Recentemente assisti "A Garota Dinamarquesa" no cinema. O filme foi inspirado na história real de Lili Elbe, que nasceu como Einar Mogens Wegenes, e que ficou conhecida por ser a primeira mulher transexual a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo. Ouvi muitas críticas negativas sobre esse filme, e algumas positivas também. Desde que a produção foi anunciada, fiquei ansiosa e muito curiosa para assistir, pois já conhecia um pouco da história de Elbe.
Foto: Reprodução
Em primeiro plano somos apresentados à Einar Mogens Wegenes (Eddie Redmayne) um talentoso pintor dinamarquês casado com Gerda Wegener (Alicia Vikander). Einar é especialista em pinturas de paisagens, enquanto que Gerda gosta de pintar retratos. Certo dia, Gerda pede à Einar para substituir sua modelo; veste-o com roupas femininas e instrui que ele pose para ela pintá-lo. Ele desenvolver os gestos e feições femininas com certa naturalidade. Decidem então batizar esse personagem criado com o nome de Lili. Gerda passa a trabalhar pintando belíssimos quadros de Lili, que logo ficam famosos.
Foto: Reprodução
Após o ocorrido, Einar começa a descobrir que a mulher que sempre viveu dentro dele, da qual batizaram de Lili, quer finalmente sair para fora e ser ela mesma. À partir desse momento o casamento dos dois não é mais o mesmo, formando-se uma espécie de triângulo amoroso entre Einar/Lili e Gerda. Einar revela à esposa que é na verdade uma mulher vivendo no corpo de um homem, e que seu sonho é viver como uma mulher normal - casar e ter filhos. Guerda sofre muito com essa nova realidade. Mesmo assim, ela não abandona Lili em nome do amor que ainda sente por Einar, chegando a apoiá-la quando a mesma decide fazer a cirurgia de mudança de sexo.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
O diretor Tom Hooper decidiu tratar de forma romântica um assunto delicado. Alguns fatos importantes na vida de ambas, infelizmente ficaram de fora e isso comprometeu muito o enredo. Entretanto, o filme é belíssimo! Eddie Redmayne desenvolveu um papel andrógino bastante complexo, permitindo que seu corpo fosse totalmente explorado. A gente assiste algumas cenas e automaticamente lembra do quanto ele é digno de ter recebido um Oscar - e com esse papel, ele bem que merecia outro. Alicia Vikander, a atriz que dá vida à Gerda, em hipótese alguma fica à sombra de Redmayne, representando muito bem a esposa talentosa, apaixonada e ferida. Ficou perfeita nesse papel e mereceu ter ganho o Oscar sim. Atuações comoventes, estética impecável, cenários harmoniosos que rementem tão bem as décadas de 1910 e 1920.
Lili Elbe nasceu como Einar Wegener na Dinamarca em 1882. Tinha características tanto masculinas como femininas. Após a cirurgia de mudança de sexo, foi reconhecida legalmente como mulher e seu casamento com Gerda foi anulado. Lili deixou a pintura de lado, pois acreditava que era algo associado à vida de Einar. Lili se casou e desejava ser mãe. Sendo assim, se submeteu a uma cirurgia de transplante de útero, da qual surgiram complicações que resultaram em sua morte. Seu diário pessoal foi publicado após sua morte, em 1933 com o título de "Men Into Woman" do qual serviu de inspiração para a novela "The Danish Girl" de David Ebershoff, publicado em 2001.
Lili e Gerda por Gerda Wegner - Foto: Reprodução
Covers da revista La Vie Parisienne por Gerda Wegner - Foto: Reprodução
Gerda Wegner também se casou novamente, e posteriormente se divorciou. Continuo exercendo a profissão de ilustradora e seu trabalho foi publicado em diversas revistas, como a famosa revista La Vie Parisienne. A questão da sexualidade de Gerda é visível em sua arte erótica - basta dar um google search para conferir algumas delas. Pintou quadros de Lili até o fim de seus dias.
Lili e Gerda - Foto: Reprodução
Foto: Reprodução!
Espero que tenham gostado da dica e do post. Se você também assistiu, deixe sua opinião nos comentários. Beijos a todos!
Nossa. Bem legal... Adorei. Bjs.
ResponderExcluirhttp://doimoaline.blogspot.com.br/
Obrigada pela visita Aline =)
Excluirquero muito ver. beijos, pedrita
ResponderExcluirBeijos :*
ExcluirAquela linha é muito boa! Estou gostando!
ResponderExcluirEstou mega curiosa para ver esse filme. Ouvi mais coisas positivas do que negativas sobre ele!
Ótima terça, Pri!
Beijo! ^^
É uma belo filme, atuações e estética impecáveis =) Beijos!
ExcluirI both need to see this film and then somehow get access to all of the costumes in it - especially that sublime green crushed velvet wrap coat in the last image here (swoon!).
ResponderExcluirBig hugs & joyful end of March wishes,
♥ Jessica
Glad you liked, thanks and hugs back!
ExcluirAinda não vi(não encontrei online), mas quero muito assistir, um dos melhores atores da atualidade! Arrasou em A Teoria de Tudo :)
ResponderExcluirhttp://blogprocrastinando.blogspot.com.br/
Acredito que já tenha online Maquele. Obrigada pela visita, beijos!
ExcluirOi Pri,
ResponderExcluirTb fiz um post sobre este filme, pois como vc, tb me apaixonei por ele.
Bjs
É lindo, né? Obrigada pela visita Betty. Beijos!
ExcluirQuero imenso assistir a este filme.
ResponderExcluirhttp://retromaggie.blogspot.pt/
Assiste e depois me fala o que achou. Beijos!
ExcluirGostei muito da sua resenha. Ainda não assisti, mas ouço falar tão bem dele que fico super curiosa :)
ResponderExcluirBeijos
BlogCarolNM
FanPage
Fico feliz que tenha gostado Carol. Obrigada, beijos!
ExcluirO que mais gostei do filme, fora tudo que citou foram os figurinos de tirar o folego. Eu sou apaixonada por isso e desse filme esta lindo!
ResponderExcluircaosarrumado.com
Os figurinos e cenários são belíssimos, eu amei! Beijos!
ExcluirObrigado :DD Oh, como te compreendo na perfeição :P
ResponderExcluirBem, não conhecia o filme mas a tua crítica, tal como todas, deu-me uma vontade enorme de o ver. Acho que vou aproveitar a tarde de hoje para o fazer :P será que encontro onlie? :D
NEW TIPS POST | How to Have Healthy Hair
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Obrigada, Miguel. Beijos!
ExcluirEu fiquei terrivelmente empolgada para ver esse filme assim que o Eddie foi anunciado (tieto mesmo), mas por questões de saúde psicológica eu adiei e ainda não vi - porque eu não quero ninguém me vendo/ouvindo abrindo o berreiro no meio do cinema, então acho mais seguro assistir em casa abraçada a um pote de sorvete.
ResponderExcluirGostei MUITO das informações que você colocou no post, além do filme, amei essa pesquisa que você fez e fiquei ainda mais interessada pela história, inclusive com vontade de ler o livro. Obrigada pelo post incrível <3
Sentimentaligrafia
Oi Marcela! Eu deveria ter seguido seu exemplo de assistir agarrada à um pote de sorvete. É mesmo bastante emocionante. Fico feliz que trnha gostado das informações <3 Obrigada. Beijos!
ExcluirEu quero muito ver esse filme.Me falaram que a fotografia e o figurino estão maravilhosos, e pelas fotos que eu vi, são mesmo lindos! Bem, além disso tem o Eddie no elenco. <3, amo esse menino atuando.
ResponderExcluirO Eddie está impecável nesse filme <3 Obrigada pela visita Gabi. Beijos!
Excluir