Série Follies: Nita Naldi



Hello Vintagers, tudo bem com vocês? Dando continuidade à Série Follies - que por sinal ficou um pouco abandonada - Para quem não conhece: Nesta série conto um pouco sobre a vida e a carreira das maiores estrelas do Ziegfeld Follies, então chega de papo e vamos começar?

Mary Nonna Dooley (13 de Novembro de 1894 – 17 de Fevereiro de 1961), mais conhecida como Nita Naldi , foi uma célebre atriz do Cinema Mudo, famosa pela suas personagens sensuais e perigosas que fizeram com que ela se tornasse uma das primeiras Femme Fatale/Vamps do cinema, assim como foi Theda Bara entre outras mais, tanto que era considerada a sucessora da Theda Bara. Nita nasceu na cidade de Nova York, sua família era de origem Irlandesa. Em função do abandono do pai e posteriormente a morte da mãe, ela ficou sob os cuidados dos seus irmãos e em função disso começou a trabalhar muito cedo. Trabalhou como modelo e como performer em espetáculos de Vaudeville juntamente com um dos seus irmãos. Sua primeira aparição na Broadway foi em 1918 no "The Passing Show" onde trabalhou como corista.

Photos by Tumblr/ Pinterest/ Google

The Passing Show foi o trabalho que deu o ponta pé inicial à sua carreira, através dele ela conseguiu outros trabalhos no palco como Showgirl. Em 1918 ela entra para o seleto grupo de coristas do Zieglfeld Follies e nessa mesma época muda seu nome artístico para Nita Naldi. Posteriormente ela decidi investir em uma carreira nos cinema e deu certo. Ainda jovem, Nita iniciou uma rápida, porém brilhante carreira no Cinema Mudo. Seu primeiro filme foi o "Dr. Jekyll and Mr. Hyde" de 1920 o que acelerou sua fama e lhe trouxe outros trabalhos: "The Last Door", "A Divorce of Convience" e "Expierence" todos de 1921. Sua beleza, sensualidade e atitude nas telas a consagrou como uma das beldades Vamps da época e Femme Fatales. A produção da Paramont Picture "Blood and Sand" de 1922 foi um sucesso absoluto e marcou sua carreira como Vamp no cinema sendo a personagem "Dona Sol". Destaca-se também a atuação brilhante de Rodolfo Velentino com quem contracenou em mais dois filmes. Entre 1920 e 1929 Nita participou de diversos filmes, sendo o último "Die Pratermizzi"

Na primeira foto, Nita incorporando um de seus personagens fatais. - Photos by Tumblr/ Pinterest/ Google

Photos by Tumblr/ Pinterest/ Google

Visual exótico característico de uma personagem femme fatale - Photos by Tumblr/ Pinterest/ Google

Vida Pessoal: Como qualquer estrela de sua época (ou de qualquer outra época) seu nome sempre esteve envolvido em fofocas como romances e a própria mídia da época pegando no pé dela pelo seu peso. Ela alegou nunca ter tido um romance com Valentino ou outros atores com quem trabalhou. Ela chegou a viver em Paris e enquanto esteve na Europa participou dos filmes "La Femme Nue", "The Golden Mask", e "The Mountain Eagle" . Teve um relacionamento com J. Searle Barclay desde os tempos em que ainda trabalhava no palco e se separou dele em 1931 com quem permaneceu casada até o ano de sua morte em 1945. Ela não se casou novamente e também não teve filhos. Retornando para Nova York. Nita assim como muitos outros atores de sua época não aderiu ao novo estilo do cinema falado e seu estilo Vamp de ser já não agradava mais o público Americano. Em 1932 ela já não tinha mais recursos, deprimida resolveu abandonar o cinema. Faleceu aos 66 anos de um ataque cardíaco. Por sua contribuição no cinema ela possui uma estrela na calçada da fama.

Rudolph Valentino agarrando a Nita! Cena Clássica e linda!

Nita Naldi by Alberto Vargas - Fiquei ligados pois farei um post em especial sobre alguns dos trabalhos do Alberto Vargas. 

 
Ela me lembra a cantora Caro Emerald, o que vocês acham? Photos by Tumblr/ Pinterest/ Google

E para encerrar o post de hoje, deixo alguns vídeos com imagens e só dois filmes pois não encontrei muitos de seus filmes completos para deixar aqui disponível no post. Se encontrar, irei atualiza-lo. Todas as referências do post foram retiradas desse site. É isso gente, espero que tenham gostado do retorno da série. E quem não conhece leia os outros posts. Beijos!

"Blood and Sand" - Completo


"Cobra" de 1925 - Nita atuando novamente ao lado de Rodolfo Valentino



Comente com o Facebook:

4 comentários

  1. Não conhecia, gostei dessa sessão do seu blog.
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como assim eu não te conhecia???
    Seu blog é lindooooo!!
    Ameiii!!
    Bjão
    http://rotinaempausa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO