Seja uma Retro Housewife!


Bon soir!
Outro dia estava em casa e lembrei-me de uma coisa, tinha que cozinhar. Peguei o avental xadrez e fui paro fogão. Isso me fez lembrar que até agora nunca fiz nenhum post falando somente das maravilhosas Retro Housewifes. Mas então por que falar somente delas? Porque elas são lindas, sorridentes, e estereotipo de perfeição para eles, os homens.




Pin-ups Housewifes



Pin-up's Housewife: O sonho de consumo dos homens

Um termo muito usado para retratar as donas de casa norte-americanas entre as décadas de 40 a 60. Naquela época já existia um mercado consumidor, uma forma de “propagandar” engatinhando e diversos públicos alvos. Quando as grandes montadoras em meados da década de 50 vendiam carros para os distintos cavalheiros, um aspirador de pó era algo infinitamente feminino. Além de utilidades domésticas, produtos como rémedios entre outros eram sempre o alvo das mães donas de casa. Nunca vi uma proganda de tônico com um homem na capa. Alias, quem quer ganhar uma lavadora de presente de natal, ou o refrigerador dos seus sonhos? Fala sério! A publicidade da época me encanta. Através da propaganda eles ainda transmitiam a mensagem as meninas, mostrando para as crianças que um dia elas seriam como a mãe. De onde você acha que veio a sua vontade de ter um fogãozinho quando criança?

Regras e Etiqueta: Aulas para que você, dona de casa seja de fato do lar.


Encanta-me essa personificação da mulher ideal, devota, mãe, esposa e totalmente omissa. Feliz, sempre sorridente. Ok, ok, falando sério tudo isso era algo que retratava a época em que o emprego que uma mulher pudesse aspirar era de esteticista ou professora. Mas eu gosto das imagens da época que retrata além de uma sociedade propensa ao consumo também um estilo feminino muito belo de uma pin-up caseira. Fazer o quê? Profissional de marketing.


Mas olhando para a forma como nós admiradoras da cultura antiga atribuimos, eu admito: Sempre quis um ensaio pin-up retro housewife. Sim! Do tipo segurando aspirador de pó, barra da saia presa na porta da geladeira entre outras coisas que povoam a mente masculina, muito bem projetada por diversas vezes através da arte de Gil Elvgren. Muitos trabalhos de Elvgren foram utilizados inclusive para a propaganda da época, como essa abaixo, feita para uma campanha publicitária de cervejas. O olhar da sociedade na época para a mulher era de alguém de devesse seguir uma linha de conduta e educação essenciais para ser uma boa mãe e esposa.




Agora eu darei algumas dicas para que você, dona de casa feliz da vida se torne uma autentica retro housewife. Em primeiro lugar as roupas. Aventais de xadrês, polka dots e estampas são essenciais. Os penteados sempre modestos e elegantes. Os vestidos devem ser de tons claros e sóbrios, afinal você é uma mulher de classe que vai ao supermercado com a bolsa combinando com o sapato. Enfim, a pin-up caseira sempre está fazendo seus afazeres domésticos com muita sensualidade e estilo com uma deliciosa torta de maçã nas mãos.
Fashion Housewife: Xadrês, vermelho e não se esqueça da sua listinha de supermercado.




Na época muitos comics eram lançados satirizando a vida doméstica, mas nenhum foi tão eficaz quanto um dos meus sitcoms favoritos. I Love Lucy interpretado por Lucille Ball entre o inicio da década de 50 até a década de 60 foi uma típica comédia americana que satirizava o estilo de vida de uma dona de casa americana bem casadinha e um tanto cômica, sendo o programa mais assistidos pelos americanos. Até o Rei Elvis Presley participou de um episódio da aclamada série.






Lucille Ball: A autêntica Retro Housewife




Então meninas, levemos as seguintes lições para a casa: Seja linda, maravilhosa mãe e esposa, mas nunca idiota. Seja bonita, seja inteligente e nunca esqueça de ao menos uma vez na vida usar lingerie com avental de bolinhas.




Eu recomendo o blog http://talesofaretromodernhousewife.blogspot.com/ excelente blog.

Beijos!




Comente com o Facebook:

10 comentários

  1. A minha avó guardou alguns exemplares de uma revista da década de 50, que se chamava Jornal das Moças, elas estão recheadas de propagandas desse tipo que tem um apelo visual muito bonito mesmo. Morro de rir lendo os anúncios e a forma como eles passavam, de forma quase explícita, aquilo que a sociedade esperava de uma mulher e como as coisas mudaram tanto em tão pouco tempo.

    ResponderExcluir
  2. gostei do post :D principalmente por que voce falou sobre I love Lucy, é meu seriado preferido, amoo jeitinho sexy e comico dela
    :D

    ResponderExcluir
  3. Amei o post!! Fiz um parecido recentemente!!!
    Adorei seu blog, vou passar a seguir, bem elaborado!!
    Visite o meu quando tiver um tempinho :D
    Beijokas

    Rafa
    www.misslittlecherry.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Hun.. nunca pensei em usar lingerie com avental de bolinhas...hahah.. super interessante!
    Adoro aqueles cartazes de propagandas antigas.. são bem hilários!rs

    Beijos^^

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Visito o blog há um tempo, mas nunca tinha comentado. Também sou facinada pelas propagandas para as housewifes dos anos 50. Acho lindas e um ótimo retrato da época!
    Parabéns pelo blog =)

    ResponderExcluir
  6. oieee florrrrr.. passando rapidão so pra te dizer que te adoroooo
    beijokass

    ResponderExcluir
  7. Casa limpa do chão ao teto, filhos saudáveis e educados, visual impecável quando o marido chegar cansado trabalho. Ter tudo sempre a mão, adivinhar as vontades do maridon, antes que ele diga claro.... Cara, ser mulher nunca foi fácil, qndo conseguimos "fugir" um pouquinho do lar, acrescentamos na lista: paciência com o chefe, bus lotado, entre outras 'cositas mas', rsrs! Somos verdadeiras guerreiras, ñ? E tudo isso mantendo glamour, claro =D

    Saudades de vc queridona! Bjoks!

    ResponderExcluir
  8. Andei meio sumida, porque estava sem computador em casa. Amei seu texto, amo a publicidade dessa época e "I Love Lucy" também, é uma grande inspiração. Eu gosto dos seus textos porque eles também são críticos e analíticos, coisa que falta em muito blog de pin-up por aí, as meninas aderem somente ao estilo. Beijos! :)

    ResponderExcluir
  9. Querida, adorei o post (Amo I Love Lucy), mas passei aqui mesmo para te dar os parabéns e desejar um felicíssimo aniversário.

    Kisses!

    ResponderExcluir
  10. Adorei este post tb. I am a retro housewife.

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO