Vintage Dressing Table: A história da Penteadeira


Quem nunca se imaginou em um quarto glamouroso, sentada em frente à uma penteadeira cheia de vidrinhos de perfumes, cosméticos, escovas e um espelho enorme e fabuloso? Quando eu era criança, adorava brincar na antiga penteadeira da minha mãe. Fazia de conta que era tudo meu, e não via a hora de crescer e poder usar logo aquele monte de bugigangas. Os anos passaram, e a admiração por esse cantinho especial no quarto de uma mulher cresceram juntamente comigo. E como eu amo penteadeiras e boudoir, achei legal compartilhar algumas curiosidades com vocês, porque sei que também adoram.

Pietro Antonio Martini - The Morning Toilet (La Petite Toilette), cerca de 1777.



Breve história da penteadeira: A penteadeira, ou em inglês Dressing Table, é praticamente um sonho de consumo de quase todas as mulheres no mundo todo. Ela começou a ser fabricada no século XV, mas foi no final do século XVII que a alta sociedade europeia, cada vez mais preocupada com a aparência, começou a encomendar mobiliários cada vez mais luxuosos, feitos por artesãos especializados. A mesa de barbear, já utilizada na época, serviu de inspiração para a criação da penteadeira. A mesa de barbear mais simples continha um espelho, gavetas para guardar os utensílios e ficava facilmente acomodada em um canto no quarto. A penteadeira também tornou-se um móvel indispensável para a burguesia, que passava horas e horas em frente ao espelho provando roupas e perucas. Sabe-se que, os cuidados com higiene e vestimenta, eram um ritual matutino que muitas vezes demorava horas para ser concluído.

Vintage Boudoir Photography

Curiosidade - Boudoir: O Boudoir é o nome dado ao estilo de decoração inspirado no rei Luis XVI. O boudoir é basicamente um quarto privado, sala da estar ou quarto de se vestir de uma senhora da alta sociedade. O termo vem do Francês Bouder, que significa mau-humor, ou boudeur que significa mau-humorada. Provavelmente, as mulheres que passavam horas em seus quartos privados, pintando, bordando ou lendo, estivessem sempre de mau-humor por não ter mais nada para fazer, ou pelo fato de ter que cuidar da higiene e se trocar deixasse as pessoas extremamente irritadas, haha. Brincadeiras à parte, normalmente encontramos esse termo ligado às fotografias antigas de mulheres em momentos de cuidados com a beleza e intimidade de seus quartos. No início do século XX, o estilo de fotografias Boudoir ficaram famosas por retratarem o erotismo sutil. Com relação às fotografias eróticas, aviso que já estou preparando um post dedicado somente a esse tema, aguardem.

 
 Dolores Costello quando ainda era uma Ziegfeld Girl / Boudoir Lady em seu quarto.


Marilyn Monroe, Liz Taylor, Carole Lombard e Sophia Loren

A influência do glamour Hollywoodiano: Mesmo com o passar dos séculos, a peça nunca deixou de ser um dos móveis mais queridos e cobiçados pelas mulheres. Foi então que, através dos filmes, Hollywood popularizou ainda mais o móvel, transformando-o em um sinônimo de glamour e sofisticação. Resultando em diversas cenas clássicas com atrizes em seu momento Vanity - e não só as atrizes do cinema, mas também as divas burlescas do teatro. Hoje em dia, existem uma variedade de sites como e-bay vendendo mobiliário antigo que acaba de certa forma se tornando um artigo de luxo.

Betty Grable, Marilyn Monroe e Lauren Bacall

 
Rita Rayworth /  Mary Pickford 

Jean Harlow e seu Kit de penteadeira.

Acessórios e utensílios clássicos: Se você quiser reproduzir o glamour de uma autêntica Vintage Dressing Table, vai precisar de alguns acessórios básicos: Um case completo de escovas com espelho de mão, potes de porcelana ou vidros para guardar o pó, abajur, vasos para flores, vidros de perfumes e claro, o espelho central. Esses são alguns dos acessórios clássicos mais utilizados pelas mulheres durante décadas atrás.


Set antigo e completo de acessórios de penteadeira - via Pinterest

Fotos Via Pinterest 

Set Básico com escova para roupas, espelho de mão e escova para os cabelos. Foto via

Inspirações de Home Decor: Se você ainda está montando a sua tão sonhada penteadeira, talvez queira se inspirar em alguns modelos atuais. Eu sonho em ter um modelo clássico, que pode ser nas cores branca, verde ou rosa. E que de preferência tenha um espelho central modelo vitoriano, cheia de gavetas para eu guardar meus trecos. Encontrei diversos modelos, e fiquei com vontade de postar todos, mas me contive com apenas alguns. Confira algumas imagens abaixo.

Imagem via

Esse modelo é meu sonho de consumo! *--*



Mais alguns modelos para nos inspirarmos.


Por mais contemporânea ou moderninha que seja, as penteadeiras com toque vintage ou retrô são de longe as mais charmosas, pois dão aquela sensação de beleza do tempo da vovó, glamour, luxo e cuidados de diva. A princípio, pensei em fazer um post contendo somente imagens para inspiração, uma vez que 11 entre 10 blogueiras sonham em montar uma penteadeira bafônica, mas decidi compartilhar curiosidades com vocês e espero que tenham gostado. Algumas referências eu retirei do site victoriana. A maioria das imagens foram retiradas do pinterest, polyvore, ebay e tumblr.

Beijinhos e até o próximo post!

Comente com o Facebook:

49 comentários

  1. Adorei! Por alguma razão, seu texto e as imagens me remeteram à infância. Quando eu criança, meu coração palpitava com decorações aristocráticas, desde penteadeiras até tapetes de veludo, e vejo que isto não mudou. Penteadeiras clássicas continuam sendo meu sonho de consumo.

    Beijos,
    Rafa.
    http://imperioretro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar o post Rafa, fico feliz que tenha gostado. Bjs!

      Excluir
  2. Textos e imagens, que simplesmente ME FAZEM querer ir além, fico encantada e morrendo de vontade de viver nessa época!!

    Estou amando os post's do blog hehehehe

    http://www.1001julietas.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Julietas! Tudo era simplesmente mágico, até um simples móvel kkkkkkkkk

      Excluir
  3. Que interessante!! Nunca tinha pensado nisso. kkk Adorei bastante a postagem, sua história me fez refletir algumas coisas.
    Beijão

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  4. A Macrilan tem pincéis muito bons, né?!

    Obrigada, Pri! Espero ficar boa logo, para voltar a fazer resenhas de produtos de pele.

    Não conhecia a história. Mas sempre fui apaixonada por penteadeiras! Tenho uma na cor rosa, que está super velhinha.

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os meus pincéis são da macrilan, rsrss...gosto muito!
      Quero ver uma foto da sua penteadeira, tem no seu blog? bjs!

      Excluir
  5. Adoro a 1º imagem do móvel
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Como você falou é um sonho, sou doida mesmo para ter uma... mas, meu quarto ainda não comporta...mimimi...mas com certeza terei uma..ahaha amei demais as inspirações!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria muito de ter uma penteadeira! Mas atualmente é impossível porque meu quarto é pequeno e não sobra espaço :(
    Adorei as curiosidades e as imagens que você escolheu :)
    beijos!

    www.entorpecendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também é pequeno, mas já tô projetando algo pra quando eu me mudar. Obrigada Mari, bjs =)

      Excluir
  8. Acho lindo *U*

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro penteadeiras mas infelizmente ainda não tenho... Acho um luxo, além disso as "coisinhas" de beleza ficam mais organizadas. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Pri,
    Adoro penteadeira e herdei uma linda de minha mãe, mas tive que abrir mão por uma questão de espaço.
    Adorei saber a história de penteadeira.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte a sua ter herdado, eu queria muito a antiga da minha mãe, mas estragou na mudança =/....bjs!

      Excluir
  11. Não me importava de ter uma!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  12. This beautiful post is complete and total wishlist fodder for me! I swear, there's no easily obtainable item of furniture that I want more than a vintage vanity table, but alas, I don't live in a big enough house (and haven't so far as an adult), so I don't have one.

    Some day I'm sure I will though - I just need a bigger house first! :)

    Many hugs & thanks for your lovely comment on my snood video post,
    ♥ Jessica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Jessica! Glad you liked it =) Actually, i have the smallest room ever xD.. but i hope move on for a biggest one soon, then i'll have my vintage beauty table ^^
      Thanks for your lovely comment! xxx

      Excluir
  13. Lembro de quando eu ficava em frente a penteadeira da minha vó vendo os batons vermelhos dela, a escova de cabelo e os perfumes, ficava babando pra ter uma pra mim. Acho que a influência de todo esse glamour hollywoodiano, ajudou à aumentar o desejo de ter uma.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria de nós, tem uma lembrança vaga da mãe ou avó com coisas do tipo relacionadas à beleza! Eu mesma sou bastante influência pelos filmes antigos, em muitos aspectos ^^

      Excluir
  14. Nosso sonho é ter uma penteadeira, as achamos lindas principalmente as vintage!! Amamos conhecer a história e curiosidades sobre as penteadeiras!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meninas ^^.. torço para que vocês também tenham as suas ^^

      Excluir
  15. Aiii quem nunca sonhou com uma penteadeira de princesa né? ♥
    Ganhei hoje da minha vó uma antiga tão linda, não é tão clássica quanto as dos posts, mas ela é super vintage e lindinha, to emocionada hahahaha
    Achei interessante a história do boudoir, nunca pensei que significasse isso AHUAHUAH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é vintage, tá valendo rss.. aposto que é linda *--*...bjs!

      Excluir
  16. Uauuu.. amei.. eu tenho uma penteadeira que herdei da minha vó!! É a coisa mais linda do mundo!!
    Já tem post novinho esperando por você!!
    Curta a nossa página no Facebook, é só clicar: https://www.facebook.com/blogrolamuito
    Muitos beijinhos..

    ♥ www.rolamuito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Bem que eu queria ter herdado uma penteadeira de alguém, rsrs.. depois te faço uma visita, obrigada =)

      Excluir
  17. é realmente o sonho de consumo de muitas mulheres!! adorei o post e as curiosidades :D beijos

    ResponderExcluir
  18. omg , adorei conhecer a história meu sonho é ter uma ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. I really love vintage furniture! Looks fantastic *o*

    I hope that you visit my blog too: SPIKED-SOUL.BLOGSPOT.COM :)
    Have a nice day!

    ResponderExcluir
  20. Ameiiiiiiiiii conhecer a história da penteadeira, gosto muito desses posts informativos, parabéns pela dedicação em passar conteúdos tão legais pra gente.
    Amo penteadeira,s meu sonho sempre foi ter uma HAHAHA ♥ e amei as inspirações também.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda! Eu também amo escrever esse tipo de post, e amo ainda mais quando vocês gostam. Beijinhos!

      Excluir
  21. Eu acho bem feminino Pri, e com um espelho vitoriano fica mais lindo ainda. Pena que muitas penteadeiras são caras :(, mesmo assim vou querer uma na minha casa. Sou louca por esse espelho de mão, mas nunca encontrei um para comprar, não do jeito que eu queria ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que a maioria são caras, ainda mais as que eu acho mais bonitas :'(
      Já vi alguns espelhos antigos à venda no mercado livre! ;) ... Bjs Gabi!

      Excluir
  22. Que bom, que esse móvel super vintage voltou com tudo. As divas da Golden age não dispensavam. É coisa linda e chique. Quanto mais antiga, mais linda! Os sets faziam jus, porque eram igualmente lindos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Ruby, tudo que é antigo/vintage e está em bom estado é caro demais, mas vale a apena cada centavo ^^.. Bjs!

      Excluir
  23. Eu morro de vontade de ter uma mas meu quarto não tem espaço. Essa turquesa é a minha preferida <33. Post maravilhoso rico em detalhes, super inspirador!
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol! Fico feliz que tenha gostado do post. Torço para que todas nós tenhamos o nosso sonho de penteadeira ^^... Bjs!

      Excluir
  24. Adoro, adoro, adoro! Ainda não tenho uma mas quero comprar no futuro. Para além de bonito, acho muito útil! Podemos pentear e maquilhar no mesmo sítio com as nossas coisas todas ao pé :)
    Amor de artigo <3

    Beijinho***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que já tem uma, rsrs. São indispensáveis na vida de uma mulher, hehehe.. Beijos!

      Excluir
  25. Top artigo Pri, achei legal vc colocar as curiosidades, não sabia dessa do quarto mal humorado kkkkk muito legal. Acho que toda menina sonha com uma penteadeira, mas no meu caso esse sonho veio tardiamente rsrs quando eu era mais nova sonhava com uma mesinha tipo a do Doug funy para escrever no meu diário, hoje tenho vontade de ter uma, acho muito glamour e delicado, ficaria feliz com essa turquesa que mostrou, adoro essa cor ❤

    Bjus
    Ari
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ari! Fico feliz que tenha gostaso :) mas a mesinha do doug até que era legal kkkj mas uma penteadeira é uma penteadeira, né? Essa turquesa é meu sonho *-*...bjs!

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO