Pin-ups Orientais


A temática pin-up não é algo única e exclusiva da Cultura Ocidental. Apesar do termo ter se iniciado o sucesso mais na América entre as décadas de 30 à 50, na Ásia especificamente china e Japão, existe um rastro histórico dessas beldades. Com a chegada do homem Ocidental às terras do Oriente, muito da culturas foi se misturando no início do século 20. Assim como o próprio comércio de produtos como tabaco, café, bebidas e as próprias produções cinematográficas.

Assim como nos EUA onde as pin-ups de Gil ElvgrenRolf Armstrong e Alberto Vargas já eram figurinha carimbada na propaganda local, as características de uma pin-up oriental têm lá suas peculiaridades. Possuem sim o olhar meigo e sorriso angelical mas também possuem traços mais fortes e aos mesmo tempo delicados como de ninfas sensuais e algumas vezes com nudez total.

**Post Atualizado com mais fotos e informações**

  

  


Pin-ups asiáticas fazem parte da cultura vintage do oriente. Elas podiam ser veiculadas em propagandas de cosmético, Tabaco, Bebidas, indústria têxtil, entre outros. Assim como as eternas divas de hollywood da América, China e Japão também tinha suas próprias musas como a famosa atriz chinesa Zhou Xuan (1918/1957). Sua carreira estendeu-se até a década de 50 tendo participado 43 produções sendo o mais famoso Street Angel de 1937. É considerada por muitos a Marilyn Monroe da China. As ilustrações orientais possui outra característica única que a diferencia das clássicas, a arte é assinada pela companhia, ou seja, a empresa que divulga seus produtos por meio das pinturas, as mais famosas são Harumoto Soap Company, WestministerTobacco, Hakutsuru Sake, Yingdan Shilin Textiles Shanghai Advertsing Art, Sake Maker Hakushika Brand Sake and Hachi Ouji Kimono Company, entre outros. O período de veiculação da maioria das ilustrações datam desde 1920 a 1940.

Zhou Xuan: Zhou Xuan, a Marilyn Monroe Chinesa


  
Linda Pin-up japonesa na praia (1950's) e outra Chinesa em traje típico.

   

  

 

Ana May Wong: Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, Ana May foi a primeira grande estrela de filmes "Americano-Chinês" e a primeira de ascendência asiática a alcançar a fama e sucesso internacional. Ao long de sua carreira ela trabalhou em  filmes desde o cinema mudo até os filmes com diálogos. Ela possui uma estrela na calçada da fama, ela não fez filmes apenas nos Estados Unido, mas também na Europa. Atuou ao lado de grandes nomes do cinema como Marlene Dietriche no filme Shanghai Express.

Seus filmes e toda a sua imagem são um verdadeiro legado, importantes em uma época onde Americanos Asiáticos sofriam discriminação e racismo. Ela também foi um ícone de moda e símbolo sexual. Em 1938 a revista Look a chamou de: "The World's most beautiful Chinese girl", foram muitos os elogios ao longo de sua vida.


  
E mais um pouquinho de Anna May

Algumas maravilhas desta arte ainda pode ser vista através do site  Oldorientmuseum totalmente dedicado às Pin-ups Orientais possui muita informação e diversas imagens lindas para quem curtiu a ideia e quiser pesquisar mais. Esta matéria é especial para mim, gostei muito de ter sido uma das primeiras blogueiras a falar sobre Pin-ups Orientais no Brasil. Espero que tenham gostando.

É isso, Beijos!!!

Comente com o Facebook:

12 comentários

  1. uuuuuuuuuiaaaa amei o texto revisado =]
    fiko no aguardo dos proximos, eu ja disse que amo seu blog?
    bjinhuuu!

    ResponderExcluir
  2. As pin us orientais é tao linda como as nossas :D

    ResponderExcluir
  3. eu já tinha visto algumas e são tão fofas quanto as ocidentais, mas não tinha aprofundado ainda, vou correndo pra este site que você indicou ^^
    e cada vez lindo seu espaço ^^
    xoxo honey

    ResponderExcluir
  4. Ai eu amei! Lindas, lindas! Nunca tinha me passado pela cabeça que existiam essas pin ups orientais. Muito legal!

    ResponderExcluir
  5. Oi, querida!! Obrigada pelo carinho de sempre, viu!! Ando meio sumida, mas por conta de outras prioridades que surgiram, mas vou tentar te visitar sempre! Beijão e boa quinta!! Cris

    ResponderExcluir
  6. Menina, que bacana! Nunca tinha visto pinups orientais, achei o máximo!


    Beeeijo!


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  7. O que mais amo na Pin up orientais é esse olhar meigo que vc destacou, encantodor!
    Não conhecia este site, obrigada pela dica.
    Beijoka,Litlle Cherry.

    ResponderExcluir
  8. Elas são realmente muito fofas. Eu ja havia visto imagens delas, mas não imaginava que eram as correspondentes das pinups ocidentais.

    Bjim

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! Nunca havia pensando sobre as pin ups orientais, e nunca tinha visto nenhum blog se referindo a elas. Gostei muito das imagens.
    Está de parabéns pelo blog. :*

    ResponderExcluir
  10. Olha! que legal, eu nunca tinha visto.. mas gostei bastante..
    Ainda acho que ocidentais tem mais carinhas de safadas..kkkk
    Beijocas^^

    ResponderExcluir
  11. Nossa que lindaas!! Confesso que essas eu não conhecia...Parabéns por trazer sempre 'coisas novas'!! beejinhus Boa semana

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO