História do Bordado: Ponto Cruz


Boa Tarde Darlings! Espero que todos tenham gostado da mudança aqui do blog, tentei deixá-lo parecido com uma fotografia antiga e eu achei que ficou lindo. Depois se alguém quiser saber onde tiro essas imagens antigas eu passo os links para vocês, sim links por que são vários sites. No fim de semana eu estava mexendo nas minhas bagunças lá de casa. Daí achei o bastidor de bordados da minha avó Francisca, o único que sobrou dos que ela tinha. Minha avó era costureira e teve três filhas. Das três filhas apenas a minha mãe seguiu o mesmo ofício, nada mais justo que ela herdasse o bastidor, antigo bastidor da minha avozinha. Acontece que a uns 5 anos atrás eu ganhei esse bastidor. Ele deve ter sido confeccionado nos anos 60 e eu fiquei feliz de ter ganho ele. Cheguei até a usá-lo quando estava tentando (sem muito sucesso) aprender o ponto cruz. Já que estamos falando de um assunto propriamente de vovozinha, vamos voltar ainda mais no tempo e ver o nosso baú de recordações:


O Ponto Cruz é super antigo, uma verdadeira arte milenar. Existem relatos de o Ponto Cruz já existia e era apreciando a.C. Ele se espalhou pela Europa e também na Ásia onde surgiram diferentes técnicas de bordado e manuseio da agullha. Na idade média as mulheres não frequentavam universidades ou cursos para seguir um ofício. O Ponto Cruz além das demais atividades feminina da época era um aprendizado do qual elas poderiam se dar o luxo de ter, uma mulher que soubesse bordar Ponto Cruz era uma mulher bem educada. Na Inglaterra aparecem diversos registros do trabalho artesanal feito por bordadeiras e aparece de tudo. Com o passar dos séculos o trabalho foi levado a outro nível e ganhou diversas inspirações e variedades enriquecendo a decoração de qualquer ambiente. Recomendo que leiam esse artigo com maiores detalhes sobre materiais e técnicas.

Meu bastidor ainda está guardado com o único ponto que fiz (haha, que vergonha!) esta na caixinha com as minhas lembrancinhas de festa de 15 anos e a boneca que minha mãe fez para mim! Talvez um dia eu poste uma foto do bordado para vocês! Beijos!!!

Comente com o Facebook:

6 comentários

  1. Muito lindo o blog...

    está mesmo muito bonito... Parabéns mais uma vez amiga... os artigos continuam a ser bastantes interessantes... j'adore.

    Beijos
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Oi, nossa o blog está muito lindo, não dá vontade de sair... rsrsrs! Parabéns!!
    Gostei de saber um pouco sobre a história do bordado, quando eu era mais novinha tive que fazer um trabalho pra escola (acho) e tive que usar o ponto cruz, que realmente é muito fácil de fazer. Mas, infelizmente, nunca mais peguei nada pra fazer. Eu havia começado faculdade de moda, mas tive que interronper... acho que seria muito útil.
    Bju!
    Li.

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!! Que blog lindoooo!!! Não estava conseguindo visualizar ele por causa da minha net que estava ruim, hoje eu consegui!!! Adorei e já salvei nos favoritos!!!

    Beijossss!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, chérie!!!!
    Que bom recebê-la no meu blog.
    Como você, também estou tentando por as coisas em ordem, o problema é que o meu exige uma ordem inversa da normalmente usadas no blog, os posts mais antigos na frente... rs. Eu adora nadar contra a maré ;)
    Seu blog está maravilhoso e adorei esse post sobre o ponto cruz, acredita que eu aprendi a fazê-lo com uma menininha de dez anos?
    Sobre o link para imagens antigas eu tenho interesse, se puder me passar agradeceria muito.
    Mil beijos e tenha um ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite estundo para minha dissertação gostei dessa imagem vc poderia passar link por favor?

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO