Pin-up Fetiche: Meia-calça!

A dica de hoje é parte importante para compor um autêntico visual retrô, porque no passado a mulher ainda valorizava detalhes como a meia calça no seu dia-a-dia. Ela até esteve fora de moda por um tempo (estou falando da meia fina clássica) durante o outono e inverno está sempre em alta, mas acontece que a algumas décadas atrás, fosse verão ou inverno, elas sempre estavam nas pernas femininas. A clássica meia fina do dia-a-dia ficou de lado. A partir dos anos 80, não sendo um item tão usado pelas maioria das mulheres como nas décadas anteriores, mesmo sua fabricação sendo maior em função da tecnologia que possibilitou novidades de cores, espessura e modelos. Muitas pessoas se incomodam com a peça mas acreditem não é nenhum pouco desconfortável ainda mais quando você sabe escolher bem o modelo.


** UPDATED: Muitas fotos de postagens antigas não estão aparecendo então atualizei o post, também o texto com fotos novas (Fotos via Tumblr, Pinterest e Google Imagens) ***


Nos Anos 20: Flapper exibindo suas pernas na década de 20!


Stocking Vintage Ad

Mais algumas propagandas de meia calça durante a década de 20

Fabricação de meia calça fina clássica em massa durante os anos 20 em função da moda Flapper que exigia que a mulher deixasse as pernas à mostra. As meias ajudavam a dar um ar de elegância e sensualidade nas pernas, além da proteção e de esconder imperfeições na pele.

Décadas mais tarde a peça já fazia parte essencial do look diário de qualquer mulher e em plena Golden Age da Moda Pin-up servia de atração para as mentes masculinas.

A febre das meias coloridas começou na década de 60 e não parou mais

Nos anos 20 o modelo de saia feminino era mais curto, fazendo com que as pernas ficassem à mostra. Até o início do Século XX as meias eram grossas e escuras, pois o modelo de saias eram compridas. As pernas femininas passaram a ser valorizadas durante a década de 20 por isso as meias passaram a ser fabricadas em massa, até então as meias eram de seda, um a material não muito durável . O surgimento do Nylon foi uma verdadeira revolução moderna, as décadas de 30 e 40 demonstram a febre no mercado de meias nos Estados Unidos e o Nylon usado nas meias na década de 50 só popularizou ainda mais o produto. Por isso é perfeitamente normal observarmos em fotos, filmes e ilustrações de mulheres da época usando meias. Até a década de 50 o modelo popular era o 7/8, clássico de risca atrás da perna e com calcanhar marcado para facilitar o conforto pois as mulheres na época passavam boa parte do dia usando salto alto. Esse que a maioria das pin-up´s de ilustrações usam. É até interessante analisar o por que de se tornar um fetiche masculino, as meias são uma espécie de esconde-esconde e os detalhes que elas possuem como ligas e cintas são atrativo para os homens.

Pin-up Fetiche: Aqui uma clássica ilustração de Gil Elvgren que acredito muitos não devem conhecer. O tema "meia à mostra" é visto em 99,9% das famosas ilustrações de Pin-ups.


Produção: As décadas de 30 e 40 são o auge da produção de meias nos EUA. A partir dos anos 50 o uso do Nylon nas meias tournou a peça mais firme e fácil de colocar e ainda mais popular.

Detalhe: As meias clássicas possuem um detalhe no calcanhar que o deixa marcado assim como a risca. A mais usada é a de calcanhar cubano.

It Girl: Dita Von Teese e sua inseparável meia 7/8 de risca e calcanhar Point.

Hoje em dia é possível encontrar essas maravilhas com material resistente e modelos diversos. Uso sempre e recomendo: é vintage, é fashion! Quando pensamos em uma produção de um visual pin-up/retrô sempre levamos em conta o penteado a maquiagem e as roupas. São na realidade itens importantes seja qual for a época que você irá representar. Na verdade não há segredo nenhum em fazer a maquiagem desde que você tenha os produtos adequados. O penteado no entanto é o mais complicado de fazer, mas acredito que aqui você já deve ter visto algumas de nossas dicas para make-up e penteados e se não, fique à vontade para explorar.


XoXo

Comente com o Facebook:

5 comentários

  1. Adoro meia-calça não consigo usar saia e vestido sem minhas amigas nunca entenderam isso muito bem

    beijos

    ResponderExcluir
  2. eu tambem amo meia calça, só nao consigo usar de dia, com esse calor maldito do brasil
    PS: AMEI seu bg, perfeito
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Oi garota
    O blog tá mega fofo!
    Lembro da minha mãe que usava meia calça até em casa...com saltinho e tudo completinha!
    Não parece que antes as pessoas sentiam menos calor?
    Beijos e bom fds

    ResponderExcluir
  4. Querida , adorei o post! Vou linkar do meu site , que entra logo logo no ar com muitas coisas lindas!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom...Parabéns pelo belo conteúdo! Bjoss

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO