Diário de uma RA: Dieta com chá de Hibisco

Diário de uma RA: Dieta com chá de Hibisco
(Psiu! Imagem daqui!)

E volta o "cão arrependido", após um hiato de 6 meses sem postar nada sobre Reeducação Alimentar. Mas, vou contar um segredo para vocês: não foi por falta de tempo, nem por falta de memória. Foi de propósito mesmo! Alguém aqui estava tentando evitar constrangimentos? Absolutamente, não! Nos últimos meses eu tenho tentado avaliar, pela milésima vez, a minha busca pela vida saudável e o que eu considero ser um "corpo ideal", nas minhas atuais condições. Estou passando por um processo novo que leva tempo e disciplina. Meu foco tem sindo a minha saúde e no meu peso ideal saudável, e não mais no estético que honestamente, sempre me influenciou mais do que qualquer outro motivo real de emagrecimento.


As roupas antigas que não me servem mais, estavam me fazendo sofrer o martírio de que um dia eu já fui daquele jeito, e que provavelmente, eu nunca mais serei. Como estou em uma fase de reciclar tudo incluindo pessoas, me livrei das roupas que não me servem mais. Acredito que quando eu atingir meu objetivo de peso saudável, eu precisarei de um guarda-roupas novo, do qual terei muito prazer em providenciar. Afastar a neura do "tenho que ter peso x pra ser bonita", só tem me feito benefícios. Como eu disse, esse é um processo. É algo que tem que ser mudado de dentro pra fora. Agora deixando de lado o drama, vamos ao que interessa:

Chá de Hibisco: O Chá de Hibisco é feito com as flores secas da Hibiscus Sabdariffa, e é uma bebida famosa no mundo todo. Ela é conhecida como vinagreira no Brasil, mas também possui outros nomes (acho que vinagreira é o melhor nome, pois a sensação é de que estou tomando chá de vinagre). O chá tem ação antioxidante, evita o acúmulo de gordura na região da barriga e dos quadris (o pesadelo de qualquer mulher), é um ótimo diurético (se você sofre de retensão de líquido como eu, vai amar essa bebida). Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, e você pode ingerir o chá quente ou frio. Possui pouquíssimas calorias, e algumas pétalas são o suficiente para uma porção diária de até três xícaras de chá.

Diário de uma RA: Dieta com chá de Hibisco
(imagem daqui)

Benefícios do chá de hibisco:Chá de hibisco tem ação diurética: Evita o acúmulo de gordura: Uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia concluiu que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo.
Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. Ainda não está claro qual é a substância presente na bebida que é responsável pelo benefício. Porém, acredita-se que a ação antioxidantes dos flavonoides antocianina e quercetina contribuem para reduzir o depósito de gordura.
Ação diurética: O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia observou que o flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação.
Outra pesquisa publicada pela Planta Medica, da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, concluiu que o chá age na aldosterona, hormônio secretado pelas suprarrenais que regulam o balanço eletrolítico do organismo favorecendo a ação diurética. Ainda não foram identificados quais os nutrientes que proporcionam o benefício.
Controla o colesterol: Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine feito com 53 pacientes portadores de diabetes concluiu que o consumo do chá de hibisco contribui para a diminuição do colesterol ruim, LDL, e aumento do colesterol bom, HDL. A bebida diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7%.
O mesmo estudo comparou o chá de hibisco com o chá preto e observou que o primeiro é mais eficiente para o combate do colesterol do que o segundo. Isto porque o preto apenas aumentou o HDL, mas diminuiu o LDL. O chá de hibisco é tão interessante para pessoas que possuem problemas com os níveis de colesterol por ser rica em substâncias com ação antioxidante.
Controla a pressão arterial: Um estudo publicado no Journal of Nutrition concluiu que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. A pesquisa contou com 65 pacientes que tiveram os níveis de pressão arterial reduzidos. Os estudiosos acreditam que alguns flavonoides presentes na bebida proporcionariam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial.
Bom para o cérebro: O chá de hibisco conta com boas quantidades de vitaminas B1 e B2. Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro. (fonte: minhavida)
Diário de uma RA: Dieta com chá de Hibisco

Como eu consumo: Eu consumo o chá três vezes por dia, após as três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar. Uso meia colher de sopa, que é aproximadamente umas 3 ou 4 pétalas secas para meio litro de água. Eu fervo a água, adiciono as pétalas e deixo abafado. Deve-se evitar aquecer o chá para que ele não perca as qualidades da planta. Preço Médio: Um pacote de 100 gramas custou R$ 6,95.

Diário de uma RA: Dieta com chá de Hibisco

Como está indo a Nova Dieta: A minha nova dieta não possui muitos segredos mirabolantes nem nada, é o básico: Redução na quantidade de comida, substituição do açúcar por adoçantes, zero frituras e muito cuidado com as massas, tomar o suco verde - nem preciso dizer sobre evitar guloseimas, né? Tenho conseguido, com muito custo, me alimentar corretamente entre os intervalos. Tudo de acordo com o cardápio que a nutricionista passou. Estou seguindo a dieta com o chá a 1 mês. Aguardem os próximos capítulos dessa novela.

Diário de uma RA: Dieta com chá de Hibisco
Beijos 


Siga também no: Facebook Instagram | Pinterest | Skoob Tumblr Bloglovin 

Comente com o Facebook:

20 comentários

  1. Não conhecia esse chá :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri,
    Andei pisando na bola e acho que vou tentar o chá de hibisco. Vamos ver...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa preciso começar a fazer esse chá haha adorei o post sobre dieta ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muito aqui em casa, tomei o chá por três meses juntamente com uma reeducação alimentar e caminhada, foi otimo eliminei 5 quilos.
    Mas parei com tudo e já engordei 3 :/
    Casa Cherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Vivi, ainda não sei se eliminei alg o com a ajuda do chá, espero que sim .preciso me pesar xD.. Ah poxa, sei como é chato perder e ganhar tudo de novo =\ força na peruca!

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar nesse chá
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mag, esse chá é famoso mundialmente. Não terá problemas de encontrar se você se interessar ;)

      Excluir
  6. Pri, eu amei o post. Foi um puxão de orelha pra mim também, relaxei tanto e mesmo sabendo que não volto mais ao que eu era na minha adolescência (sonho meeeeeu) tenho alguns objetivos que quero muito cumprir (estéticos mesmo, não me julgue rs). Tomei o chá de hibisco uma vez e quando eu digo uma vez é literalmente mesmo, porque depois disso não tomei mais. Não porque eu não gostei (não é bom, mas também não é horroroso, odeio chás e de todos que tomei ele foi o menos pior) mas porque sou relaxada mesmo. Enfim, gostaria de experimentar ele em uma rotina séria.
    Ahhh, quando vi você citando as coisas que você eliminou, suco verde está entre elas, não entendi se isso quis dizer que você deixou de tomar ou se você toma.. Ele faz mal?

    Beijo, Pri.
    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Fico feliz que tenha gostado do post e que ele tenha sido útil.. Ando em uma fase relaxada também. Sei como é. Quanto ao suco, eu quis dizer que ele faz parte da dieta, ele é muito bom, mas ainda não adicionei ele à minha RA. Não consigo tomar suco verde no frio, kkkk... Beijos!

      Excluir
  7. Não conhecíamos esse chá, gostamos de conhecer os benefícios dele!!Também queremos ter uma vida mais saudável, e tentamos não consumir muita fritura, mas o nosso problema são guloseimas!!

    beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amei as ilustrações. A cor é bem da cor da flor mesmo, tomo camomila toda noite, nunca provei o sabor de hibisco.

    Bjus

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sabor dele comparado a outros chás de emagrecer é tolerável. Chá de camomila é bom pra tomar a noite, ainda mais no frio :)

      Excluir
  9. Eu já ouvi falar desse chá de Hibisco. Também estou em uma fase bem fitness haha, mas comprei foi o tal do chá verde, o puro mesmo, sem ser dessas marcas ai, ele é em pó e tomo ele em jejum todas as manhãs. Gosto? Horrível, mas já me acostumei, não consigo ficar sem agora.

    Continue assim Pri empenhada com sua dieta, e gostei da sua mentalidade de focar na saúde e nem tanto pelo lado estético, é claro que o lado estético é bom, mas se vamos empenhadas apenas por ele, adoecemos demais, "neuramos" demais e estressamos demais, então seguindo pelo lado da saúde acredito que consequentemente o estético também se altera. Te dou maior força!

    Beijos

    Ari
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ari, juro que tentei o chá verde, mas é um dos piores, me deixa enjoada. Sou muito chata em relação à chás pq eu só gosto de um. Mas finalmente encontrei um chá q apesar de ter gosto ruim, não me dá ansia. Kkkkkk ultimamente meu lema tem sido: saúde em primeiro lugar. Boa sorte na sua fase fitness e obrigada pela força <3

      Excluir
  10. Eu já ouvi falar, mas não sabia que tinha tantos benefícios. Eu tenhoproblemas com chá, vários me fazem sentir mal, mas vou dar uma procurada nesse, embora pareça vinagre, e eu detesto vinagre :b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho problemas com chás pois a maioria me deixa enjoada. O matte é o único q tomone sou apaixonada. Mas esse hibisco tem sido bom , só é meio azedinho rsrs

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO