Cheesecake X Burlesque: Qual estilo combina com você?


Interessante o quanto o tema pin-up é simplesmente amplo, pois não se trata apenas de um simples estilo cultural de meninas e mulheres, é algo que consegue ser mágico onde celebridades e mulheres comuns compartilham do mesmo sentimento, ser feminina e sensual. O que muitas pessoas não conseguem de fato diferenciar são os estilos. Ser pin-up não é algo restrito aos estilos cheesecake e burlesque, são vários os estilos dentro do mesmo contexto pin-up. Burlesque, Cheesecake, Chola, Classic Hollywood,  Modern, Modern Retro, Psychobilly, Rockabilly, Rockachola, Swimsuit, Tiki e outros gêneros. Poderíamos falar de cada um deles, porém nenhum estilo compete tanto quanto o Burlesco e Cheesecake. Vejamos o por quê:

Joanne Arnold a perfeita representação de uma cheeasecake pin-up!
Sensualidade inocente

Cheesecake: É um termo que na época surgiu como uma gíria comparando mulheres com o famoso bolo cheesecake, essa comparação é feita pois pin-ups são de fato mulheres bonitas com sensualidade sutil, meiga, doce e ingênua, algo como “verdadeiro pitéu”. Uma autêntica pin-up ao estilo cheesecake nunca deve ser ousada e sim provocativa. O termo ficou bastante conhecido em meados dos anos 30 à 50 mas a relatos de ter surgido a no mínimo vinte anos antes. Poderíamos até mencionar o Classic Hollywood que levou as pin-ups a conhecimento mundial ultrapassando as fronteiras norte- americanas em uma época onde a ideia de beleza através dos jornais e revista era algo já inserido na cultura e que foi surgindo aos poucos. Praticamente todos os grandes ilustradores e pintores da arte pin-up idealizavam suas criações ao estilo mulher meiga, doce e acidentalmente provocativa – George Petty, Gil Elgren, Alberto Vargas, Rolf Armstrong e tantos outros grandes nomes da época. Devido os acontecimentos históricos e econômicos a Pin-up mania tornou-se febre em uma América em tempos de guerra onde soldados tinham em suas cabines desenhos e fotos de mulheres bonitas.

Vintage Postcard de uma autêntica artista Burlesca, aproximadamente 1900!



Burlesque: Uma artista burlesca possui semelhanças com as pin-ups cheesecake, mas como se tratam de dançarinas e atrizes cujo trabalho é mais provocativo fica sempre uma briga entre os estilos. Artistas burlescas não trazem a inocência das cheesecake, mas também não chegam a ter uma atitude mais provocante como as de uma stripper comum. É algo inaceitável para uma artista burlesca ser comparada à uma stripper comum assim como uma pin-up ser considerada beleza vulgar .


Antiga Ilustração de artistas Burlesque

As semelhanças entre os dois estilos são que ambos surgiram na mesma época. Embora dançarinas de cabarés e vedetes já existissem a no mínimo 100 anos antes. A fama alcançada foi na mesma época onde mulheres “candy face” como Marilyn Monroe disputavam com a sensualidade um pouco mais agressiva de uma Bettie Page que conseguiu unir os dois estilos em um só: moda, estilo, comportamento – enquanto todas as famosas pin-ups brilhavam nas telas e nas ilustrações de paredes masculinas, as artistas burlescas mostravam ao vivo e a cores toda a sua beleza. As clássicas dançarinas não só disputavam trabalhos com as cheesecake posando para fotos e ilustrações, mas também trabalhavam em cabarés, teatros e clubes noturnos através da arte burlesca.

Ilustração de uma Pin-up ao estilo burlesca by George Petty para o cartaz de um filme

Mais algumas ilustrações de dançarinas burlescas

É por isso que a criação de lingeries e corsets ao estilo burlesco é mais famosa assim como o estilo de se vestir como: penteados, make-up. Os vestidos das pin-ups cheescakes também são famosos, afinal, não é nenhum crime unir os dois estilos. No entanto sempre haverá uma comparação e as diferenças são distintas. Muitas artistas atuais como Dita Von Teese conseguem adotar ambos os estilos. As artistas burlescas preferem vestidos mais modelos clássicos e acessórios como corsets e cores mais sóbrias, chapéus, luvas e maquiagem mais forte, misturando a moda final do século 19 aos anos 30 do século 21. Pin-ups meigas escolhem cores vivas, estampas polka dots, vestimenta de mulheres cinquentistas e delicadeza e são mais adeptas da moda dos anos 40 e 50. Diariamente surgem artistas como Katy Perry que brincam com o estilo cheescake (brincam de ser pin-up, mas não são). No fundo trata-se da mesma coisa. Ao meu ver a maior diferença está na escolha masculina da mulher meiga ou da mulher um pouco mais atrevida. E você, qual estilo te agrada mais?

Photobucket
Girl Power baby! 

Comente com o Facebook:

10 comentários

  1. Recentemente eu passei a me interessar pelo tema. Tudo começou quando eu percebi que deveria entender qual era o meu estilo no que diz respeito ao guarda-roupa. Eu comprava muitas coisas e depois percebia que não gostava... então eu entendi que eu tinha que entender do que eu gostava (nossa... ficou redundante a frase rs). Nessa busca cheguei ao mundo pin-up. Não... eu não me visto como uma... mas gosto de uma coisa aqui e outra acolá. Também percebi que eu gostava também do estilo rock. No fim... isso tudo é pra dizer que eu ainda estou engatinhando nesse assunto e adoro quando encontro textos que explicam o tema com tanta propriedade. Já estou seguindo alguns blogs que aborda o tema, mas gostaria de saber de ti onde posso encontrar mais fontes confiáveis, vou deixar o meu email.

    balzaquianacomz@gmail.com

    AbraçoZzz

    ResponderExcluir
  2. Olá, interessantíssimo seu post, adorei a forma clara como você escreve, mandei pra todas as minhas amigas, que vivem com dúvidas, vc fez com que ficasse fácil de entender.

    Quem me indicou seu blog foi a Sweet Bird! Está nos meus favoritos. Eu sou uma dessas performers que mistura as Cheesecakes, com o Burlesque, aliás, levo no nome o mix =)

    Parabéns, grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Bem gosto mais do Cheesecake ^_^.
    Adorei o post

    Beijos

    http://soumagarota23.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bem gosto mais do Cheesecake ^_^.
    Adorei o post

    Beijos

    http://soumagarota23.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. muito esclarecedor esse teu post! espero que explore as outras vertentes que citou tbem!! vai ficar suuper legal!!
    bjocas

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Fiz outro blog,to amando tudo aqui!rs
    Me segue tbm,claro...se gostar...rs

    Um bj querida!

    ResponderExcluir
  7. ooown eu amo o cheese embora ame ainda mais o burlesco, mas acho os dois muito dificeis de levar...sou mais adepta do modern/chola enfim pra ser sincera tenho um jeito unico com influencias kkkkk
    por falar nissso seria muuuuuuito interessante de falasse das demais vertentes conforme citou

    ResponderExcluir
  8. Amei a postagem!!
    Ficou ótima
    Beijão pra vc^^

    ResponderExcluir
  9. Olá queridas, obrigada a todas pelo carinho de sempre. Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Realmente o estilo cheese é irresistível e lindo, mas confesso que sou uma adepta do burlesque haha' *-*
    Parabéns pelo BLog, leio sempre que posso (:

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO