#Resenha: Psicose (Robert Bloch - Darkside)



Sinopse: Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. Belo suspense, de tirar o fôlego!

Título: Psicose
Autor: Robert Bloch
Ano de Lançamento: 2013
Número de Páginas: 240
Acabamento: Brochura
Gênero: Suspense/Terror
Editora: DarkSide Books
Adicionar no Skoob
Classificação: 
Norman Bates é um homem solteiro de meia idade que vive com a mãe Norma Bates. Eles são donos de um pequeno motel de estrada. A vida de Norman é simples, ele não sai de casa e não tem amigos ou namorada. Basicamente vive em função da mãe superprotetora que o trata como se fosse uma criança, ele também administra o motel que infelizmente tem tido poucos clientes graças às mudanças na estrada principal daquela cidade. A rotina dos Bates muda quando em uma noite, durante a tempestade, recebem uma hóspede inesperada.

A hóspede se chama Marion Crane, ela fugiu de sua cidade após ter roubado quarenta mil dólares da imobiliária onde trabalhava. As dificuldades financeiras de toda uma vida fizeram com que Mary, até então uma funcionária de confiança, acabasse roubando o próprio chefe. Ela pretende pagar as dívidas de seu noivo Sam para poderem se casar. Ela não perde tempo e foge, durante o caminho ela tenta despistar a polícia, trocando de veículo algumas vezes. O plano inicial era chegar até a cidade onde vive seu noivo, mas viajando à noite e ainda debaixo de uma tempestade, ela acaba desviando do caminho e vai parar na estrada isolada onde está localizado o Bates Motel. Sem ter muitas opções, acaba optando por se hospedar no Motel para partir na manhã seguinte.


Após dias sem ter notícias de Mary, sua irmã Lila Crane decide procura-la. Ela está perfeitamente ciente do crime que sua irmã cometeu e imagina que o único destino de Mary seria a casa de seu noivo Sam. Chegando até a residência de Sam, ela se desespera ao saber que sua irmã não está lá e que Sam desconhece seu paradeiro. Eles decidem recorrer da ajuda de um detetive que foi contratado pelo ex-chefe de Mary, e que por tanto também está atrás dela. Pegam todas as informações e pistas que ela deixou e acabam chegando até o Bates Motel. A busca pelo paradeiro de Mary trás a tona verdades assustadoras que mudarão a vida de todos.


Opinião: O livro“Piscose” foi lançado em 1959, é um clássico do terror que ficou popularmente conhecido graças a incrível adaptação do Alfred Hitchocok, que despensa apresentações. Quem não se lembra da famosa cena de assassinato no chuveiro e aquela trilha sonora sinistra? O filme foi lançado em 1960, e embora muitas pessoas prefiram o filme, acho que um é complemento do outro. O livro é fantástico, criativo e recomendo muito até mesmo para quem já viu o filme, pois é através do livro que podemos conhecer melhor a mente de Norman, seus pensamentos doentios, a estranha relação que ele mantém com sua mãe e quais seriam os possíveis motivos para que um homem como ele tivesse uma vida tão complexa, triste e perturbada.

Norman passou a vida toda sendo massacrado psicologicamente pela própria mãe que sempre o diminuiu e colocou na cabeça do filho que todas as mulheres do mundo não prestam. O que ele mais deseja é se livrar da mãe, tanto quanto quer que ela sempre esteja por perto para protegê-lo. Embora haja outros personagens, muito bem construídos por sinal, a história gira mais em torno de Norman. Porém podemos conhecer melhor um pouco dos demais personagens e como eles acabam se envolvendo nessa teia sombria de mistério e horror. 

Esse livro é uma verdadeira joia para quem gosta de suspense e terror. A primeira edição desse foi lançada no Brasil em 2013 pela Darkside, depois de quase 50 anos. Block criou uma história criativa e sinistra que prende o leitor do início ao fim. Não é difícil imaginar o por que de Hitchocok ter ficado tão fascinado por essa obra a ponto de adaptá-la para o cinema. Para os curiosos de plantão, vale ressaltar que Robert Bloch se inspirou no famoso caso do assassino Ed Gein, pesquisem caso tenham interesse.


Eu gostei muito da edição da DarkSide, a arte está linda! Essa editora tem investido muito em grandes obras que serviram de inspiração para filmes já consagrados, esse livro é uma delas. Eu mesma já tenho uma listinha de vários clássicos que quero ler. Espero que tenham gostado da dica de leitura, e quem não assistiu o filme, segue o trailer. Beijos e até o próximo post!
Curiosidade: Alfred Hitchcock adquiriu anonimamente os direitos de Psycho e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, ele conseguisse manter a surpresa do final da obra."



Siga também no: Facebook  | Bloglovin  | Skoob Tumblr  | Pinterest 

Comente com o Facebook:

56 comentários

  1. Nossa :o não conhecia! Nunca li um livro de terror/suspense, não sei se ia ler não kkkkk sou medrosa demais. Beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscilla, tudo bem?
    Suspense e terror não são gêneros que me agradam.
    Mas tenho que reconhecer que essa história é fantástica, muito bem pensada e não atoa tem tantos fãs pelo mundo.
    Gostei muito da sua descrição do livro.
    Parabéns!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Daniella, fico feliz que tenha curtido a resenha =)
      Beijos!

      Excluir
  3. Conheço a trama, mas nunca li o livro nem assisti ao filme, é uma boa dica. As pessoas falam muito bem da obra.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeita pra falar, gosto do filme e do livro, rsrs.
      Beijos!

      Excluir
  4. Ixxii já fiquei com medo, não sei se teria coragem kk
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
  5. Nossa parece super legal. Adorei as fotos , livros assim geralmente são muito bons.

    Beijinhos ♥
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  6. Olá Pri, tudo bem?
    Sempre achei a capa desse livro meio assustadora então nunca tentei lê-lo,rs. A trama parece bacana, mas não faz muito o meu estilo.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Caramba, eu nem sabia que a série e o filme eram inspirados em um livro (shame on me). Adorei a resenha e fiquei com vontade de ler o livro e ver a série haha
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo, ainda não tive vontade de assistir a série. Medo de estragar minhas impressões do livro e filme, kkk. Beijos!

      Excluir
  8. Não gosto muito desse tipo de livro, mas amei demais a sua resenha *U*

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que poucas pessoas por aqui gostam, rsrs. Obrigada pela visita!

      Excluir
  9. eu ADORO esse livro! tb foi o 1o que comprei da darkside, em 2013!!! <3 também gosto muito do filme, alias, do hitchcock e quase todas obras dele <3 principalmente spellbound, que tem um sonho e coisas do salvador dalí <3
    :*** muá!


    http://letrasecosturas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente alguém que leu o livro <3 rsrsrs Ainda não assisti Spellbound, mas além de Psicose também gosto de Janela Indiscreta =D

      Excluir
  10. Oi!!! Confesso que nao sao gêneros que leio. Mas deu curiosidade rsrs Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um desafio ler livros de gênero que a gente não conhece muito ou não gosta. Eu não tenho costume de ler fantasia, estou tentando me adaptar rsrs. Beijos!

      Excluir
  11. Eita! Adorei a capa, mas confesso que o livro não faz mt meu estilo literário.. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie Priscila =)

    Apesar se ser um clássico, confesso que Psicose nunca me chamou a atenção. Não curto muito a temática terror e suspense por que sou medrosa então sempre passo longe de livros assim rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  13. o filme hitch sobre esse filme é muito interessante. era um livro mal visto. então hitchcock não conseguia patrocínio. resolver fazer na coragem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  14. AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. Eu não li o livro por estar pobre, tá na lista e sua resenha tá bem completa. Gosto bastante do filme e do hitch <3 Você assiste a série? Eu gosto bastante apesar de ser uma putaria a trama as vezes aukshduksahdkusahdsa

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não tive oportunidade de ver a série, tenho receio pois sou fã do filme, não quero estragar minha paixão kkkkk ainda mais agora com essa informação que você passou, acho difícil eu assistir =/ Beijos!

      Excluir
  15. Oi Pri, tudo bem?
    Esse livro é um clássico que merece ser lido, mesmo por aqueles que não curtem muito o estilo. Confesse que ele me deu arrepios na primeira vez que li, e nunca senti tanto ódio de uma personagem como senti da mãe dele.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tinham uma relação tensa. Obrigada pela visita Amanda. Beijos!

      Excluir
  16. Sim! Aquele produto é mara! ;D

    Psicose é realmente um clássico. Mas confesso que nunca vi nem li! hahaha!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  17. Oi Pri, tudo bem? Puxa eu ainda não li nem vi o filme, mas é uma história clássica já que me deixa bem curiosa. de fato a Darkside sempre é um arraso nas edições!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale super a pena pra quem curte suspense. Amo a arte dos livros da Darkside, eles são ótimos!. Beijos!

      Excluir
  18. Oie
    Eu ja li este livro e curti muito. Quero Assistir ao filme.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Sou fã do filme, porque sou fã dos filmes de Hitchcock, realmente ele era incrível, assisto a série no canal Universal, mas o livro não tinha visto ou lido ainda. Depois de quase meio século o livro sai por aqui, isso é aprova do sucesso e da curiosidade de leitores que apreciam uma boa obra de suspense e terror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que foi lançado, eu mesma só fiquei sabendo da existência do livro há um tempo atrás. Beijos!

      Excluir
  20. Oi Pri,

    Parece ser um livro bem interessante, apesar de não fazer muito o meu genero, fiquei curiosa com a história.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Muito bacana esse livro! Já ví o filme várias vezes, mas nunca tinha prestado atenção ao livro!
    Adorei a dica!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    ResponderExcluir
  22. eu AMO o filme (o original), e tbm adoro bates motel, preciso mt ler o livro msm, deve ser maravilhoso!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série eu não conheço, mas sim, o livro é ótimo. Espero que goste =) Beijos!

      Excluir
  23. Pri, sou a pessoa mais medrosa que conheço, então acabo dispensando essas histórias literárias! Tudo bem que é mais suspense do que terror, mas sei lá... hahaha! E, gente, que loucura ele ter comprado todos os livros hahaha! Esse Bates motel tem série, né? Acho que minha irmã assistia com a minha mãe!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem série Carol. Mas confesso que nunca tive vontade de assistir, rsrsrs. Beijos!

      Excluir
  24. Assisti ao filme e sou LOUCA para ler o livro. Espero ter a oportunidade de ler logo. Amei sua resenha ♥

    Beijo grande
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir
  25. Respostas
    1. O comentário infelizmente foi removido sem querer, sorry =/ ... mas eu recebi, e li. Obrigada pela visita, flor. Beijos!

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO