#Resenha: Outlander - A Libélula no Âmbar (Diana Gabaldon)


"O soldado Jamie Fraser, por quem Claire se apaixona, precisa ajudar o príncipe Carlos Stuart a formar alianças que o apóiem na retomada do poder. Pressente-se, entretanto, que a rebelião fracassará. De fato, a tentativa de devolver o trono aos católicos arruinará os clãs escoceses. Enfrentando um velho rival, Claire tenta impedir muitas mortes cruéis e salvar o homem que ama. Assim são os primeiros capítulos de A libélula no âmbar , segunda etapa de Outlander, série de Diana Gabaldon, que começou com A viajante do tempo . O romance tem início quando, depois de assistir a uma cerimônia celta, Claire atravessa séculos de história e cai no mesmo lugar, só que no ano de 1743, e encontra Jamie, seu grande amor."



Título: A Libélula no Âmbar (Série Outlander Volume 2)
Autor: Diana Gabaldon
Ano: 2006/2014 (Relançamento)
Editora: Rocco/ Saída de Emergência (Relançamento)
Adicionar no Skoob


Se você leu a minha resenha de Outlander - A Viajante do Tempo, já sabe que eu fiquei completamente obsecada por essa série. O primeiro volume eu li em dois dias e meio, e dei continuidade à série de livros (embora eu tenha tentando, em vão, dar um tempo para poder atender às minhas outras necessidades literárias). No momento estou lendo o quinto livro "A Cruz de Fogo". O final emocionante de "A Viajante do Tempo" deu asas à minha imaginação de Fangirl, mas quando comecei e ler "A Libélula no Âmbar", foi como se tivesse levado um soco do estômago. Eu teria imaginado qualquer coisa, menos aquele início angustiante, eu explico:

Claire Randall surge 20 anos depois do massacre em Colluden, mas no ano de 1968 e ainda por cima, acompanhada da filha Brianna Randall. (O quê? Como assim? Mas o que houve com o Jamie??? Ah, para que eu quero descer!!!!!!). Para salvar sua vida, Claire é obrigada a viajar para o futuro, grávida de Jamie, que ela acreditava ter morrido em Colluden. Claire decide que é o momento de revelar à filha sua verdadeira origem e sua história de amor com o guerreiro escocês. 

Ao visitar o Reverendo Wakefield, Claire e Brianna encontram em seu lugar o filho adotivo, Roger Wakefield. Claire, a princípio, tenta descobrir o que aconteceu com todos os clãs que lutaram na revolução de 1746, e para isso ela pede ajuda de Roger que é um historiador. Visitando um dos cemitérios da cidade, ela acaba encontrando a lápide de Jamie em um local diferente do qual supostamente deveria estar. Jamie não havia morrido na Guerra, ele sobreviveu. E nesse instante o mundo de Claire desaba! 
"...Os dedos de Claire afastaram os dele e tocaram a pedra, carinhosamente, como se tocasse tecido humano, percorrendo as letras com delicadeza, os sulcos rasos com o desgaste do tempo, mas ainda nítidos. - “JAMES ALEXANDER MALCOLM MACKENZIE FRASER” - leu em voz alta. - Sim, eu o conheço. - Sua mão desceu pela pedra, afastando a grama espessa e alta ao redor, ocultando a linha de letras menores em sua base. - “Amado esposo de Claire” - leu."
Diante dessa revelação, Claire não encontra outra saída a não ser contar logo de uma vez, toda a história para Brianna e Roger, que a princípio acham toda aquela história de viagem no tempo uma insanidade da Dra. Randall. Principalmente Brianna, que cresceu acreditando que Frank era seu pai biológico. E agora sim começa a história emocionante de "A Libélula no Âmbar", onde Claire narra os acontecimentos no tempo em que esteve casada com Jamie, no século XVIII, e todos os esforços que eles fizeram para tentar impedir um derramamento de sangue na Escócia.

Saímos das altas montanhas da Escócia indo direto para França. Claire e Jamie pretendem acabar com os planos do príncipe Carlos Stuart e sua intenção erronia de revindicar o trono da Escócia. O talento que Jamie e Claire tem para atrair problemas continua com eles, por onde quer que vão. Mas é lindo ver que eles constroem uma relação de confiança, amor e amizade. Eles possuem suas próprias piadas internas, falam de absolutamente tudo - até mesmo a anatomia de uma coruja. Aquela magia, que fez com que os fãs da série se apaixonassem pelo casal no primeiro livro, está mais forte do nunca. E as cenas de amor continuam muito intensas.

Devo ressaltar que Jamie Fraser se revelou um homem muito além de seus encantos físicos. Nós temos várias faces do guerreiro escocês relevados no decorrer do livro, como por exemplo o culto e o ciumento (que alias é muito engraçado). Jamie é capaz de administrar qualquer negócio e lidar com todo tipo de pessoa, tal como resolver assuntos que envolvem de tudo um pouco - principalmente a conspiração política da qual se vê envolvido e cada vez mais preso. Sem contar seu amadurecimento. Jamie não é mais um jovem impulsivo, mas sim um homem com uma nova visão do mundo em função de tudo que passou.
"Corri os dedos pelos cabelos, frustrada. Não havia nada a ser feito até de manhã. Caso a manhã chegasse e Jamie não, então eu poderia começar a percorrer as casas de supostos conhecidos e supostos amigos, um dos quais poderia ter notícias ou ajuda a oferecer. Mas naquela hora da noite, eu estava de mãos atadas; impossibilitada de me mover como uma libélula no âmbar."
Claire continua exercendo seu dom de cuidar da saúde das pessoas, enquanto faz amizades e inimizades. Temos uma Claire mais à vontade, íntima e apaixonada por Jamie. Também uma mulher decidida e disposta a tudo. Nesse meio tempo em que tentam frustrar os planos de Stuart, o casal se vê envolvido em diversas situações complicadíssimas. Novos personagens vão surgindo, e também há o retorno de velhos personagens dos quais odiamos com todas as forças do nosso coração, como o Black Jack que-o-diabo-o-carregue Randall.

Toda a trama histórica e política é muito bem desenvolvida. A narrativa continua ao estilo Gabaldon de ser: rápida, detalhada, rica, intensa e brutal. É uma tarefa difícil para Claire que tem que lidar com uma rebelião - seja em um salão de festas ou no campo de batalha-, e cuidar da sanidade de Jamie. Os momentos finais do livro são realmente emocionantes. Me peguei rindo muito em diversas ocasiões, mas também chorando...impossível não chorar!
"Eu a encontrarei - murmurou em meu ouvido. - Eu prometo. Ainda que tenha que suportar duzentos anos de purgatório, duzentos anos sem você, esse será meu castigo, que eu mereci pelos meus crimes. Porque eu menti, matei e roubei; traí e quebrei a confiança. Mas há uma única coisa que deverá pesar a meu favor. Quando eu ficar diante de Deus, eu terei uma única coisa a dizer, para contrabalançar o resto. Sua voz diminuiu, até quase se transformar num sussurro, e seus braços apertaram-me com mais força. - Meu Deus, o Senhor me deu uma mulher especial e, Deus!, eu a amei demais."
Novamente, Diana Gabaldon consegue nos envolver com cada um de seus personagens, conciliando história, ficção, ação e o romance desse casal maravilindo! Eu até acreditei que pudesse seguir outras leituras e adiar o Volume 3 dessa série, mas foi impossível. Eu gostaria muito de comprar os livros da primeira edição, mas aparentemente, eles são uma raridade. A emissora Starz que transmite a série de TV, já começou a gravar a segunda temporada de Outlander -no caso, se trata do segundo livro. Eu espero, de todo o coração, que seja um sucesso. O que irá garantir que o projeto siga em frente. Muitas coisa ainda vai rolar, e estou louca para ver isso tudo. Espero que tenham gostado da resenha. Beijos e uma ótima semana!
Classificação
Série Outlander:
A Viajante do Tempo (Resenha)
A Libélula no Âmbar (Resenha)
O Resgate no Mar (Resenha)
Tambores de Outono (Resenha)
A Cruz de Fogo (Resenha)
Um Sopro de Neve e Cinzas (Resenha)
Ecos do Futuro (Resenha)


Série Outlander - Editora Arqueiro




Siga também no: Facebook Instagram | Pinterest | Skoob Tumblr Bloglovin 

Comente com o Facebook:

16 comentários

  1. Interesting history!!!
    Have a good week!!!:)))

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderExcluir
  2. Só de ter libélula no nome já to interessada! hahaha
    Aiii eu amo esse tipo de temática, vou procurar @@
    Bjs

    Diva de Brechó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu sou suspeita pra falar. Acho que todo mundo deveria ler essa série, heheh.. Beijos!

      Excluir
  3. Olá, Pri! :D Indiquei o seu blog nesta tag aqui:

    http://imperioretro.blogspot.com.br/2015/05/tag-5-divas-vintage-retro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, obrigada pela indicação. Já te respondi lá no seu blog ;)... Beijos!

      Excluir
  4. Ainda não lemos nenhum da série, mas deve ser muito interessante, já vimos resenha sobre o primeiro, mas aina não tínhamos visto sobre esse.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, essa série é linda. Super recomendo! Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  5. Eu gosto muito dessa temática (sou fã de História) e isso de lutas, século XVIII, meus olinhos brilham. Sem dúvidas vou anotar no bloquinho de livrs para serem lidos futuramente <3. A resenha ficou ótima Pri, deu vontade de ler ♥.

    Beijoss, Gabi.

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, tenho certeza que você irá gostar dessa série. História, guerra, romance... É perfeita!! Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha <3 beijos!

      Excluir
  6. Que incriveeel, amo essa tematica, de guerras, romances etc, com certeza vou ler, amei seu blog, to seguindo, se puder retribuir, um beijo
    http://believe-infairies.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luisa, que bom que gostou. Pesquise, tenho certeza que você vai adorar.. Já vou te visitar, beijos!

      Excluir
  7. sabe onde consegue comprar A Libélula no Âmbar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Brigitte! Encontrei a edição da rocco na estante virtual https://www.estantevirtual.com.br/b/diana-gabaldon/a-libelula-no-ambar/2862412836?q=a+libelula+no+ambar Beijos :*

      Excluir
  8. Olá, amei o site e as resenhas de Outlander. Gostaria de adquirir todos os livros em português, pois só assisti a série. Há algum box? Sabe onde posso comprar mais em conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leilane, muito obrigada! Não há nenhum Box por enquanto. Os livros estão sendo publicados pela Editora Arqueiro: http://www.editoraarqueiro.com.br/series/genero/outlander/ Beijos :*

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO