Pin-ups e Paper Dolls



Pin-ups se tornaram figuras populares nos dias de hoje. Não só a maioria dos adeptos ou apaixonados pelo termo "retrô", cada vez mais e mais é um estilo que se consolida principalmente entre as mulheres. E é por isso eu que gosto de apresentar alguns aspectos das Pin-ups que poucas pessoas conhecem ou tenham tido a oportunidade de conhecer melhor. Então o que seria Paper Doll para você? São as chamadas "Bonecas de Papel datadas desde o século 17. Uma boneca de papel é uma figura bidimensional desenhada ou impressa em papel e a roupa ou acessórios que acompanham também o mesmo efeito. Pode ser uma figura de uma pessoa, animal ou objeto. A arte pode incluir diversos materiais não necessariamente o papel, como um tecido, plástico ou madeira. O termo também pode incluir bonecos tridimensionais e suas roupas que são feitas exclusivamente de papel.





  

Figuras de papel foram usadas em cerimônias rituais em culturas asiáticas durante vários séculos. Qual criança ou adulto não gostaria de ter em mãos uma réplica fiel de personalidades históricas, personagens de livros, teatro, celebridades, etc. A primeira Paper Doll foi a Little Fanny, produzido pela S & J Fuller, de Londres, em 1810. Desde essa época até os dias de hoje existiram inúmeros artistas renomados e empresas especializadas no segmento que expandiram as famosas Paper Dolls pelo mundo todo. As mais antigas que resistiram ao tempo são consideradas verdadeiros tesouros por colecionadores. Com o passar do tempo as técnicas foram aperfeiçoadas juntamente com o tipo de papel. O preço pago por essas figuras de papel eram baixos, variando até entre 5 centavos de dólar. Com o tempo foram expandindo ainda mais estando presente desde campanhas publicitarias, inúmeros livros infantis, livros de professores, revistas femininas e até inspirar o patriotismo durante a Primeira Guerra Mundial. Também a reproduzir personagens de desenhos animados como os da Disney e famosas bonecas como a Barbie e Suzi. 


 

Falar de Paper Doll para mim é um assunto extenso por tanto vamos tratar da famosa era das bonecas de papel. A década de 1930 à 1950 pode ser considerada o auge das bonecas de papel graças às Pin-ups. A popularidade alcançada nesse período até hoje nunca foi superada. Durante a Grande Depressão, brinquedos de papel eram acessíveis a todos. Apesar da escassez do papel causada pela Segunda Guerra Mundial, bonecas de papel eram ainda fabricadas, embora em papéis com qualidade inferior. Foi nessa época que as celebridades do cinema, teatro e música foram veiculadas. Desde Chaplin à Judy Garland, Marilyin Monroe, Rita Hayworth , Betty Grable, inúmeros artistas famosos da época e até mesmo seus personagens no cinema viraram papel. Foi uma verdadeira febre, as pin-ups que já eram famosas em folhas de calendários e pinturas passaram a ter um formato de boneca que foi um das mais famosas da época retratando fielmente através do desenho estilo de vida e moda, fazendo assim muito sucesso com as meninas, adolescentes (até então o público masculino era o único a cultuar a figura de uma Pin-up). No meu conceito Paper Dolls e Pin-ups foi um casamento perfeito pela fama e toda a magia que envolve que somente quem já teve a oportunidade de brincar com essas bonequinhas podem imaginar.

 

  



  

As Paper Dolls ainda existem nos dias de hoje, tanto que serviram de inspiração na criação de vários sites onde se pode montar bonecas com troca de roupas e cenários variados como o famoso site Star Doll Vale citar também alguns famosos artistas como Queen Holden, Sheila Young, McLoughlin e Raphael Tuck, dentre outros artistas e fabricantes. Quem desejar se aprofundar mais no assunto eu recomendo o site Dolls onde busquei algumas referências e também o livro Seção Boneca de Judy M Johnson. Obs: Já havia feito esse post antes, mas resolvi melhorar o texto. KISS!

Comente com o Facebook:

4 comentários

  1. Nossa! Eu lembro q tive umas quando criança.. o desenho super antigão e talz.. Era tão divertido sonhar com tantas roupas e sapatos!
    Beijinhos^^

    ResponderExcluir
  2. Que legal, enfim uma matéria sobre bonecas de papel, eu e minha irmã, nos divertímos muito...
    Paty

    ResponderExcluir
  3. o teu blog é lindo... eu gostaria de morar aqui... mas agora que vi as paper doll, até chorei... eu gostaria de poder imprimi-las, será que vc permite?

    ResponderExcluir
  4. Olá Litica, fico contente que você tenha gostado. Quanto a morar, bem fique a vonta, a casa da minha avó têm um cantinho pra você ;)

    Quanto as fotos, sim você pode pegar, não tem nenhum problema são todas retiradas de diversos sites.

    Obrigada pela doce visita.
    XoXXo KiSSeS!!! <3

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO