Antique Dolls: O maravilhoso mundo das Bonecas Antigas!



Não é segredo nenhum para vocês que eu amo bonecas. Eu já comentei aqui da minha paixão e já até contei o trauma que tive por não ter tido uma boneca Susi. A pedidos, hoje vou contar um pouco da história das bonecas e esse mundo maravilhoso que a gente tanto ama. Em casa possuo algumas matérias e livros Um dos meus sonhos de infância ainda não realizado é ter uma casa de bonecas estilo Vitoriano, até comecei a juntar algumas peças para a casa quem sabe um dia eu realize esse sonho. Tenho alguns móveis e até jogo de chá, um mini luxo. Mas eu não sou a única apaixonada por essas pequenas maravilhas, esse amor é antigo. 

A boneca causa um efeito diferente em cada pessoa, é um dos brinquedos mais antigos do mundo (muito antigas mesmo), presente em diversas culturas da humanidade e em cada uma delas tendo um significado. Ela reproduz as formas de um ser humano sendo quase sempre feminino e ao mesmo tempo infantil.




**UPDATED: Post atualizado com mais informações e fotos**


Alguns Séculos atrás elas já serviam como modelo onde reproduziam fielmente a vida na corte; vestimenta ou tendência do momento, sendo um artigo de luxo onde só as famílias ricas poderiam adquiri-la. Pode-se dizer que a fabricação em massa aconteceu no Século 19 e início do Século 20. A fabricação de bonecas passou a ser feita para o público adulto, posteriormente o infantil. Com o passar dos séculos a tecnologia na construção de bonecas foi se desenvolvendo. Novos materiais e técnicas foram surgindo; a Alemanha já produzia pastas de porcelana usadas para fabricação do rosto da boneca lembrando que todas as bonecas antigas eram feitas com cabelo humano. Não demorou muito para que já começassem a ser fabricadas bonecas com o corpo articulado e maior riqueza de detalhes nos olhos, boca com roupas feitas com a mesma qualidade das roupas de um ser humano. Desenvolveu-se um grande mercado girando em torno dos brinquedos principalmente as bonecas por toda Europa, sendo as bonecas Francesas as mais famosas A produção expandiu-se também na fabricação de casas de bonecas. Encontrar bonecas antigas como as de porcelana ou biscuit em perfeito estado não é fácil se tratando de algo raro e caro. Os produtores de bonecas faziam uma marcação no ombro ou nuca da boneca (Isso me lembra a marca que artesãos de antigamente faziam nos violinos) com o nome do fabricante sendo alguns famosos: Simon & Halbig; Jules Steiner; Kestner, Kammer & Reinhardt, Gebruder Heubach, Jumeau e Armand Marseille. Tenho uma poster de um lindo bebê JUMEAU (marca francesa) que veio em uma das revistas sobre bonecas antigas que comprei alguns anos atrás. Eu só fico mesmo na vontade, adoraria ter uma boneca antiga. E agora mais algumas fotos dessas pequenas maravilhas:




Uma boneco marinheiro Kammer & ReReinhardt via



Outra coisa que faz qualquer um encher os olhos é uma casa de boneca, ainda mais se for antiga, revelando não só um pequeno universo mas como viviam as pessoas da época pela riqueza de detalhes. Interior de uma casa de bonecas antiga modelo vitoriano

Casa de bonecas Inglesa via

O museu Musée de la Poupée situado na França desde 1994 é um verdadeiro Paraíso das Bonecas que expõe bonecas de todos os tipos atuais e antigas. Para completar o post, eu achei o maravilhoso blog do Marcus Baby, um artista plástico que cria bonecas de celebridades nacionais e internacionais, muito fofo ele. Minhas favoritas são as da Madonna (todas elas). Vocês precisam ver a riqueza de detalhes e o quanto ele é perfectionista, amei o trabalho dele!

Minha favorita, a versão de Madonna no maravilhoso clip de take a Bow.


E aí pessoas lindas, gostaram do post de hoje? Eu sou uma eterna apaixonada por bonecas e um dia terei uma coleção dessas belezinhas ainda maior do que a que eu tenho (que na verdade nem posso chamar de coleção, rs). E claro, a tão sonhada casa de bonecas. E para encerrar gostaria de falar sobre outra grande paixão dentro desse universos: Sempre gostei de desenhar e sempre tive certa facilidade. Quando descobri as "Paper Dolls" nossa, minha vida na infância mudou completamente, hahaha....Eu poderia reproduzir no papel aquilo que estava na minha imaginação e haja papel, muitos lápis e muita sujeira de papel picado para todo o lado. Porque para mim não bastava comprar e recortar, eu tinha que fazer as minhas próprias bonecas. As primeiras que tive foram da Barbie. Prometo fazer um post especial sobre a história das Paper Dolls com maiores detalhes. E vocês, qual é sua ligação com bonecas? Ama, odeia ou sente medo?? rrsrs... Bom fim de semana! =)

Comente com o Facebook:

5 comentários

  1. Ai adorava bonecas
    na minha epoca
    de criancinha...
    de lacinhos de fita
    no cabelo
    qnd tiver uma filha
    acho q vou aproveitar
    e matar saudades
    bjaooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Chérie!!!!
    Passei pelo seu blog outro dia mesmo, mas não tive tempo de deixar recado. Adorei muito. Essa atmosfera pinup é legal, fora que o teu layout é muito convidativo! =D
    Tenho algumas bonecas de porcelana, mas minhas preferidas mesmo são as Barbies. Brinquei muito quando era pequena e se tivesse espaço e dinheiro, tinha feito um quarto só pra guardar meu mundinho da barbie. Essas coisas pequeninas tem que ser colecionadas!!!
    beeeesos
    Ótimo fim de semana pra você também.
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Lindo foi a sua atenção em me citar e curtir minhas "filhotas" aqui no seu blog tão aconchegante!! Não é que a Madonna "Take A Bow" parece até ter sido feito de encomenda para o "Nos Tempos Da Minha Avó"?? Prometo que algumas pin-ups (ou pelo menos algo parecido) vão surgir lá nos "Bonecos Do Baby" dentro em breve! Obrigado por tanto carinho, beijão!

    ResponderExcluir
  4. Ai,tai outra coisa q temos em comum:amor por bonecas.Coleciono as de porcelana,tenho até uma Branca de Neve,e Barbie,nossa...Akelas princesas não são as bonecas mais perfeitas do mundo??
    beijoss

    ResponderExcluir
  5. Ai,tai outra coisa q temos em comum:amor por bonecas.Coleciono as de porcelana,tenho até uma Branca de Neve,e Barbie,nossa...Akelas princesas não são as bonecas mais perfeitas do mundo??
    beijoss

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO