#Pedido: Grupos Vocais!


Hello! O post de hoje é especial, foi feito à pedido da Raposa Branca. Alguns dos maiores grupos vocais do passado e os também os atuais. Esses grupos fizeram história no cenário da música, muitas pessoas ainda curtem o som old school desses artistas e/ou suas releituras através dos grupos atuais. E se hoje em dia existem grupos femininos e masculinos de diferentes estilos e gêneros, tudo se deve à essa febre que começou nas primeiras décadas do Século XX, através de estilos que vão do Swing, Jazz, Soul e Rock 'n' Roll. Antes de começar a falar sobre como surgiram os grupos vocais, vamos entender alguns conceitos.

The Flamingos

Doo Wop: O "Doo Wop" nasceu do Rhythm & Blues. Se você for analisar o nome "Doo Wop" vai perceber que ele não tem muito sentindo, assim como as frases usadas nas músicas desse gênero, por exemplo: "bomp-da-bomp, bing bong bing, dinga-dang-ding, bow-wop bow-wop bow"....Oi? Eu acho que você já entendeu e é por isso que é tão legal. Esse estilo vocal tem como características a combinação de vozes, que geralmente possui um background harmonioso, seguido de sons e efeitos que a pessoa faz com a boca imitando instrumentos musicais como trombone, trompete, tuba, contra baixo, etc. Por isso há essa série de palavras e frases sem sentindo algum que a gente ama tanto. Seja cantado a capella ou com acompanhamento instrumental, cada membro do grupo é responsável por uma função na harmonia. Nem preciso dizer o quanto esse gênero contribuiu na história do Rock 'n' Roll, certo?

A maioria dos grupos vocais utilizam arranjos vocais em "Close Harmony", tecnicamente são as notas de um acorde escritas em linhas fechadas, que normalmente não excedem à uma oitava. Não precisa ser um expert em teoria musical, você certamente irá entender como funciona ouvindo as diferentes vozes trabalhando em harmonia, como elas combinam e casam certinho. Exemplo de "Close Harmony": The Andrews Sisters, Trio Lescano, The Puppini Sisters, The Chordettes, The Boswell Sisters, The Beach Boys entre muitos, muitos outros. O "Swing" originário do Jazz, é basicamente o estilo musical que predominou na América durante os anos 40, mesmo tendo sido desenvolvido durante a década de 30. Assim como o R&B, o Swing é um dos gêneros musicais mais utilizado pelos grupos vocais até os dias de hoje.


Quando surgiu? Apesar dos grupo vocais terem estourado nos Estados Unidos à partir dos anos 40, tudo começou na década de 30 com grupos do estilo "Doo Wop" como os The Mills Brothers The Ink Spots. Os primeiros grupos vocais eram formados por negros e também foram os primeiros a fazer sucesso. A princípio as harmonias vocais eram feitas somente a capella, que já era uma prática comum nas igrejas através da música gospel. Aos poucos foi sendo introduzindo instrumentos, mas o foco mesmo esta na combinação das vozes. Cada membro do grupo é responsável por uma função, geralmente atribuída a cada um de acordo com a sua classificação vocal, exemplo: Tenores, Barítonos, Baixos, Contraltos, Mezzo-Sopranos, Sopranos. Algo que exigia qualidade, talento e bom entrosamento de cada um para dar certo. As formações eram compostas por 3, 4 ou 5 membros. Os grupos vocais do gênero "Doo Wop" tem como carro chefe de sucesso as baladas. Aquelas canções bem dramáticas sobre relacionamentos com letras simples onde o destaque mesmo está na voz. São tantos, mais tantos grupos que vou mencionar somente alguns famosos que eu gosto dentre os estilos Doo Woop, Swing e Soul. Confira abaixo:

The Brothers ...


The Mills Brothers: Antes "Four Boys and A Guitar". Herbert, Harry, Donald e John Jr. Foi um dos primeiros grupos vocais de que se tem notícia. Eles imitavam o som de trompetes, trombones, baixo acompanhados apenas pela base de uma guitarra. Eles começaram a se apresentar em espetáculos de Vaudevilles e shows de talento. Apareceram em vários filmes. Um dos sucessos do grupo é a música "Paper Doll" lançado em 1942. OBS: Eu já tinha ouvindo essa música a um tempo atrás pelas fitas velhas do meu pai, mas não tinha associado à música á eles. Nem me lembrava para dizer a verdade.

The Mills Brothers: Paper Doll


The Temptations: Eles não podiam faltar na minha lista. Eu confesso, assim como a maioria de vocês eu também ouvi "My Girl" pela primeira vez no filme "Meu Primeiro Amor" haha. "The Temps", como também podem ser chamados,  foram formados na década de 60 e o mais legal é que eles ainda estão na ativa. A formação do grupo sempre foi de cinco vozes masculinas. Algumas das características dos The Temptations são também a a razão de todo o seu sucesso. A presença de palco, as roupa, as coreografias que eles fazem, inspirando grupos atuais como o The Overtones. Sem contar claro, o talento vocal dos caras.

Um dos maiores sucessos deles, como não amar?


The Ink Spots: O grupo esteve na ativa entre as décadas de 40 e 50, a contribuição deles para o gênero faz com que eles sejam citados sempre, sua contribuindo nos estilos "Doo Wop" e no próprio "Rock 'n' Roll" razão pela qual eles possuem o nome no "Rock & Roll Hall of Fame", influenciaram muitos outros grupos. Os vocais de Bill Keny e as baladas do grupo e as frases que eles citavam livremente durante a música falando "Honey Child" ou "Honey Baby" são a marca registrada do grupo que vendeu milhões com seu primeiro sucesso "If I Didn't Care" com direito a diversos outros hits e participações em filmes.

The Ink Spots - If I Didn't Care


The Beach Boys: Uma das bandas que mais influenciaram o Rock e o Pop. Formada em 1961 os Garotos da Praia ainda estão na ativa, e gente, muito amor por essa banda que também possui muitos hits de sucesso e o nome no Rock & Roll Hall of Fame. Amo a forma como eles remodelaram o estilo encorporando o Rock sem perder aquele brilho vocal. Eu gosto de muitas músicas deles, então foi difícil escolher só uma, minha alternativa foi postar a primeira que começasse a tocar na minha playlist aleatória do celular. The Beach Boys surgiram com influências do jazz e os novos elementos do Rock 'n' Roll criando o Surf Music Vocal,  sabe aquelas músicas com deliciosos solos de guitarra que fazem a gente pensar que está com os pés na areia da praia enquanto está apreciando as ondas do mar? Levantem as mãos quem curte o som desses caras \o/

The Beach Boys - Surfin' Safari

The Sisters ...


The Boswell SistersMartha Boswell, Connee Boswell e  Helvetia "Vet" Boswell o trio de irmãs mas conhecido como The Boswell Sisters o grupo foi formado durante os anos 20 elas são uma das pioneiras do estilo, tanto que possuem o nome no Vocal Group Hall of Fame. Não são tão populares, ou  tão mencionadas quanto as Sisters aí de baixo, mas sua contribuição para o gênero é inquestionável e grupos como Puppini Sisters se inspiram muito no legado dessas moças. Elas despontaram na cena do Jazz em New Orleans durante a década de 30. 

"Heebie Jeebies" é a minha favorita!


Quando se fala em Grupo Vocal feminino o primeiro nome é e sempre será das lendárias The Andrews Sisters. Elas não só tornaram popular esse estilo de formação (Loira, morena e ruiva) como também foram uma verdadeira febre no auge de sua carreira, tendo muitos singles nas paradas de sucesso. Nenhum grupo da atualidade pode negar a inspiração que teve através do legado das Andrews Sisters que eram de fato três irmãs com um talento único. Leia mais sobre elas nesse post. Abaixo o maior sucesso do trio Americano.

As donas do Boogie Woogie!


Trio Lescano: E mencionei o Trio Lescano no post que fiz sobre as Blue Dolls. Elas são uma exceção na minha lista, pelo fato de não serem Americanas e sim  Holandesas erradicadas na Itália. Isso para provar de uma vez por todas que sempre existiu talento em todos os lugares, não só na América. Formado pelas três irmãs holandesas: Alexandra Leschan (1910-1987), Judik Leschan (1913-2007), e Kitty Leschan (1919-1965). Que mais tarde tiveram o seu nome modificado em uma "versão Italiana" sendo essas: Alessandra, Giuditta e Caterinetta Lescano. As irmãs chegaram na Itália em 1930, antes elas já haviam trabalhado juntas como acrobatas. Cantando Swing e Jazz elas fizeram muito sucesso na Itália. 


Trio Lescano cantando em 1942.


The Chordettes: O quarteto mais fofo do gênero, cantavam tanto músicas populares como a cappella. Com o passar dos anos o grupo teve diferentes formações, mas sempre foi um quarteto. Elas surgiram nos anos 40, mas alcançaram o auge do sucesso durante os anos 50 durante a era dourada dos grupos vocais. São delas aqueles sucessos que você certamente já ouviu por aí: "Mr. Sandman", "Just Between You And Me", "Lollipop" e muitos outros sucessos. Ouça abaixo:

The Chordettes: "Mr. Sandman e Lollipop"


The Supremes: Foi um dos maiores grupos vocais dos anos 60 e também é um dos mais aclamados até hoje. Formado pela Diana Ross, Florence Ballard e Mary Wilson, as The Supremes cantavam canções de estilo Soul e R&;B, também chegaram a cantar canções do estilo Doo Wop e Disco. Durante os anos em que estiveram em atividade, o grupo teve várias formações diferentes, sendo a mais famosa a formação com a Diana Ross. São consideradas pela Billboard como o maior grupo feminino de todos os tempos. Elas foram a maior referência e inspiração para o filme Dream Girls - Em Busca de um Sonho (2006) do qual eu indico.

The Supremes, o nome já diz tudo!

Era Dourada e Declínio: Você já deve ter ouvido no mínimo um grande sucesso de Grupos Vocais mesmo que sendo através de filmes, releituras ou em forma de trilha sonora daquela novela estúpida que passa no horário das seis. Sucessos como "Sha-Boom" e "Why Do Fools Fall In Love" são só um exemplo do que foi a "Golden Age" dos Grupos Vocais que estiveram no topo das paradas de sucesso, inclusive tendo aparições em diversos filmes nas décadas de 50 e 60. Os Estados Unidos virou uma verdadeira fábrica de grupos que já não era mais compostos somente por negros. A fórmula para o sucesso é sim saber cantar em harmonia, ter músicas cativantes e seguir o clichê de nomes com "Sisters", "Brothers" no meio. Uma fórmula estilizada que deu muito certo e foi apreciado pelo público. Esse modelo é seguido até os dias de hoje pelos adeptos mais "hardcore" que querem ser fieis às raízes.

The Castro Sisters - Famoso grupo dos anos 60

No final dos anos 60 os grupos vocais em geral começaram a perder sua popularidade. O cenário musical da época foi muito influenciado por bandas Britânicas como os Beatles e pouco a pouco aquela fábrica de grupos foi diminuindo a produção consideravelmente. Mas o legado continua, pois essa febre fez escola e trouxe muitos adeptos que trouxeram outros estilos modernos como o Pop.

"The Shords - Sha-Boom"

Sucesso: Frankie Lymon and the Teenagers cantando "Why Do Fools Fall In Love" em 1956

Os Grupos Vocais da Atualidade!

The Blue Dolls - Fazem releituras de sucessos inspiradas no "Trio Lescano"

Nos anos 2000 graças a internet, a gente pode acompanhar diversos grupos vocais modernos tanto femininos quanto masculinos. A maioria faz  releituras de sucessos tanto antigos como atuais. Existem aqueles grupos que são fiéis, fazendo covers dos pioneiros do gênero se vestindo e produzindo shows que te fazem pensar que você viajou no tempo, eu adoro! Sou apaixonada por essas bandas, tanto atuais como as do passado e sempre serei uma forte seguidora. Se você conhece e gosta de no mínimo um desses grupos, parabéns, você tem bom gosto!

The Puppini Sisters: Se tratando de grupos da atualidade, talvez elas sejam as mais famosas. Confesso que já estou perdendo a paciência, pois desde 2011 elas não lançam nada inédito. O grupo nasceu inspirado em praticamente todos esses grandes grupos femininos que mencionei acima, e foi o primeiro da minha lista a fazer sucesso, despertar a curiosidade da nova geração e abrir as portas para um mercado novo. Atualmente a banda sofreu algumas transformações e a nova formação conta com os vocais da Marcella Puppini (líder e co-fundadora), Kate Mullins (co-fundadora) e a mais nova integrante Emma Smith. Elas são tão queridas que é praticamente impossível não mencioná-las quando falamos sobre esse assunto. Elas comemoraram 10 anos de grupo alguns dias atrás.

"Diamonds Are a Girls Best Friend" do quarto álbum de estúdio "Hollywood" lançado em 2011. Nesse clip a formação ainda é a de 2006.

The Overtones: Os "Toners" para as mais íntimas, segue o estilo dos grupos "Doo Wop" dos anos 50 e 60 com muito charme e influência da música pop atual. É bem engomadinho, engravatadinho e afinadinho também, tá! O grupo já lançou 3 álbuns de estúdio e já está preparando o próximo trabalho. Eu confesso que o último álbum lançado no final do ano passado, o "Saturday Night At The Movies" é de longe o melhor trabalho deles, na minha opinião. Está super divertido e eu amei TODAS as releituras que eles fizeram de trilhas sonoras do cinema, sem contar as canções originais e a técnica deles. Eu tenho que ressaltar as notas graves que o Lachie executa #CoisaDeOutroMundo. Enfim, todos possuem excelente técnica vocal. Eu recomendo que você que não conhece, dê uma oportunidade para esses meninos. Eles merecem e você não vai se arrepender.

The Overtones no video da música "Superstar"

The Loughe Kittens: Apesar de ser um grupo muito novo, o mais jovem de todos os já mencionados nesse blog, elas são a prova de que o estilo continua vivo sim e não foi só uma modinha dos anos 2000. Eu acredito no potencial e diferencial dessas garotas que apostam em covers de sucessos de bandas como o Limp Bizkt, Metallica, Aerosmith e Beatles. O primeiro single das meninas é o da música "Rollin'" do Limp Bizkt que você confere abaixo. Se quiser saber um pouco mais sobre as Kittens, eu recomendo que leiam o post especial que fiz sobre elas aqui.

Divertidas Kittens no Vídeo da música "Rolling"

The Baseballs: Estou citando a banda The Baseballs nesse post não porque eles são a minha banda favorita. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não são APENAS uma banda cover que transforma hits atuais em versões Rockabilly. O estilo deles é o "Voc 'n' Roll". Eles unem o Rock 'n' Roll dos anos 50 e 60 com os vocais do estilo "Doo Wop"e sim, eles tem composições próprias! Já tem muita banda por aí seguindo os mesmos passos dos meus Alemães. Amo esse vídeo dos três fazendo exercícios vocais ( à partir do 2:37) super fofo e engraçado. Preciso dizer que não só os três solistas principais possuem lindas vozes, mas toda a banda de apoio também canta muito. The Baseballs podem fazer você dançar muito e te enlouquecer com todo aquele "Hipshake", mas eles também podem te emocionar cantando baladas como essa:

"Hard Not To Cry" canção original do The Baseballs.

Também recomendo que vocês confiram a lista dos 100 maiores grupos vocais de todos os tempos. Lá, provavelmente vai ter algum grupo que você gosta e que eu não citei. Todos os posts que fiz sobre grupos vocais femininos você confere clicando aqui. Não deixem de ler alguns artigos de onde retirei referências para esse post, aí vaí: history-of-rock; Um pouco mais sobre o "Doo Wop" digitaldreamdoor; Um texto bacana e em Português sobre a Importância dos Grupos Vocais para o Rock (esse não é uma referência, é só uma recomendação de leitura mesmo). E se você gostou e também tem algum pedido de post especial, entre em contatoDesculpem, eu sei que eu escrevi uma bíblia cheia de referências internas e externas, e um pouco de enrolação teórica, mas quando falo de algo que eu gosto é assim mesmo. Tentei fazer um post diferente, espero que vocês tenham gostado e seja útil. Raposa Branca desculpe a demora =)

Comente com o Facebook:

24 comentários

  1. Menina, demorou mas valeu a pena! Adorei mesmo! Muito bom saber desses grupos todos. Já tinha ouvido falar da maioria e os meus preferidos ainda são os Mills Brothers (acho que não teria nem como mudar... É muito amor), mas, os outros são muito bons!
    E nem sabia que existiam tantos grupos novos que seguiam o estilo, pra falar a verdade... Que ótimo. Poderiam haver mais!
    Obrigada pelo post, querida, adorei mesmo!
    Muito bom saber a história desse pessoal incrível! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa!!! ^^.... Fico muio feliz que você gostou, estava com medo de ter ficado cansativo. Se deixar eu não paro mais de falar, amei escrever sobre isso. Obrigada!

      Missão cumprida <3 xxx


      Excluir
    2. Bom Dia Pri, como vai?
      Nossa amei seu post, especialmente por mencionar os grupos musicais, sou fã de cada um deles. Não vivo sem música. Sou gamada nos Beach Boys e meus grupos vocais prediletos são os mais antigos. Meus parabéns pelo excelente post.
      Beijokas, Cris

      Excluir
    3. Cris, você como sempre muito gentil. Muito obrigada! =) xxx

      Excluir
  2. Sensational, well structured and very engaging post, dear gal. I adore each of these classic - and modern - artists and groups as well. It's summertime now, the time of the year when I always find myself most yearning to listen to classic R&B, doo wop, and beach culture music (in no small part because those were some of the types that my parents played most frequently during the hottest months of the year when I was growing up), so this post read much like my own warm weather playlist and I truly adored it!

    Big hugs & tons of happy start of July wishes!
    ♥ Jessica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aww glad to know that! It was a pleasure write about vocal groups, which i'm totally in love since always! Thanks for your lovely words dear Jessica! <3 Hugs back. Have a great july! =) xxx

      Excluir
  3. Oi Pri amei o post, sempre adoro passar por aqui, fico viajando nas fotos, tudo muito interessante! Adorei, achei muito engraçado todos vestidos iguais, o formato do microfone! rsrs bjosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Dani! Que bom que você gostou. Os microfones são uma graça, adoraria ter um aqui em casa e usar na decoração já que eu não canto nada xD. Beijos! xxx

      Excluir
  4. Oi Pri,

    que post mais legal, vou mostrar para o meu namorado, ele adora música e
    vai ficar louco.

    Bejim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meire, seja bem-vinda! Nossa, muito obrigada <3 xxx

      Excluir
  5. Meu deus, uma verdadeira aula musical. Pri, sendo Pri, com posts sempre bem pesquisados e com ótimo embasamento :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aww Daise, você gentil como sempre! Muito obrigada pelo feed back. Fico feliz que tenha gostado =) <3

      Excluir
  6. Eu conhecia apenas alguns desses grupos, então foi ótimo conhecer outros e adorei saber que existem grupos atuais inspirados nesses! Nossa, amei, mto bom !

    ResponderExcluir
  7. Já disse que adoro sua pesquisas né Pri... sempre tão dedicada, quando eu crescer quero ser igual você, rsrs (é brincadeira, sei que ou mais velha viu)
    Adorei conhecer esses grupos, acredita que eu não conhecia nenhum... nossa eu preciso mesmo me atualizar. ameiiii
    bjuuuxxxxxxxxxx e obrigada pelo comentário no blog
    bjuxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi sua linda, obrigada! Comento no seu blog porque realmente gosto <3 Não se engane, não sou tão novinha assim ;D ... Beijoss! xxx

      Excluir
  8. AMO The Chordettes! Tenho o álbum aqui e adoro. Os que eu não conheço vou já procurar para ouvir. Adorei esse post com indicações de grupos *-*

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!! Também amo elas <3 Ouça e e me diga qual deles você gostou mais. Beijos e obrigada pela visita! =) xxx

      Excluir
  9. Bom post ;) Adorei os microfones.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Amei o post,graças a Deus minha avó me
    mostrou algumas destas bandas,e aqui em casa tem vários discos e fitas,
    as atuais confesso que não conheço todas mas vou adorar conhecer .
    Beijos
    http://pinagirlscris.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oldies é vida! Espero que você também curta os atuais. Obrigada pela visita :)xxx

      Excluir
  11. Loved every single part of this. Such a great article, Pri. AWSOME!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaaay Mariana, nice to see you HERE!!! \o/ and Thanks pearl, glad you liked it =') <3

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO