Primeiro Post Oficial sobre Moda Anos 20!

 

Olá Divas e distintos cavalheiros! Você é novo aqui? Bem-vindo ao meu blog! Espero que vocês gostem da década de 20 tanto quanto eu pois pretendo falar muito sobre os Loucos Anos 20. Como primeira postagem oficial sobre moda,  eu não poderia deixar de falar da década do Jazz, das bebidas, Art Decó, dos chapéus e do divertido charleston. Todas essas características podem simplificar essa década maravilhosa onde o padrão de beleza era a de uma peculiar mocinha não tão curvilínea mas ao mesmo tempo"fofinhas" por assim dizer, e que estivesse disposta a abandonar o uso do corset e as regras de etiqueta ao exibir seus braços e pernas. Algumas semanas atrás tive outro daqueles sonhos, de tinha me teletransportado para um palco do Ziegfeld Follies. Isso é ridículo eu sei, mas a minha admiração por esse tempo é tão grande que não estranhem, sou a sim mesmo. Não tenho culpa se nasci na época errada. Mas havia alegria em todas aquelas plumas e brilho no meu sonho, algo além da maquiagem pesada e do cabelo curtinho. Esse é um post de "pedido de desculpas" pelo atraso nas postagens, pois o blog apelidado carinhosamente por "blog da vovó", foi criado a alguns meses atrás mas a primeira postagem veio só por agora. Culpem o meu outro blog por essa demora, prometo que daqui em diante vou me dedicar mais a esse aqui. Ainda tenho muito do que falar sobre os Anos 20! :)

Minha Flapper e Atriz favorita: Louise Brooks!

Antes de começar a falar sobre as características da Moda das Flappers, eu recomendo que leiam esse texto abaixo, muito bem elaborado sobre a sociedade da época, fatos históricos relevantes de forma bem resumida, eu achei muito bom. Até porque a moda sempre foi influenciada por fatores econômicos além dos sociais. Eu gostei da matéria e quero compartilhar com vocês sobre como foi mundo das flappers. Acho válido trazer fontes e opiniões externas, além de fazer os meus textos claro. Confiram:
A Era do Jazz
Por CLAUDIA GARCIAUma década de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das melindrosas - mulheres modernas da época, que frequentavam os salões e traduziam em seu comportamento e modo de vestir o espírito da também chamada Era do Jazz.A sociedade dos anos 20, além da ópera ou do teatro, também frequentava os cinematógrafos, que exibiam os filmes de Hollywood e seus astros, como Rodolfo Valentino e Douglas Fairbanks. As mulheres copiavam as roupas e os trejeitos das atrizes famosas, como Gloria Swanson e Mary Pickford.A cantora e dançarina Josephine Baker também provocava alvoroço em suas apresentações, sempre em trajes ousados.Livre dos espartilhos, usados até o final do século 19, a mulher começava a ter mais liberdade e já se permitia mostrar as pernas, o colo e usar maquilagem.


A boca era carmim, pintada para parecer um arco de cupido ou um coração; os olhos eram bem marcados, as sobrancelhas tiradas e delineadas a lápis; a pele era branca, o que acentuava os tons escuros da maquilagem.A silhueta dos anos 20 era tubular, com os vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente em seda, deixando braços e costas à mostra, o que facilitava os movimentos frenéticos exigidos pelo Charleston - dança vigorosa, com movimentos para os lados a partir dos joelhos.

As meias eram em tons de bege, sugerindo pernas nuas. O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno. O modelo mais popular era o "cloche", enterrado até os olhos, que só podia ser usado com os cabelos curtíssimos, a "la garçonne", como era chamado.A mulher sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos.

A atenção estava toda voltada aos tornozelos. Em 1927, Jacques Doucet (1853-1929), figurinista francês, subiu as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres - um verdadeiro escândalo aos mais conservadores.A década de 20 foi da estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a década Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.Outro nome importante foi Jean Patou, estilista francês que se destacou na linha "sportswear", criando coleções inteiras para a estrela do tênis Suzanne Lenglen, que as usava dentro e fora das quadras. Suas roupas de banho também revolucionaram a moda praia.Patou também criava roupas para atrizes famosas.

Os anos 20, em estilo art-déco, começou trazendo a arte construtivista - preocupada com a funcionalidade, além de lançamentos literários inovadores, como "Ulisses", de James Joyce. É o momento também de Scott Fitzgerald, o grande sucesso literário da época, com o seu "Contos da Era do Jazz".No Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna, realizada por intelectuais, como Mário de Andrade e Tarsila do Amaral, levou ao Teatro Municipal de São Paulo artistas plásticos, arquitetos, escritores, compositores e intérpretes para mostrar seus trabalhos, os quais foram recebidos, ao mesmo tempo, debaixo de palmas e vaias. A Semana de Arte Moderna foi o grande acontecimento cultural do período, que lançou as bases para a busca de uma forma de expressão tipicamente brasileira, que começou a surgir nos anos 30. Em 1925, pela primeira vez, os surrealistas mostraram seus trabalhos em Paris. Entre os artistas estavam Joan Miró e Pablo Picasso.

Foi a era das inovações tecnológicas, da eletricidade, da modernização das fábricas, do rádio e do início do cinema falado, que criaram, principalmente nos Estados Unidos, um clima de prosperidade sem precendentes, constituindo um dos pilares do chamado "american way of life" (o estilo de vida americano).Toda a euforia dos "felizes anos 20" acabou no dia 29 de outubro de 1929, quando a Bolsa de Valores de Nova York registrou a maior baixa de sua história. De um dia para o outro, os investidores perderam tudo, afetando toda a economia dos Estados Unidos, e, consequentemente, o resto do mundo. Os anos seguintes ficaram conhecidos como a Grande Depressão, marcados por falências, desemprego e desespero. - Fonte: http://almanaque.folha.uol.com.br/anos20.htm

O que é uma Flapper e quem quer ser uma?

A nova mulher que surgiu durante a década de 20 era conhecida como "Flapper". Ela era moderna e se dava ao luxo de paquerar de forma meiga e irresistível os homens. Ela bebia e fumava socialmente, estava sempre em busca das melhores festas. Praticava esportes, era consumista e adorava fazer compras. A "Flapper" aqui no Brasil ficou conhecida pelo nome de "Melindrosa" em função dessas características sensuais inocentes e brincadeiras que elas faziam. Eu não gosto muito desse nome Melindrosa, por isso eu sempre me refiro a elas unicamente como Flappers. A Era Eduardiana já havia passado, agora a mulher moderna que já trabalhava e votava não queria mais usar corset, vestidos compridos com meias que cobrissem toda a perna. Como eu disse no início do post, a moda era usar os vestidos retos de cintura baixa, revelando pernas e braços usando muito acessórios como colares de pérolas e chapéus. Eu quero ser uma flapper!! :)

Flappers esbanjando charme nas ruas





Algumas ilustrações da época que mostram de verdade com era o estilo das mulheres na década de 20. Eu acho um luxo!


Esse é o que seria um modelo para ser usado em festas noturnas. Afinal de contas, quem precisa dormir?

Exemplo de como era a maquiagem sugestiva veiculada nas revistas de moda feminina. Sobrancelhas finas delineadas, quase retas e boca estilo bonequinha.

Na imagem uma comparação do estilo de chapéus nos anos 20 e anos 30. Nem preciso dizer qual é o meu estilo favorito né? Foto do site www.artdecosociety.org

 
Eu adoro as tiaras e casquetes dos anos 20, mas o chapéu cloché sem dúvidas foi o acessório que marou a década.


Sem dúvidas esse é o penteado mais copiado do mundo, rsrsrs. Eu gostaria de ter coragem de cortar bem curtinho assim!

Clara Bow, a primeira "It Girl"de todos os tempos.


Dentre as minhas flappers favoritas estão a Louise BrooksJosephine Baker e a Clara Bow. Louise e Clara foram atrizes que tiveram grande destaque nessa época com atuações no antigo cinema mudo. Logo o estilo delas serviu de inspiração em tudo, desde o modo como se vestiam, se penteavam e se maquiagem, sendo consideradas "It Girls" da época, principalmente a Clara Bow que de fato foi a primeira "It Girl" de todos os tempos. Esse termo tem sido banalizado hoje em dia, infelizmente. O Legado da Louise Brooks que marcou a moda dos anos 20 é sem dúvida alguma seu penteado, o cabelo cortado em estilo bob virou tendência. Engraçado que sempre que pesquiso imagens da Louise sempre aparecem mulheres com o corte de cabelo igual ao dela, muita gente acha que por ter o cabelo chanel curtinho qualquer uma delas é Louise Brooks. Só existiu uma Louise Brooks e essa é para mim o modelo ideal de Flapper e ícone de estilo. Amigas espero que tenham gostado, esse é só o primeiro post. Em breve eu volto com mais citações, matérias, anos 20, 30, 40... etc. Beijos!
XOXO
Mademoiselle

Comente com o Facebook:

5 comentários

  1. primeiro post oficial, foi ótimo gata!!! heheh
    muito boa a matéria Adorei...bjo e prosperidade com seu novo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá queira amiga...Seu blog é lindo...Eu adorei de coração!Seu estilo é "Pinup" e "vintage" como o meu!!!Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Bonjour Mademoiselle!!!
    Adorei seu post, já que também sou louca pelos anos 20. Ficaria muito feliz se vc fosse dar uma olhada no me blog e desse sua opinião. Beijos e nos vemos por aí.

    ResponderExcluir
  4. Gente ^^ olha aí a Pri hehehe madeimoiselle, gostei do pseudônimo e curiosamente preparei um post sobre a década de 20 pra esse mês, tenho certeza que vc vai gostar ^^

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO