa sua mudança, siga firme em suas metas e logo vai estar comm uma cinturinha de arrasar.
    estou torcendo por vc.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amiga... amei o post
    Eu pra ser sincera não sabia o que era esse negócio ai.. mas se tu tivesse falado corset ou espartilho mesmo eu saberia hahahahaah..
    Eu me amarro nesse negócio ai.. acho lindo e os resultados maravilhosos tbm neh..
    Eu já tenho uma cintura bem marcada sabe.. mesmo sendo gordinha.. com isso ae ia ficar a verdadeira barbie kkkkkkkkk..
    A Talia mesmo tirou as costelas de baixo para ficar com cintura marcada neh.. ela podia ter usado esse negocio ae que não sei falar o nome ao inves de fazer cirurgia..
    Adorei as informações.. só tenho medo de me dar falta de ar.. sera que dá??!ai ai ai..
    heheh
    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de corsets e de os usar também :D mas assim tão apertado acho que não!

    Beijo, linda :)

    ResponderExcluir
  4. Amiga..num do conta de usar nada me apertando
    fico com "finiquito"..rssss
    isso e pra gente glamuroso..como vc...
    eu to longe disso
    aposto q ficara uma diva...
    bjaooooo
    força semrpeee

    ResponderExcluir
  5. Oieee...Mademoiselle!!! Saudades! Estou de volta e com notícias pin up...rsrs. Quer roupa mais feminina e acinturada que esta? Linda!!!! Mas acho que não aguento dormir com esse produto....rsrsrs. Bjsssssss

    ResponderExcluir
  6. Linda amiga

    como é possível lembrar-se tantas vezes de mim? sinto-me lisonjeada...

    Gosto de ver cinturinha, e adoraria ver a sua depois de conseguir os seus objectivos.

    Adoro seu blog e também adoro você.

    Tudo de bom, você é maravilhosa, e bastante inspirada...

    Se quiser o meu mail espantastica@hotmail.com...

    Beijos e continue maravilhosa

    Sandra

    ResponderExcluir
  7. (Respondendo a moça que perguntou sobre a falta de ar: não é exatamente como respirar livremente, né? rs Mas dá. rs Só não dá pra respirar fundo, é mais curtinho... Mas o q a gente não faz pela beleza né?rs)


    Moça, pensei q agora iria conseguir d vez começar o tigh lacing. te falei q usei sabado e domingo, né? Mas segunda não deu..Aí terça relaxei pq não usei segunda. E cá estou na quinta sem o corset... afffff mas sabado eu tento d novo. aí pelo menos tem o feriado segunda, o q me garante usar 3 dias seguidos XD

    ResponderExcluir
  8. ahh vou aproveitar e fazer propaganda do meu blog! kkk

    meninas, pra quem tiver interessada nos corsets, no meu blog tem mais informações, fotos e tudo o q eu senti quando usei o corset ^^ pretendo fazer um diário de uso (só tenho q conseguir usar corset todos os dias hehe)

    ResponderExcluir
  9. Ei lindona, fiquei muito feliz com sua visita, volte mais vezes.. Seu post de hoje foi muito esclarecedor... Adorei... Beijo grande...

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu uso quando me lembro uma cinta em estilo de corpete. Ve no site em "modeladores": http://www.esbelt.com.br
    Ajuda imenso a adelgaçar e tira o pneu que temos na barriga. Um dia destes escrevo um post sobre o assunto. Beijinhos

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO