Mexican Pin-ups

 

Eu já li um pouco sobre esse tema em alguns blogs nacionais. Sobre a beleza das enigmáticas Pin-ups Mexicanas, na verdade observei algumas imagens. Digo enigmáticas, porque tenho sempre a sensação de já ter visto algumas destas artes na infância. Tentei pesquisar mais sobre os ilustradores, biografias, trabalhos etc. Existem diversas artes tanto antigas quanto contemporâneas de artistas que já conhecemos, mas mesmo não tendo encontrado informações biográficas sobre os artistas (do qual eu espero encontrar para dividir com todos vocês) apenas publiquei um numero maior de pinturas feitas por artistas mexicanos, espero que apreciem esta seleção de lindas imagens e algumas informações para quem, assim como eu, admira a Cultura Mexicana.

    
Não sei porque mais gosto dessas mocinhas em propagandas ^^




  

 


Las Chicas de Calendario Mexicano são belezas raras tanto quanto as Pin-ups Orientais. Eu amo esses traços firmes, cores fortes e vivas ilustrando dentro do contexto cultural do país. A maioria é datada da época de ouro das clássicas que todos nós conhecemos, entre 1930 à 1960. Pode-se encontrá-las em calendários, campanhas publicitárias  até em mesmo em anúncios de loteria. O cenário é quase sempre no no campo, no mercado, etc. As roupas características e o uso de símbolos icônicos mexicanos, principalmente sua Cultura. É um trabalho muito bonito. Exite, claro, a inspiração de artistas Americanos que recriaram a estética da mulher latina aos seus trabalhos. Principalmente em uma época onde a migração de Mexicanos e Latinos para os Estados Unidos começara a crescer.
   
  
    
  

  
Essa não poderia ficar de fora, adorei o "Como me gusta" ^^
E já que estou falando, ou melhor, apresentando pinturas sobre as lindas chicas do calendário, por que não falar um pouquinho de grandes divas que se tornam lendas em seu país?

Dolores del Rio (Dolores Ansunsolo) -1904/1983


Seria sua beleza notável fruto de uma alimentação regrada longe do álcool, ou obra da natureza?
Dolores del Rio foi uma atriz mexicana considerada até hoje uma das maiores estrelas do cinema e um verdadeiro ícone no seu país de origem. Seus pais logo notaram seu talento para o canto e foi estudar em Paris. A carreira no cinema começou em 1925 em plena a era do cinema mudo. Em 1933 participa do primeiro filme de Freide Aistare.  Em 1940 ela inicia sua carreira cinematográfica no México onde conseguiu papéis de maior destaque.


Dolores del Rio como "Ramona"

 

   

Dolores del Rio ao lado de Freide Aistare em Flying Down to Rio
 
Seu maior sucesso no cinema foi com o premiado filme no Festival de Cannes, Maria Candelária de 1946. Outros sucessos no cinema foram os filmes: Flying Down to Rio,  Irmãs Malditas - La Otra com Agustin Trusta e Conchita Carrecedo, Bird of Paradise - Ave do Paraíso, Ramona, dentre outros tendo até trabalhado com Elvis Presley no filme Estrela de Fogo - Flaming Star.



Lupe Vélez (Maria Guadalupe Véles de Villalobos) -1908//1944


Outra grande estrela mexicana que fez muito sucesso em produções americanas. Lupe Vélez iniciou sua carreira com dançarina, em 1924, tendo destaque em quase todos os filmes que participou durante a década de 20. Passada a era do cinema mudo, ela começou a trabalhar em filmes de comédia. Chegou a iniciar sua carreira na Broadway retornando à hollywood somente final da década de 30. Trabalhou em algumas produções do seu país de origem,  mas hollywood seus filmes eram em sua maioria do gênero comédias.

 
    
Dentre seus filmes mais conhecidos desta fase de comédias estão Hollywood Party, e Palooka ambos de 1934. Ela também estrelou em High Flyers (1937) onde fez imitações de Dolores del Río e até a estrela mirím Shirley Temple. Mesmo atuando em filmes de comédia, seus papeis eram de destaque. Teve uma vida pessoal muito explorada pela mídia, não conseguindo lhe dar com tantos problemas pessoais ela cometeu suicídio. Mas aqui vou ressaltar seu talento e beleza no cinema. Outros sucessos no cinema: The Wolf Song (1929), Lady of the Pavements (1928) e The Squaw Man (1931)





Lupe Vélez - Where is the Song of Songs for Me? do filme Lady Of The Pavements


****

Lupe Velez e Dolores del Rio

Essa é uma pequena homenagem a duas grandes estrelas Mexicanas e também às belas garotas do calendário mexicano. Quem quiser se aprofundar muito mais na história das Pin-ups Mexicanas, eu recomendo o livro Mexican Calendar Girls: Chicas de calendarios Mexicanos Que reúne diversas imagens e biografia completa dos artistas mais famosos do méxico.  Eu não tenho esse livro, mas adoraria ter. Meu aniversário está próximo então fica a dica. Uma simples postagem mas espero que gostem! ;)


Estilo Chola: Esse estilo foi criado por jovens mexicanos, conhecidos como "chicanos", por serem de orgiem mexicana, porém nascidos nos Estados Unidos. Surgiu como forma de expressão, em meio a uma época onde sofriam preconceito. As Pachucas eram lindas, e até hoje é um estilo bastante usado na cultura pop, até mesmo por artistas. É um assunto bastante extenso, que pode até viar post. Mas vocês também podem pesquisar.
Uma pouco mais de Mexicanas...

  

  




Acho que esta serenata não esta agradando, isso lembra que tenho que colocar trilha sonora nesse blog novamente ;)

 Próximo post com mais beldades étnicas, aguarde! ;) 
Beijos!

Comente com o Facebook:

4 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. que las niñas hermosas
    muitos charmosas amei lindo post e bem colocação.


    beijos

    ResponderExcluir
  3. As pin-ups que você escolheu são lindas, estão de muito bom gosto! Adorei a materia! E estava faltando mesmo um destaque para as Chicas! rsrsrs Sweet kisses!

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO