O Universo de Georges Méliès


O primeiro post do ano de 2015 sobre cinema é dedicado ao mestre dessa arte. Criativo, ousado, à frente de seu tempo: palavras não faltam para descrever a importância desse Francês na história do cinema. E porque essa geração quase não o conhece eu senti que deveria escrever sobre uma pessoa da qual, no mínimo, os amantes de ficção científica e aventuras fantasiosas deveriam conhecer. Não estou falando de qualquer um e sim do "Pai dos efeitos especiais", cineasta e também ilusionista: Georges Méliès.

Gorges Mèliès possui um curriculo cinematográfico de mais de 500 filmes, sendo um dos mais famosos o filme Le voyage dans la lune (Viagem à lua) de 1902 {imagem via}

Georges Méliès nasceu em em dezembro de 1861, seu falecimento foi em 21 de Janeiro de 1938. Podemos dizer que sua vida como cineasta começou como um hobbie, sem pretensões ou algo do tipo. Mèliès filmava cenas do cotidiano e da vida Parisiense. Muitas de suas produções são caseiras e rapidamente foram ganhando uma dimensão quase do tamanho da imaginação e criatividade de Mèliès. Ele filmava, produzia, cuidava dos roteiros e ainda atuava. Começou a desenvolver diversas técnicas de filmagem e manipulação de fotografias, efeitos múltiplos de imagens - que em suas mãos ganhavam um efeito e formato jamais vistos, e tudo isso em pleno Século XIX. O efeito Stop Action e os famosos Storyboards (ilustrações em uma sequência representando a cena de um filme ou animação) também foi também uma de suas invenções. Passou por dificuldades financeiras e só teve reconhecimento na década de 20. Ao lado de Auguste e Louis Lumière - os famosos irmãos Lumiére - ele revolucionou a sétima arte.


Os roteiros dos filmes eram em sua maioria fruto de sua imaginação, e/ou inspirados em contos e histórias populares. Muitos curta metragens estão disponíveis pela internet a fora. É só procurar e apreciar todo esse universo fantasioso centenário. Sei que a muitas pessoas não tem paciência ou interesse no cinema mudo como um todo. De verdade, não sabem o que estão perdendo. Abaixo alguns dos meus filmes favoritos do Mágico do Cinema. 

"Le Voyage dans la Lune"- Viagem à Lua (1902)
É imprescindível que você sendo um amante do cinema veja esse filme.

L'homme Orchestre (1900)
Esse curta é hilário, reparem que ele faz o papel do maestro e de todos os músicos. Muito bom!

"La Sirène" - A Sereia (1904)
Um mágico faz surgir peixes de dentro de uma cartola e os coloca em um aquário vazio, e então uma linda sereia aparece e paquera ele. Esse foi um dos primeiros filmes sobre sereismo do mundo!

"Le mélomane" (1903)
As notas musicais gente! 

L homme à la Tête en Caoutchouc (1901)
Encha a cabeça até ela explodir!

"The Devil and The Statue" - O Diabo e a Estátua (1901)
O diabo atormentando a mocinha que é salva pela estátua. O detalhe está no fato dele mudar de tamanho.

The Eclipse (1907)
A lua e o sol flertando é simplesmente cômico. Muita coisa acontece nos céus enquanto os astrônomos observam!

A Invenção de Hugo Cabret (2011): O famoso e premiado Filme dirigido por ninguém mais ninguém menos que Martin Scorsese e co-produzido por Johnny Depp, conta história de um garoto que vive em uma estação de Paris e que tenta desvendar um mistério. Nem preciso dizer a quem o filme faz referência, certo? Para evitar spoilers para quem ainda não viu, eu vou parando por aqui. 

A Invenção de Hugo Cabret - Trailer (2011)

Ben Kingsley como Georges Méliès (Papa Georges)

Eu espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Cinema, livros e séries serão temas mais frequentes no blog. Clique aqui  para conferir um post sobre Méliès todinho em Gifs, feito pela Inajara do Vintage &Geek. Blog do qual eu indico por inúmeras razões, sendo uma dessas o acervo sobre filmes. Uma ótima semana para todos!

Beijos!

Comente com o Facebook:

6 comentários

  1. Oieeeee.... Vi um filme sobre a vida dele, agora não vou me lembrar do nome, mas era divino... falava sobre todos esses filmes que tu citou acima. :) Bem legal o post! beijokas
    omundodepity.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priiii, agora fiquei curiosa em relação à esse filme que tú falou, rsrs. Documentário, será? Beijos <3

      Excluir
  2. Você é pura cultura Pri. Adoro seus posts. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e saber um pouco mais sobre ele, esse filme Hugo Cabret é lindo, eu amei!
    Beijos, Jell e Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostaram. Sim, o filme é lindo ^_^
      Beijos!

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO