Weird Tales Magazine: A lendária revista de terror e literatura fantástica!


Se tratando de Pulp-Magazines, nenhuma revista se compara a fantástica Weird Tales Magazine. A maioria dos meus leitores não vai se lembrar, mas eu fiz um post sobre Pulp-Magazines a alguns anos atrás (se você não tem a mínima noção do que é isso, clique aqui). Criada por J.C. Henneberger, a Weird Tales é a uma revista de Terror norte americana que desde 1923 publica histórias macabras e literatura fantástica, sendo também conhecida como a primeira revista sobre fantasia gótica, Sci-fi e horror publicando histórias bizarras até então jamais publicadas, pois ninguém tinha coragem de fazê-lo.

A chave do sucesso foi que os donos e administradores da revista sempre buscaram os melhores escritores, desenhistas e criadores do gênero capazes de cria histórias e mundos, universos fantasiosos e místico que fosse capaz prendesse o leitor. Nem preciso dizer que deu certo, não é mesm? Afinal de contas ela sobreviveu a todas essas décadas até chegar os dias atuais e foi um sucesso absoluto na Golden Age das Pulps Magazines. Foi através dela que foi criado personagens icônicos como o "Cthulhu" e "Conan, o Bárbaro". Muitos escritores que passaram pela Weird Tales se tornaram famosos mais tarde, como o mais famoso de todos eles H.P. Lovecraft (o criador do Cthulhu),  e também Ray Bradbury, e Robert E. Howard (criador de Conan, o Bárbaro).

Weird Tales Classic Covers - via Pinterest/ Tumblr

Se para Stephen King, a Weird Tales Magazine foi uma grande inspiração, já pode imaginar que essa literatura é uma verdadeira obra de arte. A revista influenciou a cultura popular sendo forte referência não só para a  ficção como também o Rock, o estilo gótico, livros, jogos, etc. A revista sobreviveu durante todos esses anos, ela ainda é publicada e continua seguindo sua tão famosa e marcante tradição de horror e fantasia, porém em um formato moderno. Selecionei algumas imagens de covers, espero que vocês gostem, claro pesquisem mais. De repente alguém aí tem uma revista autêntica da época e talvez queira me presentear, haha.

Weird Tales Classic Covers - via Pinterest/ Tumblr

Weird Tales Classic Covers - via Pinterest/ Tumblr

Cthulhu: De longe o personagem mais querido da revista. Criado por H.P. Lovecraft, um gênio que revolucionou o terror. Cthulhu é simplesmente uma criatura ou entidade alienígena. Uma criatura de outro mundo, enfim. Uma monstro gigante, maligno com poderes e tentáculos assustadores, que adora causar terror por onde passa. Também conhecido como "The Great Old One". Sua primeira aparição foi em uma publicação da Weird Tales de 1926, no conto "Call of Cthulhu". É sempre citado como sinônimo de horror e mal, sendo mencionado também em comédias. Cthulhu é um ícone da cultura popular e comunidade geek, caso você não saiba. O bichinho tem uma legião de fãs e admiradores dele não só no país de origem, mas no mundo todo, servindo como inspiração em contos de ficção científica e até mesmo em músicas. Após o sucesso de sua primeira aparição, passou a ser figurinha carimbada em muitas outras histórias fantasiosas da revista. Acho a visão e o trabalho do H.P. Lovecraft incrível, aconselho que leiam e pesquisem mais sobre a vida e obra dele. Também tem um blog muito bom, em que vocês podem mergulhar no mundo de Lovecraft e de seu personagem, o Mundo Tentacular.

E mais um pouquinho do Cthulhu, The Great Old One - via Tumblr

Video Cover Gallery!

O site gringo The Pulp Magazines Project possui um acervo virtual de diversas Pulps da época, e alguns arquivos em pdf para download escaneados de revistas originais, por tanto em inglês. Clique AQUI para conferir, eu já salvei todos, hehe. Se você quiser continuar viajando no incrível mundo fantasioso da Weird Tales, visitem o site oficial da Revista. Tem uma ótima página no facebook, eu só não sei dizer se é de fato oficial pois não encontrei o link da mesma no site deles, mas acredito que seja sim. Clique aqui! Espero que os Geekers e Weirdness lovers de plantão tenham gostado do post de hoje =)


Comente com o Facebook:

6 comentários

  1. Olá Pri, aceito sim. As minhas parcerias são somente com blogs vintage/retrô e apenas com intuito de troca de banner ou seja, troca de publicidade. E o seu enquadra nas minhas pequenas exigências. Irei colocar seu logotipo lá na lateral, depois vai lá e dá uma olhada. E no seu blog como funciona? Você indica somente o nome do blog, ou coloca o logotipo do blog? Se for o logotipo, te mando o do meu blog pelo e-mail.

    A propósito, amei o post! ♥

    Grande beijo
    Vem me visitar?
    Uma noite em Paris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicole! O meu esquema de parcerias entre blogs é exatamente o mesmo que o seu. Fique à vontade para pegar o banner e me envie o seu. Eu coloco o selo dos parceiros na página específica de parcerias e ocasionalmente faço um post no blog onde divulgo blogs/parceiros. Beijos e seja bem-vinda! =)

      Excluir
  2. Que achado, não conhecia essa revista, adorei.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Ah flor, na falta da revista física, ao menos nos temos os arquivos em pdf de algumas edições. Eu também queria tanto xD. Beijinhos! xxx

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO