A Propaganda e as Pin-ups


As famosas Pin-ups foram usadas também na ferramenta publicitária. Durante a Segunda Guerra Mundial os EUA usaram a propaganda para moldar a opinião pública de um ponto de vista patriota. As pin-ups foram utilizadas também para essa finalidade, por isso é normal encontrarmos diversas imagens de pin-ups em trajes militares, o que explica também o fascínio dos militares por essas incríveis beldades. 



Diversos ilustradores e artistas passaram a trabalhar com a propaganda impressa através de jornais e revistas. O desenho em é na verdade mais uma das técnicas publicitárias. As primeiras imagens veiculadas eram as famosas propagandas de remédios e tônicos. Já na década de 30 existiam diversas Press com uso de imagens, na década de 40 as imagens utilizadas feitas através de ilustrações e pinturas eram muito populares. 
Diversos ilustradores de Pin-ups como Alberto Vargas, Gil Elvgren, Rolf Armstrong entre outros emprestaram as suas técnicas para comercializar diversos produtos. A evolução do comércio, o target a ser atingindo. A uma clara diferença de formas de expressão, uma propaganda voltada para o público feminino era diferenciado, exemplo são os Press feitos para donas de casa norte-americanas, as famosas retro housewifes. Já para aos homens as beldades sempre estariam com seu ar meigo e convidativo, sempre respeitando o target.

Pin-ups sempre estiveram fazendo parte deste contexto social. Desde uma propaganda de cigarros, alimentos enlatados, móveis, cervejas, receitas, vestuário, peças teatrais, musicais, eletrodomésticos e uma infinidade de produtos e idéias das mais variadas possíveis. A mais famosa são as propagandas da Coca-cola. É isso baby girls Pin-up, eterno ícone!

Cigarette Girls



Espero que tenham apreciado assim como eu meninas. Para quem gosta dos fantásticos retro press assim como eu, deixo um site que contém imagens diversas para que vocês se deliciciem. the retro press

Beijos e Au revoir!

Comente com o Facebook:

14 comentários

  1. Com tanto charme seria impossivel deixá-las esquecidas e fora das propagandasnão acha?
    ^^

    ResponderExcluir
  2. lindas.. todassss menos a do cigarro porque odeio cigarro kkkk.. beijokass

    ResponderExcluir
  3. Excelente post, sempre adorei publicidade desenhada (era bem mais bonito e criativo). Tem um selo (Esse blog tem cultura) para você no meu blog (www.alienagratia.wordpress.com)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!!!
    Seu blog tá lindo viu!!!
    Obrigada pelo incentivo, pode ir me visitar, eu voltei kkk.

    Bjssss

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o livro da Dita que vc postou logo abaixo



    bjs honey

    ResponderExcluir
  6. As pin ups arrazam em todas as areas!
    Impossível deixá-las de fora!

    O blog tá lindoooo!

    Bjuxx

    ResponderExcluir
  7. olá!
    quer conhecer o exercício perfeito para uma pinup?
    E tbm presentear suas leitoras?

    por favor me escreva que combinamos juminako@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonadas por essas propagandas desenhadas/pintadas.. as da coca-cola são um clássico. Salvo todas no meu notebook só pra ficar babando depois.. gosto também das fontes que eles usam para escrever nesses cartazes.Lindos
    Beijos^^

    ResponderExcluir
  9. essa semana, o quarteto do Jo tocou "in the mood", lembrei do seu blog.
    Adoro!rs
    beijão

    ResponderExcluir
  10. Amei o post
    Fico feliz por estar de volta, e parabéns pela casa nova.

    ^^

    kisses girl

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber um pouco mais, amo o estilo pin up!

    Beijos, Jell e Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO