A Portuguesa mais Brasileira de todos os tempos


Tem celebridades que se acham verdadeiramente autenticas e acham que estão lançando moda e fazendo acontecer. Chapéus, plataformas e muitos acessórios, tudo isso aí a “nova geração” enxerga na visão do pop, mas eu só consigo ver uma celebridade que fez a história. Uma cantora pequena que fazia com que todos a sua volta olhassem somente para ela.


A pequena notável!


Eu amo esse penteado!


Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em Portugal (9/2/1909), veio ainda criança para o Brasil e, ao se instalar na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, logo ganhou um novo nome: Carmen, referência à ópera de Bizet, uma das paixões de seu pai. A voz e o jeito de cantar são inconfundíveis de Carmen, sem falar na Baiana que ela criou. Logo ampliou sua carreira em direção à Hollywood onde fez história levando a conhecimento do público a cultura, música e alegria do povo Brasileiro.

Vez ou outra surge uma coleção inspirada no seu look extravagante para a época onde mostrar a barriguinha era um escândalo. Na 26ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW) Inverno 2009, o tema foi sobre “Os Brasileirinhos” ano em que Carmen Comemoraria 100 anos de vida. Ela foi uma explosão não só na música e no cinema, mas na moda também, foi a primeira a lançar a moda brasileira no mundo. Pra começar foi ela quem criou os sapatos e sandálias plataformas, só de sandálias ela tinha mais de 500 pares.





Marca registrada de uma autêntica baixinha são os sapatos altos ( disso eu entendo), mas a pequena notável além das plataformas altíssimas ela usava turbantes coloridos e decorados que ajudavam ela a aumentar alguns centímetros dos seus pouco mais de 1,50 m de altura. As pulseiras enormes e coloridas em formatos de argolas, colares de bolas também eram essências para compor seu figurino estilizando “A baiana” que a própria criou. A saia com abertura frontal ou lateral ajudava nos movimentos e danças que ela executava com muita sensualidade. Até mesmo a maquiagem era diferente das grandes estrelas de Hollywood da época. A artista burlesca Dita Von Teese quando esteve no Brasil em outubro do ano passado disse ser uma grande fan de Carmen, até chegou a fazer o penteado que Carmen usava nas suas apresentações.

Pretendo fazer um outro post com algumas das canções de Carmen que eu mais gosto!

Inspiração: Dita e Carmen!




Musiquinha que eu vi papai tocar no cavaco. Beijos e boa semana!

Comente com o Facebook:

5 comentários

  1. ela voltou é mais brasileirada, isso sim!

    ResponderExcluir
  2. Conhecer, entender, falar e `degustar` Carmem nao e para todos, na verdade e para muito poucos. Pessoa assim como nos sabe!? Buscando um olhar cultural desde as coisas mais simplorias às mais sofisticadas. O melhor de tudo e saber que a vida por mais pedronizada, que muitos tentam com que seja, e bela por existirem os exoticos que trazem tanta cor aos nossos dias e um floriado unico à nossa Historia.Isso e o que Carmem nos trouxe e nos deixou como Herança.Isso e ser BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  3. Fofs seu blog, uma amiga chamada nany que te indicou.

    Quando der venha me visitar, e se quiser me seguir ficarei feliz, sou nova nesse mundo blogueiro.

    bjs honey

    http://cha-com-cupcakes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi linda

    Mais uma "coisa" que une Portugal e Brasil... adorei o post...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A Carmem foi uma estrela , com certeza sem dúvidas , bela autêntica audaciosa, só ela mesma brasileira e que não deiste nunca pra usar uma penca de frutas na cebeça ,saltão e rebolar só pode...Uma linda pin up brasileirissima...

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO