The Hidden Mothers


Hello folks, como vão vocês?? A principio eu pensei em falar do tema de hoje em um outro post sobre fotografia Vitoriana, mas percebi que ficaria um post enorme e cheio de informações como o Victorian Cats e Freak Show. Eu não quero cansar sua leitura então vou retomar aquela série especial que comecei no início do ano sobre curiosidades da Era Vitoriana, vou postando aos poucos espero que vocês gostem. Agora vamos ao que realmente interessa, nós já sabemos o quanto os Vitorianos eram mórbidos devido aos fatores sociais/culturais da época que hoje vemos refletidos em milhares de fotografias que sobreviveram ao tempo e hoje estão aí espalhadas pela internet livremente. Algumas delas tem curiosidades interessantes e hoje vou destacar uma em especial: The Hidden Mothers!

Você está vendo alguém ali atras? xD via pinterest


Para que a fotografia de crianças e bebês pudesse ser feita era necessário a "presença oculta" da mãe segurando seu filho para ser fotografado. Isso facilitaria quando a foto estivesse pronta e fosse colocada em molduras e porta retratos. As "Hidden Mothers" que alguns também chamam de "Invisible Mothers", traduzido ao pé da letra "Mães Escondidas" (e também pais, por que não?) quase sempre usavam um pano cobrindo-as, ou se escondiam entre as cortinas ou atrás da mobília para que não aparecessem e o foco da imagem fosse somente a criança. Eu sei o que você está pensando, que foi uma péssima ideia já que está vendo sua figura ali debaixo do pano. É aí que vinha o truque, pois na hora de colocar os retratos finalizados no álbum as mães não apareciam. Pesquisando um pouquinho mais descobri que foi lançado um livro com várias fotos dessas mães com seus filhos. Clique AQUI para folhear algumas páginas do livro. Seja pelo tempo, efeito ou tipo de fotografia dessa época algumas pessoas acham essas fotos estranhas e creepy. Quero lembrá-los que há também a possibilidade de muitas dessas crianças terem sido fotografadas quando já estavam mortas, mas dentre essas que selecionei eu não saberia dizer ao certo qual delas é ou não um Post Mortem. Algum palpite?


via pinterest


via pinterest

Essa aqui é interessante, Hidden Mother e um gato! 


Se vocês quiserem ver mais fotos de mães invisíveis com seus filhos cliquem nos links/fonte das imagens. E não esqueçam de responder a pesquisa do blog. e se quiser, curta a fanpage do blog no facebook.(Confesso que ainda não me acostumei com a ideia de ter uma fanpage do blog). Até o próximo post!

Comente com o Facebook:

10 comentários

  1. Gosto do conceito das fotos ;)

    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ao mesmo tempo que é legal é assustador, gostei e saber um pouco mais!

    Beijos, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Realmente isso é assustador, fiquei com pena dessas crianças.
    Mas muito interessante!
    Beijokas da Cris
    mixdacrisretro.com

    ResponderExcluir
  4. Oieeee... adorooo essas fotos kkkkkk porque todas tem história né. Mas numa analise bem bolada a gente nota a inteligência deles naquela época... não tinha photoshop pra editar então tinham que retirar a mãe ou pai da foto de outro jeito... hehe Quanto as crianças mortas, já vi muitas matérias sobre elas, essas fotos existem, mas não se preocupa que nenhuma dessas fotografias que vc postou são desse estilo ;) Bjinhooooo adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente eu vou fazer um post sobre Post Mortem mais pra frente. Mas as vezes fico em dúvida pois eram feitos truques e maquiagem, e sim, tem a possibilidade de algumas dessas crianças (não necessariamente as do post) estarem mortas. Valeu pela visita e comment <3 xxx

      Excluir
  5. Nossa dessa nunca tinha ouvido falar !!!
    Cada coisa estranha dessa época !!!
    Mas eu adorei kkkkkk

    bjoka
    Infinitas Possibilidades - Blogger

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO